domingo, novembro 27, 2011

HISTÓRIA: O SILÊNCIO

O silêncio é a lacuna que transpassa pelo tempo, onde percebemos o sossego, o segredo da calmaria.
Saber escutar, calar-se quando for necessário são condições  necessárias para permanecer sereno, e com isso usar a sabedoria para ouvir e depois questionar. Atualmente no nosso dia-a-dia quase não sabemos mais o que é silêncio devido o progresso e tantos alaridos que acontece a cada instantes.
O silêncio pode ser de caráter prático ou negativo, numa instituição cristã a várias Ordens Religiosas Católicas, os Mongens fazem o rito de voto de silêncio. Entretanto o silêncio as vezes causa esperança ou desespero.
 Sente-se o silêncio quando está só, os surdos vivem uma cultura silênciosa. Ao mesmo tempo usam determinadas práticas de compartilharem-se entre eles, através de sinais conhecidos por gestos ou acenos com as mãos e muitas vezes usando o corpo onde a cada sinal introduz uma palavra, esse sistema é conhecido por Libras.
Porém há ocasiões em que a serenidade de uma pessoa, auxilia mais do que qualquer expressão emitida. Todavia quando há algo que nos interessa o momento é de escutar e silenciar.
 Apesar disso a ocasiões que descobrimos que só em estar presente em tal circunstância e não sabermos o que proferir. Emudecemos, não sabemos o que pronunciar e as palavras adequadas não são apresentadas. Descobrimos que apenas estar coevo e prosseguir em silêncio as vezes ajuda mais do que muitas palavras enunciadas.
Há difícil arte de permanecer em silêncio, nos desvirtua algumas vezes a pensar melhor a respeito de nossas atitudes. O silêncio nos acompanha a cada momento: Na timidez, na fraqueza, na palavra que não desejávamos ouvi-las, na ação aprazível de granjear alguma coisa tão ambicionada.
O silêncio é também algumas vezes intimidador. Gerando uma desventura. Potanto o silêncio de maneira satisfatória é assaz e alcança o cogente para o nosso bem-estar, principalmente no que se alude a mente induzindo o cidadão a refletir e vislumbrar os atos que exercerá, tendo com isso um autoconhecimento de suas atuações perante a sociedade em que está inserida. 
Autor: Professor Plínio

quinta-feira, novembro 24, 2011

HISTÓRIA: GANDHI A INDEPENDÊNCIA DA ÍNDIA

No ano de 1869 precisamente em 02 de outubro, na cidade de Porbandar, na região de Gujarat, na Índia Britânica, nasceu um dos maiores líderes que a humanidade já ponderou, seu hipocorístico disseminou pelo mundo a fora, devido as suas opiniões perante a independência do país em que nasceu. Mohandas Karamchand Gandhi era seu nome verdadeiro, mas conhecido por Gandhi.
Seu pai seguiu a carreira política, enquanto sua mãe professava a seita Vixnuísmo ou Vaisnavismo, uma das seitas ligado ao hinduísmo. Cujo precursor foi Vixnu. Seguindo a tradição cultural seus pais realizaram o casamento de Gandhi quando ele tinha 13 anos de idade e sua futura esposa tinha o cognome de  Kasturba Gandhi e tinha 14 anos.
Gandhi decidiu e morar na Inglaterra para estudar Direito, residiu em Londres capital da Inglaterra, onde formou-se em Bacharelado em Direito. Tornou-se vegetariano, constituindo uma associação volvida para esse estilo de vida.
 Ao retornar à Índia, em 1891, sua mãe já havia fenecido. Gandhi não obteve êxito como almejava no ofício de bacharel em Direito. No entanto conseguiu uma colocação em uma empresa na África do Sul, que era possessão da Inglaterra, por um período de um ano, representando uma companhia hindu em KwaZulu-Natal, numa ação processual.
Foi na África do Sul que Gandhi conheceu de perto o discernimento rácico, despertando naquele jovem a consciência social. Atuando como defensor fez-se notoriedade na execução frente ao ditame processual, que foi solucionar na África do Sul.
Quando preparava-se para o seu retorno a Índia, Gandhi teve informações da criação de uma lei que excluía os hindus da África do Sul de participar das eleições da colônia. Os amigos pediram para que ele ficassem e conduzissem as manifestações a favor dos compatriotas da África do Sul. Em 1894, na cidade de KwaZula-Natal realizou o primeiro congresso hindu sendo uma advertência para os líderes que exercia o poder.
Viveu vinte anos na África do Sul liderando a luta pelos direitos da minoria hindu, converteu-se ao celibato durante trinta anos de sua vida. Separou-se de sua esposa em 1908, deixando para ela criar os quatros filhos. O governo Transvaal quis realizar um censo para saber qual a população exata relacionada aos hindus da África do Sul. Após recusarem o ditame, Gandhi e outros foram presos. Gandhi chamou essa técnica de Santyagraha que significa “Força da VerdadeGandhi desenvolveu o uso do ahimsa que significa “ sem dor” que tem como tradução “não violência” o seu lema era: Embora nós possamos atacar um sistema injusto, nós temos que amar as pessoas envolvidas. Assim ahimsa conduz as pessoas a procurarem a verdade.
O retorno a Índia foi no ano de 1915, registrava ali outro grande momento que marcaria pelo resto de seus dias a liberdade de sua nação, que era Colônia Britânica. Outra vez Gandhi está a frente de um novo desafio de tornar a sua nação, em um país manumitido, lavrando suas prórias leis. Gandhi rejeita a força bruta para a Índia obter sua independência. Em 1917 combateu a exploração dos trabalhadores que trabalhavam nas fábricas de tecelagens, chegou a ser atido, mas logo perceberam que era o único que tinha o poder de controlar  as multidões. 

A primeira peleja de Gandhi contra o governo Britânico na Índia foi contra as arbitrariedades do “Rowlatt Act” em 1919. Os soldados indianos tinham pelejados durante a guerra a favor da Inglaterra, sendo que os ingleses em seguida reduziram os alvedrios civis dos indianos.

Nesse contexto Gandhi teve que conciliar a sociedade hindu e muçulmana por uma luta pacífica. Gandhi recomendou uma greve geral, alguns trabalhadores da área têxteis de Ahmedabad eram oprimidos. Foi então que ele aderiu a um jejum, que resultaria em alguns lugares revoltas contra o oponente. Alguns dias depois a comissão pro-independência implantou dois periódicos intitulado "A Índia Jovem” e o Navajivan em Gujarat.

Em 1920 abrolhou uma campanha versus o governo inglês, principiou um boicoite aos produtos originados da Inglaterra. Gandhi explanou seu programa aos indostânicos, que ele próprio titulou de os cinco ponto:

Igualdade; Nenhum uso de alcóol ou droga; Unidade hindu-muçulmana; Amizade; Igualdade para as mulheres.

O governo inglês aumentou os impostos em 22%, os indianos recusaram a pagar, e foram sobrepujados. Contudo os indianos permaneciam não violentos, alguns meses depois os ingleses anularam os impostos, libertaram os presos, e restituíram as terras confiscadas. Nesse mesmo ano o congresso indiano queria sua autonomia e considerou guerra aos ingleses. Gandhi não apoiou tal atitude, porém professou que, se a Índia não adquirisse sua emancipação política até o término do ano de 1929 seria adotadas novas estratégias. Uma das mais eficientes ações foi a Marcha do Sal, em 12 de março de 1930. Onde milhares de pessoas foram levadas até ao mar a fim de coletarem seu próprio Sal, pois os hindus pagavam uma taxa ao governo inglês para ter esse produto.

Com início da II Guerra Mundial Gandhi declarou que só apoiaria a Inglaterra se a Índia obtivesse sua independência. Após a II Guerra Mundial o governo Britânico começa a negociar a transferência de poder para os indianos, O objetivo também era a criação de um conselho para a formação de uma Assembléia Constituinte, preservando os interesses comerciais que os ingleses temiam em submergir com o novo país. Porém no dia 15 de agosto de 1947 foi declarada a independência da Índia.

Em 30 de janeiro de 1948 Gandhi foi assassinado, em Nova Déli, seu corpo foi cremado e suas cinzas jogadas no Rio Ganges. Nathuram Godse um hindu bastante radical. Godse assassinou Gandhi com vários tiros, foi julgado e condenado e enforcado.


O seu modo de viver e atuar é contemplados por muitos até nos dias atuais. É díficil de delinear o controle que Gandhi tinha perante os seus seguidores, empregando simples palavras de paz e harmonia. E a não agressão ao inimigo. Um homem simples, mais conseguiu através de atos pueris influenciar seus compatrícios no prélio ao livre-arbítrio e a independência de sua nação, empregando puramente expressões de fraternidade e afabilidade.

Fontes de referências: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mahatma_Gandhi

Fotos extraídas do http://images.google/search?q=%c3%8DNDIA



 
Bombaim - Índia

terça-feira, novembro 15, 2011

HISTÓRIA: TWIST O RITMO DOS ANOS DE 1960

           O ritmo conhecido por twist, tem sua origem nos Estados Unidos, é uma dança que abrange múltiplos ritmos como rock and roll, jazz e outros compassos. Balizou uma geração de jovens a cata de alvedrio, devaneios, utopias, ainda que, muitos dos desejos não foram conseguidos, contudo, valia viver aquele momento.

Na década de 1960, o ritmo estendeu-se dos EUA para diversos países, influenciando os jovens dessa época, por mais direitos e liberdade, tendo como principal divulgador desse estilo musical Chubby Checker.
Ernest Evans ou Chubby Checker adotou este nome no campo artístico. Nasceu na cidade de Spring Gulley no Estado da Carolina do Norte, posteriormente foi residir em South Philadelphia, na Pensilvânia. Apenas com oito anos de idade constituiu um grupo harmônico, proporcionavam festas nas ruas e nas escolas, as vezes imitavam cantores da época.
Foi a partir desse ritmo irresistível que a dança individual inseriu mais um ritmo, conhecido por discoteca.
A trajetória desse ritmo e música começou em 1959, quando Hank Ballard, fez uma composição titulada por “The Twist”  sendo extraídos alguns compassos de outra dança pouco conhecida e impopular da Flórida. Hank Ballard lançou um compacto com a melodia “The Twist”, porém não obteve sucesso nesse empreendimento. Fez alguns shows mas não atraiu atenção do público perante a música e da dança.
Porém 1960 um emissário musical conhecido por Dick Clark, ficou extremamente deslumbrado por esse estilo, e procurou um cantor interessado em regravar a música. Foi apresentado a Dick Clark um jovem que estava principiando no mundo da música. Seu nome era Chubby Checker, que apesar de não expor tanto interesse no novo estilo, mesmo assim ele gravou.  No entanto ele se enganou, fez um espetacular sucesso, ganhando espaços nas redes de televisões, sendo aceita pelo público. Chubby Checker introduziu alguns compassos e também na maneira de cantar. Conseguiu um bombástico sucesso, chegando a ocupar a primeira colocação da Billboard Hot 100.
Esse estilo chegou a ser denominado inconveniente pela Igreja Católica naquela época. Além disso foi a partir dessa dança, que as pessoas começaram a dançar a sós. Principalmente as jovens não precisavam mais aguardar que qualquer rapaz  acenassem para dançar.
Esse novo jeito de dançar, que ganhou o epíteto de Twist, revolucionou, e influenciou o mundo artístico, tanto no figurino de se vestir, como também influenciou na parte da educação física, devido os compassos, pois o bailado estabelecia um bom condicionamento físico. Outros usavam o Twist como meio de emagrecer, salvo-conduto que a dança trabalha com boa parte do corpo principalmente as pernas e os quadris.
Tudo começou com uma simples canção e um estilo desconhecido de bailar. Porém não foi bem acatada no início, deixando decepcionado o seu percussor.
Porém tudo o que você tentar desempenhar, deposite confiança mesmo quando a brisa não ateie ao seu encontro, os ventos não sopram apenas em uma direção, nenhuma peleja é vencida as vezes com receio, medo, de não acertar. Faça como Dick Clark, mesmo sabendo do fracasso obtido pelo primeiro lançamento, teve coragem de apostar e acreditar que era possível escrever uma nova página na história do mundo artístico.
O novo ritmo que foi aperfeiçoado por Chubby Checker, cujo nome verdadeiro é Ernest Evans, revolucionou o cenário musical, fazendo com que esse estilo de dança e música seja indispensável na história das danças populares da humanidade. 
Fontes de referências:
http://therapypsycho.wordpress.com/2011/04/10/the-twist-o-exito-dos-anos-60/
Este vídeo foi extraído do youtube
 

Foto extraída do google imagens

sábado, novembro 12, 2011

HISTÓRIA: VOCÊ DEVE SABER

Sara é a única mulher cuja idade é mencionada na Bíblia;
O continente africano é o segundo em extensão territorial do planeta;
Joquebede, mãe de Moisés foi paga para criar seu próprio filho;
O Parque florestal Jaú é o maior do Brasil e o terceiro do mundo;
Moisés foi sepultado por Deus em um vale;
A serpente Sucuri da Amazônia tem o comprimento de dez metros;
O Dia D, é acatado como o dia em que o exército de Hitler começou a ser sobrepujado;
O ser humano tem a média de vida de 2.475.576.000 segundos;
Durante toda sua vida o ser humano derramará 61,5 litros de lágrimas;
Na Idade Média um cozinheiro recebia um tratamento quase real;
Na França o cozinheiro auferia o título de ¨offciel de bouche¨(oficial da boca);
Os chapéus alvos variavam, definia o cargo de cada cozinheiro;
As mulheres medievais utilizavam:
Para escurecer as pestana: Negro da fuligem;
Para branquejar os dentes: A sálvia;
Para suavizar a pele: Clara de ovo e vinagre;
Para realçar os lábios: Açafrão;
Os surdos eram considerados sem alma pela igreja católica;
O indumento da noiva na Idade Média era azul, denotava inocência;
A primeira faculdade de medicina foi construída em Salvador-Bahia;
Os gatos possuem 245 ossos. Enquanto os homens possuem 206 ossos;
Napoleão Bonaparte, Dwight Eisenhower e Hitler, odiavam gatos;
Fontes referências: www.triada.com.br 

segunda-feira, novembro 07, 2011

HISTÓRIA: A GANÂNCIA E A COBIÇA

 
 “Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui.” (Lucas 12:15).
Ganância é uma ambição sentimental que leva o ser humano a desejar de qualquer forma a ter determinadas possessões materiais de outras pessoas, simplismente para satisfazer o seu bel-prazer, exclusivamente para si próprio. Transformando o ser humano em individualista e colocando como ambiente fundamental os bens não espiritual. Outra questão que entusiasma as pessoas que absorve a cupidez é a prática de corromper terceiros, manipular, iludir, chegando à extremidade de extinguir amizades e isolar-se tanto exterior como interior.
A sociedade moderna está influenciada e sobrevive pelo dinheiro, o capitalismo fez com que atraíssem um estilo de vida e a cobiça pelo poder, incluindo com isso a prosperidade material. Porém aqueles que seguem tais idéias muitas vezes colhem conseqüências não afáveis, deixando de lado o relacionamento com as pessoas próximas, com a própria família, a ética e a moral.
Ter pretensão de melhorar de vida é natural, ilícito é congregar a ambição a cobiça e a ganância para conseguir os seus intuitos. É mais agradável quando conseguimos alguma coisa com a transpiração que sobrevém do nosso semblante, e de cabeça erguida, só assim podemos anunciar nossas vitórias.
Há ganância só causa cizânia, tristezas, hostilidades e frustrações. E quando procede acompanhada pela inveja o indivíduo é induzido a sentimentos de odiosidade até com ele próprio, pois em muitas ocasiões ele não tem condições auto-suficiente de contrair o que cobiça. Ansiar o que não nos pertence a qualquer preço, tem sim um preço. O preço da insatisfação, do desprezo e da crueldade.
A ganância faz com que o sujeito atinja em primeiro lugar seus bel-prazeres, e que lhe proporcione a melhor e maior parte dos seus alvos, desvirtuando o cidadão a pensar no seu próximo e  multiplicar-se dos artifícios materiais e ambicionar tudo para que seja cômodo a ele mesmo.
Á cupidez faz parte das características de alguns seres humanos, é um impulso de invídia, diz respeito a deformidade que é uma particularidade de alguns indivíduos.
 Quando apresentamos moderações necessárias de observar e desejar o que vemos, e ao mesmo tempo pelejarmos para alcançarmos com honestidade o que almejamos, é saudável para a vida do ser humano. E para sua conciliação, como padrão para ser seguidos dentro da sociedade onde está inserida.
Autor: Professor Plínio Farias