domingo, junho 26, 2011

HISTÓRIA: RIO AMAZONAS

            Situado no norte do Brasil o Estado da Amazonas tem como capital  Manaus. Com destaque o rio amazonas que abrolha no sul do Peru, nas cordilheiras dos Andes. É também conhecido pelo cognome de rio Solimões. Ao transpor todo o norte da América do Sul, atravessando toda a floresta do norte do Brasil juntamente com os seus afluentes. Esses rios estão localizados entre dois hemisférios (hemisfério Norte e Sul) O rio recebe vários nomes até o encontro com o rio Amazonas, conforme esse episódio a dois ciclos de chuvas caracterizado nos dois hemisférios.

             É considerado o maior rio do mundo em volume d’água, quase todos os seus afluentes são navegáveis, servindo como meio de locomoção para diversos habitantes. Seu comprimento é cerca de (6937.08) Km de extensão. Na época das cheias de uma margem a outra a largura do rio aumenta. Sua profundidade em alguns lugares chega atingir 100 metros.  No ano de 2007 uma expedição comandada por Paula Saldanha, juntamente com Técnicos do  (IBGE) do (INPE) e Instituto Nacional de Água do Peru (IGN) foi discernido que o rio Amazonas tem 140 Km a mais que o rio Nilo, situado no continente africano.

                A sua Foz está no sentido ocidental da Ilha de Marajó, fazendo com que a cidade de Macapá seja a única capital banhada pelo rio Amazonas. O volume d’água despejado pelo rio Amazonas no Mar é tão doce que chega a atingir vários quilômetros além da  desembocadura. Esses encontros das águas do rio Amazonas com as águas do oceano, provoca ondas que percorre por várias horas o rio. Tal fenômeno recebe o cognome de Pororoca. Este fato acontece devido a elevação súbita das águas junto a Foz, que é provocada pelas marés das correntes contrárias.

                O rio Amazonas tem vários afluentes que destacam-se pelo seu tamanho e volume d’água, entre eles destacamos o rio Tocantins, rio Madeira e o rio Negro.

                Porém nem tudo é admirado neste recanto do Brasil, o desmatamento é constante nesta região, fazendo com que a terra fique seca e improdutiva devidas as queimadas que os fazendeiros fazem para o preparo das terras, para o plantio da agricultura ou pastos para a criação do gado. Em 2006 aconteceu a maior seca na bacia amazônica. Alguns rios secaram outros estiveram próximos de secarem. Trazendo perdas irreparáveis aos agricultores e aos habitantes das cidades, onde muitas cidades chegaram até a escassez de água para o uso do dia-a-dia.

                Vários habitantes ficaram incomunicáveis, por causa da seca de 2006 na região da Amazônia, devido aos transtornos ocorridos nesta ocasião, pois a única via de comunicação para alguns habitantes são os rios da bacia amazônica.

                A maior reserva florestal do planeta a cada dia perde milhares de quilômetros de árvores, reduzido a cada instante o maior patrimônio e eldorado, não só do povo brasileiro mais também de todos os habitantes da terra.

                É na região da Amazônia que ainda vivem povos considerados primitivos, são tribos indígenas espalhadas em quase todo território, habitando na floresta amazônica, cultivando seus costumes, linguagens e caracteres. Alguns pesquisadores acreditam que existam ainda povos primitivos desconhecidos.

                O clima e o solo da região é considerado desfavoráveis a conservação de risíduos. Com isso há poucos vestígios sobre os povos pré-colombiano. Mesmo assim alguns artefatos já foram descobertos pelos arqueológos, descobertas que segundo os mesmos chegam a 10.000 anos a.C. Foram encontradas  cerâmica, pinturas rupestres e outros tipos de apetrechos, que para alguns pesquisadores evidencia que muitos desses habitantes atingiram  um estágio avançado tanto em organização como viver em comunidade, mais sempre entretidos com a natureza.

                Abrigando quase 33% das florestas do nosso planeta e cerca de 30% das espécies da flora e fauna. A cada minuto são desmatada cerca de 20 hectares de florestas na região norte do Brasil. Portanto esse processo faz com que diversas espécies que ainda nem sequer foram identificadas pelo ser humano sejam estudas e inventariadas.

                Ainda resta esperança, em 1988 vários organismos internacionais preocupados com a mutação do clima do nosso planeta, principalmente com a biosfera devido as consequências que podem originar para nos habitantes deste planeta, essas organizações desencandeou uma série de discursões ao acatamento da preservação da Amazônia.

Fontes consultadas:                                                       

pt.wikipedia.org/wiki/Bacia_do_rio_Amazonas

www.ebciencia.com/17_intro.htm

 

 


 

sexta-feira, junho 24, 2011

HISTÓRIA: AS MÃOS E O CORAÇÃO

                         Mãos

mãos que sustentam e mãos que abalam.
Mãos que limitam e mãos que ampliam.
Mãos que denunciam e mãos que escondem os denunciados.
Mãos que se abrem e mãos que se fecham
mãos que afagam e mãos que agridem.                                             
Mãos que ferem e mãos que cuidam das feridas.
Mãos que  destroem e mãos que edificam.
Mãos que  batem e mãos que recebem as pancadas por outros
mãos que apontam e guiam e mãos que desciam.
Mãos que são temidas e mãos que são desejadas e queridas.
Mãos que dão arrogância e mãos que se escondem aos dar.
Mãos que escandalizam e mãos que apagam os escândalos.
Mãos puras e mãos que carregam censuras.
mãos que escrevem para promover e mãos que escrevem para ferir.
Mãos que pesam e mãos que aliviam.
Mãos que operam e que curam e mãos que “amarguram".
mãos que se apertam por amizade e mãos que se empurram por ódio.
Mãos furtivas que traficam destruição e mãos amigas
que desviam da ruína.
Mãos finas que provam dor e mãos rudes que espalham amor.
mãos que se levantam pela verdade e mãos que encarnam a falsidade.
Mãos que oram e imploram e mãos que “devoram”.
Mãos de Caim que matam.
Mãos de Jacó que enganam.
Mãos de Judas que entregam.
Mas há também as mãos de Simão, que carregam a cruz,
e as mãos de Verônica, que enxugam o rosto de Jesus.
Onde  está a diferença?
Não está nas mãos, mas no coração.
É na mente transformada que dirige a mão santificada, delicada.
É a mente agradecida que transforma as mãos em instrumentos de graça.
Mãos que se levantam para abençoar,
Mãos que baixam para levantar o caído,
Mãos que se estendem para amparar o cansado.
São como as mãos de Deus que criam que guiam.
Que salvam; que nunca faltam.
Existem mãos... E mãos...
As tuas, quais são?
De quem são?
Para que são?
Esta mensagem foi extraída do site anexo.
http://www.netmarkt.com.br/mensagens2002/1361.html

HISTÓRIA: SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS

              No final da Segunda Guerra Mundial, os americanos estavam preocupados com as investidas Japonesas e conquistas de territórios. Também devido ao ataque intenso sofrido pelas bombas que foram lançadas na base de Pearl Harbor pela Força Aérea Japonesa. Todos estes acontecimentos levaram os norte-americanos à sensação de humilhação e ao mesmo tempo desejo de vingança.
              Os Estados Unidos juntamente com a Inglaterra e Canadá conseguiram desenvolver uma bomba com o poder de destruição nunca visto até então. Esse projeto recebeu o codinome de Projeto Manhattan. O primeiro teste nuclear aconteceu em Alamos no Novo México em 16 de julho de 1945. Após os primeiros testes os locais escolhidos para o lançamento das duas bombas foram às cidades de Hiroshima e Nagasaki, localizadas no Japão. Estas cidades eram as mais opulentes principalmente na área industrial, devido também ao equilíbrio que essas cidades poderiam representar depois que a guerra finalizasse. Por isso elas foram escolhidas pelos americanos para o lançamento da primeira bomba atômica.
               A cidade de Hiroshima era bem desenvolvida e também ali ficava localizada uma base militar japonesa, até aquele momento a cidade não tinha sido alvo dos bombardeamentos Estado-Unidenses.  Sua população era de 255.000 mil habitantes. A cidade de Hiroshina situa-se na costa do Mar Interior. Foi fundada em 1589 por Mori Terumoto, e ficava na província de Aki, no Japão. No dia 6 de agosto de 1945 foi à primeira urbe do mundo destruída por um projétil atômico, ou seja, uma bomba atômica, a cidade foi totalmente destruída, cerca de 250.000 mil habitantes morreram conforme relatos escritos pelos Estados Unidos o mesmo que ordenou o lançamento do artefato nuclear.    
              Nagasaki era uma cidade que possuía o mais importante porto, era  localizado no Sul do Japão, foi escolhida para ser bombardeada por causa da sua abrangente atividade em equipamentos bélicos militar.
              Naquela manhã no dia 9 de agosto de 1945, o avião conhecido pela sigla B-29 Superfortress cujo sobrenome era Bockscar, foi o Major Charles W. Sweeney que transportou naquele dia a bomba nuclear que recebeu o código de Fat Man. Os primeiros vôos rasantes foram sobre a cidade de Kokura. Devido à obscuridade do tempo o piloto dirigiu-se a próxima cidade, Nagasaki, onde ali residia a maior comunidade cristã do Japão.
                 Eram aproximadamente quase 11:00h quando o Capitão Kermit Beahan teve a visão de um alvo que o mesmo considerou excepcional naquele momento para o lançamento da bomba atômica. Ao apertar o controle de lançamento daquele artefato devastador, estava escrita uma nova página na história da humanidade. A Fat Men ou bomba atômica foi lançada sobre Nagasaki, estima-se que quase 80.000,00 mil habitantes foram mortos, exceto aqueles que morreram nos meses subseqüentes por intoxicação radiativa.
               Na concepção de alguns historiadores, destacando-se principalmente os norte-americanos, as bombas lançadas sobre as duas cidades japonesas foram decisivas para pôr fim à Segunda Guerra Mundial.

Fontes consultadas:
Ataque a Pearl Harbor - Wikipédia, a enciclopédia livre
pt.wikipedia.org/wiki/Ataque_a_Pearl_Harbor
Pearl Harbor (filme)-Wikipédia, a enciclopédia livre
pt.wikipedia.org/wiki/Pearl-Harbor (filme) 2001
            




sexta-feira, junho 17, 2011

CONFLITOS HUMANOS

       
                   Os primeiros seres humanos viviam da caça, da pesca e coleta de frutas e eram nômades. Porém esses grupos humanos com suas novas descobertas passaram a habitar e estabelecerem moradas em ambientes que oferecessem oportunidade de sobrevivência. No entanto quando a terra mostrava esfalfada, eles partiam em busca de novas terras férteis.
                    Com a fixação desses humanos em determinadas regiões apareceram às primeiras formações de aldeias, A partir daí essas populações edificaram enormes paredões ao redor das aldeias, foram desenvolvidas as primeiras armas de defesa e a necessidade de nomear um administrante acompanhado pelos conselheiros.                 
                    Porém sempre houve conflitos entre essas nações. Provocando guerras que vitimaram milhares de seres humanos separou famílias, trouxe doenças e divisões de países. Pois esses confrontos rendeu lucratividade para as nações que comercializavam armas. Foram testados novos tipos de armas. Jovens sonhadores foram enviados para os campos de batalhas onde deixou para trás seus familiares e muitos jamais retornaram.
                  Artilharias pesadas, aprisionamentos e campos de concentração, tudo isso não induze a resoluções de nenhum problema. No entanto sempre o ser humano acata as soluções mais drásticas para decidirem seus problemas.  Portanto, um dos mais comentados episódios militares da antigüidade foi a Guerra de Tróia, aconteceu ou foi exclusivamente uma fábula? Outro grande conflito que marcou e foi responsável por tantas vidas ceifadas foi a Segunda Guerra Mundial. O mundo naquele contexto era fomentado pelas disputas econômicas em uma época onde o capitalismo estava surgindo. As  regiões em disputa eram de vital importância para as potências econômicas européias, pois proporcionavam grandes disponibilidades de matérias-primas e ao mesmo tempo um mercado em potencialidade.
                Após a Primeira Grande Guerra houve um período de placidez. Entretanto a Segunda Guerra Mundial estava evidente devido os tratados feitos pelos vencedores. Assim em 1940 aconteceram os primeiros motins onde foram formados dois blocos conhecidos por: Aliados, que eram Liderados pelos EUA, Inglaterra, França e União Soviética; e o outro composto pela Itália, Alemanha e Japão, esses conflitos aconteceram na Europa, África e países do Oceano Pacífico.       
    

quinta-feira, junho 16, 2011

HISTÓRIA: O HOLOCAUSTO


O HOLOCAUSTO
                     No ano de 1933, o General Adolf Hitler alcançou a preeminência do poder político da Alemanha, tendo como sistema de idéias, que os arianos eram os indivíduos de cor pura, enquanto os Judeus não pertenciam a qualquer casta e avaliava estes como subumanos, pois segundo Adolf Hitler estes povos não faziam parte dos seres humanos.
                     E foi nessa conjuntura que Hitler criou o regime Nazista “Racista” onde foram exterminados milhares de vidas humanas.  Pois na medida em que iam conquistando as urbes os habitantes eram exterminados, por fuzilamentos, aniquilações, gás venenoso e outras formas de aniquilamentos.
                   Conforme estatísticas foram exterminados 6.000.000 milhões de Judeus incluindo 1.500.000 crianças.
                      Em documento da ONU que enfatiza a acuidade de mobilizar todos os cidadãos para por em prática comedimentos no intento de guardar na memória as lembranças de um momento tão triste na história da humanidade, enfatizando nessa acepção a Declaração dos Direitos Humanos Universal instituído em1948. Ressalta a ação do governo na diligência da concepção da tolerância e ao mesmo tempo de uma igualdade universal.
                    Deste modo a resolução está em reciprocidade com nossa constituição de 1988. Que institui eqüidade para todos e  efetivação dos valores, uma sociedade sem convencionalismo, e que a lei seja cumprida por todos no âmbito de modificar  a sociedade com a finalidade de que todos possam viver com reciprocidade.
                   Se vocês gostaram dos textos e desejam postarem qualquer comentário fiquem à vontade. Do mesmo modo vocês podem solicitar textos para serem postados.

quinta-feira, junho 09, 2011

COTIDIANOS DAS CIDADES GREGAS ANTIGAS

COTIDIANOS DAS CIDADES GREGAS ANTIGAS

           As três cidades helênicas: Atenas, Corinto e Alexandria representavam a ascensão política e o domínio parcimonioso, elas usufruíam de uma reputação dentre todas as cidades do mundo urbano.

           Em Atenas o Ágora e a Acrópole destacam-se como pontos de reunião política e religiosa. A importância de Atenas na antiguidade, destaca-se pela solidez de suas instituições, pelo seu poderio bélico e colonial e também o seu prestígio intelectual e artístico.

           Conhecido por todos, Cerâmico era o bairro mais procurado, localidade onde todos buscavam por vivacidade, amplas casas de meretrício, também era o bairro procurado por viajantes, artesãos e mercadores de todas as cancha. 

         Tendo como administrante o grande legislador Sólon, considerado o criador da democracia Ateniense, instituiu taxas aos lugares de prostituições. O comércio vantajoso dos estabelecimentos de prostituicões, dos escravos e das mulheres que viviam do comércio de seus corpos. Estabeleceu uma Lei que os lucros obtidos por esses postíbulos seriam destinada a edificação de um santuário para Afrodite Pandemos, considerada a padroeira do amor.

            Considerado como o maior legislador, Solon lavrou leis, realizou uma reforma monetária. Tornando com isso Atenas a mais desenvolvida e ao mesmo tempo auferiu assim um poderio exclusivo.
           Corinto é a cidade onde viajantes do oriente e do ocidente tinham caminho indispensável. Nesta urbe floresceu um grande núcleo do mundo grego clássico, pela sua posição geográfica entre os dois delfos, de ambos os lados do isto de Corinto.

           Havia um amplo Porto, suas atividades portuárias se destacam devido sua localização. A existência de um forte comércio e de indústrias colaborou para fazer de Corinto uma cidade acendida. Haviam muitos moradores ricos. Luxo e depravação são conhecidos por todos por sua volúpia e falta de vergonha. Apesar de seu intenso comércio. Corinto é considerada a cidade sagrada do meretrício. O culto sagrado a prostituição estava ligado a vida de Corinto. É conhecida pela fama de cidade dos prazeres fáceis, e também de traficantes de escravos que induzem para o Porto suas belas escravas, e alí os opulentos negociantes comprariam para oferecerem e serem devotadas a divindade do amor, Afrodite.

           Corinto foi uma das cidades mais profanas do mundo grego. O prazer e a luxúria que ostentava era natural na cidade da prostituição consagrada. Devastada pelos romanos em 146 a.C. e depois reconstruída por César, Corinto jamais perdeu sua reputação.

           Outra cidade construída segundo um plano geométrico imitando a forma do manto grego, a cidade de Alexandria. Destaca-se por suas dimensões e belezas, várias construções suntuosas, grandes templos e belas mansões particulares. Alexandria teve um grande desenvolvimento que muitos consideravam-na como a urbe mais formidável daquela época, pela sua beleza , dimensão e seus recursos e prazeres sensuais.
           Esta cidade chega a surpreender os gregos acostumados com os traçadas de suas ruelas. Apresenta modernismo e grandeza arquitetônica nas edificações públicas e particulares.

            A cidade é dividida em cinco bairros, também separados em classes sociais e origens étnicas. É no bairro Rhocotes que se concentra os imigrantes oriundos da Ásia Menor e do mediterrâneo oriental. Ao mesmo tempo a população é mais radical e muitas vezez as autoridades perdem o controle das insurreciões dos seus habitantes, evidenciando motins, com diferentes resultados, opondo o povo alexandrino aos reis.
           Em Alexandria, egípcios, gregos, sírios e judeus habitavam lado a lado em comunidade que algumas vezes se opunham em choques violentos.

          Três cidades, cada uma destaca-se por suas personalidades e originalidades. Boa parte da população está dentro do parâmetro institucional do Estado. São os cidadãos e suas respectivas famílias.
Mas também há aqueles que não estão dentro dos quadros sociais, e na antiguidade isto geralmente significava escravidão ou viver de expedientes e prostituição.

                                                  REFERÊNCIA

SALLES, C. Nos submundos da Antiguidade. São Paulo: Brasiliense, 1982.

segunda-feira, junho 06, 2011

PLANO DE ELABORAÇÃO PARA O USO DA TIC

     COMO MONTAR UM  PLANO DE ELABORAÇÃO PARA O USO DA TIC


       As técnicas cieníificas são hábeis de revolucionar o exercício do mundo são fundamentalmente as tecnologias da ciência e comunicação sintetizadas por (TICs) como são mencionadas e trabalhadas em âmbito escolares.  E atingimos a terminação do século XX com as sofisticadas técnicas de digitalização das informações, e a sua difusão célere por cabos e satélites de transmissão de imagens e escrita. Em breve, anunciaram e asseguraram a TV digital com opulentas probabilidades interativas que se faz realidade em algumas cidades brasileiras.

Os progressos das tecnologias de dados e transmissão (TICs), a para da globalização e acrescentamento da concorrência. Existem Estados, com garantia, de cooperar para qualquer modificação expressiva em adjacência das aptidões estabelecidas pelo poder público para integrar a população a essa nova realidade.

                                                            
    REVOLUÇÃO FRANCESA

Educador: Plínio Farias

INICIAÇÃO:

“A liberdade conduziindo o povo”, Esse era o slogan da agitação que marcou a França no século XVIII. E é do mesmo modo de forma livre que vocês irão compartilhar da aventura de desenvolver uma investigação a respeito da Revolução francesa.
Sendo assim, prestem bastante atenção nas direções a adotar, e boa pesquisa!

TAREFA:

Averiguar os motivos e as conseqüências da Revolução Francesa;
Distinguir as características da sociedade francesa no século XVIII;
Analisar as etapas da Revolução Francesa;
Debater o teor da declaração dos direitos humanos;

 
PROCESSO:
1ª Etapa:

Caracterizar a sociedade francesa antes da revolução;
Enfatizar o desempenho dos Gerondinos e Jacobinos depois da revolução.

Para objetivar essa pesquisa entre no seguinte site:

Orientações: Desempenhe atividades no documento Word e salve numa pasta aberta da classe.

2ª Etapa:
Caracterizar a etapa conhecida como fase do pânico, ponderando sobre o emprego da guilhotina como um utensílio de ajuizamento.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será desempenhada levando-se em consideração a responsabilidade dos membros dos grupos com o implemento dos trabalhos sugerirdos.

CONCLUSÃO:
Realização de discussões em sala de aula a partir dos relatórios determinados no Word, com baseamento nas ações propostas a respeito do tema.

CRÉDITOS:

Professor: Plínio Farias

Avaliação
A avaliação será realizada no decorrer de todo o processo, tendo em vista o interesse e a participação dos alunos nas tarefas propostas.
Além disso será feito um relatório por escrito dos tentames vivenciados pelos estudantes do educandário.

Referências Bibliográficas:
Para realizar essa pesquisa entre no seguinte site:


quinta-feira, junho 02, 2011

O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO

O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO

                             Existe uma grande disparidade entre as propostas,os objetivos, as práticas e as metodologias adotadas e alcançados no atual sistema educacional brasileiro, e sua realidade dentro da sala de aula.Para que essas metas sejam alcançadas é preciso dar garantia de continuidade e bem estar ao aluno, facilitando sua permanência na escola. Também oferecendo cursos para o mediador, desta forma ele conduzirá seu aprendizado na qualificação do alunado. Considerada necessária ao desenvolvimento da sociedade, a Educação se impunha ao Estado como ideal político a ser alcançado, mas sem que lhe correspondesse, na contrapartida, de parte dos cidadãos, qualquer instrumento de exigibilidade. O dever do Estado de oferecer oportunidades de ensino não passava de uma norma de conteúdo meramente programático: uma boa intenção a ser cumprida na medida do possível.(Ferraro, 2008,p278)

                          Porém, cabe a colaboração da família, da comunidade e do Estado, este tendo o dever e a obrigação de elaborar e implementar as normas e diretrizes que a atual lei 9.394/96 estabelece por uma educação igualitária.

                                    Segundo FERRARO (2008.p.287)
Os pais ou o responsável são os principais agentes da efetividade do direito à Educação. Cabe-lhes não só a efetivação da matrícula, mas também o controle da efetividade. Eles têm plena legitimidade ativa, tanto na esfera administrativa como em juízo. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê medidas severas em caso de omissão ou negligência: O Art. 129. São medidas aplicáveis aos pais ou responsável: [...] V. obrigação de matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua freqüência e aproveitamento escolar. (Brasil, Lei n. 8.069, 1990)

                       Partindo deste pressuposto o Estado tem criado e implantado com colaboração das instituições de ensino, programas de aperfeiçoamento e qualificação do profissional da educação. Vários são os programas que procuram dar uma nova dimensão no ensino/aprendizagem, com o objetivo de melhorar tantas lacunas existentes. O Ministério da Educação e Cultura e os órgãos federais vêm através de programas, com colaboração do Estado e Municípios implantando alguns fluxogramas de incentivo para trazer o aluno para dentro da sala de aula. Efetivando cursos de formação contínua para o aperfeiçoamento do profissional da educação.  

                     Destacamos: O Gestar, Projovem, Pro-letramento.
                        No nosso município temos o programa Gestar, tendo como participante a Escola Estadual General Osório. O Gestar é um programa de formação continuada para professores de Língua Portuguesa e matemática na modalidade semipresencial. Através de encontros presenciais são desempenhadas as atividades; análise crítica da prática em sala de aula e atividades com os educando. Conseqüentemente um dos principais objetivos é a formação do profissional, na constituição do seu desenvolvimento e acréscimo do seu cognitivo, contribuindo para o aprimoramento na edificação do ensino/aprendizagem nas áreas trabalhadas. Desse modo, tanto o mentor quanto o educando estão vinculado novos procedimentos na melhoria do seu cognitivo.

                       A formação e organização está dividida em aulas presenciais; Estudos coletivos, elaborações de diagramas e estudos subjetivos e conta com auxílio de materiais didáticos para trabalharem com os alunos. Incide em expor que o professor no término deverá desenvolver um plano interdisciplinar. Sua avaliação na realidade só será feita na aplicação dentro da sala de aula, pois só com o exercício das experiências é que possibilitará a interação dessa formação de conhecimento. Na realidade esses programas estão além do destinado, pois a dívida é bastante grande em relação às políticas voltadas para a área da educação, com realidades desvirtuadas e parâmetros curriculares diferenciados
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                                    PARA FERRARO (2008 p.287,288)
O povo é que tem contas de educação escolar a cobrar do Estado? Poderão as pessoas humildes acreditar que o Estado está em dívida com elas e que elas têm o direito e dispõem dos meios para cobrar escola(rização)?
Está posto aí, certamente, um grande desafio para educadores e educadoras populares no sentido freireano, voltados/as para uma pedagogia conscientizadora e libertadora (Freire, 1979). No caso, também para uma pedagogia da indignação (Freire, 2000). Por sua vez, o povo assim educado poderá tornar-se capaz de educar o Estado, no sentido que Marx (1977) deu à expressão em suas anotações críticas ao Programa de Gotha: "... es, por el contrario, el Estado el que necessita recibir del pueblo una educación muy severa" (p.31).
                          Compete ao Estado proporcionar ensino de qualidade, zelar pela formação dos profissionais e por em práticas os princípios que oferecem sustentação por uma educação de capacitação e qualidade. Para o ingresso do cidadão na sua maioridade. A lei propõe também explicitamente a descentralização da escola, e propõe uma efetiva articulação com a comunidade, agregando as decisões e transferindo também os desafios para os pais. No âmbito de formar cidadãos conscientes de suas obrigações com o universo que o cerca.

                                                            REFERÊNCIAS
Ferraro, Alceu Revanello – Direito à Educação no Brasil e Divida Educacional: e se o povo cobrasse – Extraído do Portifolio da Universidade Norte do Paraná - História, Módulo V: ed. Unopar Londrina: 2009.
KFOURI, Fayez  Samira – Políticas Educacionais e Sistemas, História, Módulo V: ed. Unopar-Londrina: 2009
http://www.scielo.br/pdf/ep/v34n2/05.pdf - Direito à Educação no Brasil e Divida Educacional: e se o povo cobrasse - Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.2, p. 273-289, maio/ago. 2008.