quinta-feira, maio 31, 2012

HISTÓRIA: RIO SÃO FRANCISCO


Rio São Francisco

O Rio São Francisco nasce no município de Medeiros, Estado de Minas Gerais. Há alguns anos a Serra da Canastra situada no munícipio de São Roque de Minas, no Estado de Minas Gerais. Foi considerada a nascente do Rio São Francisco. Anos depois foi descoberto sua exata nascente.
O Rio São Francisco atravessa todo o Estado da Bahia, faz divisa ao norte com o Estado de Pernambuco e os Estados de Sergipe e Alagoas. E por fim deságua no Oceano Atlântico. Sua extenção abrange aproximadamente 2 830 km. O seu nome verdadeiro é de origem indígena, cujo nome é “Opará”. É também conhecido por Velho Chico.

É navegável em quase toda a sua extensão, cruza regiões com condições naturais para navegação, existem cinco Usinas Hidroelétricas.
Em alguns lugares os índices pluviométricos são bastantes densos, seu curso atravessa áreas de clima bastante seco. Cerca de 75% do escoamento é originado no Estado de Minas Gerais, abrangendo 37% da área total.

Secas, arenitos juntamente com calcários formam boa parte das drenagens e barreiras que funcionam como tapume para reterem e soltarem as águas nos meses correntes há seca.

Em Pirapora cidade localizada no Estado de Minas Gerais, juntamente com a cidade de Carinhanha centrada no Estado da Bahia. Essas cidades no mês de setembro sofre com a cadência de pluviosidade de chuvas.


O Rio São Francisco ao cruzar a região do semi-árido, mesmo existindo evaporação e baixa pluviosidade, seus afluentes situados na margem destra, tem o seu volume d’água diminuído, mesmo assim mantem-se perene.

Nessa parte as cheias acontecem nos meses de outubro a abril, sendo o mês de março o período mais chuvoso. Desde a sua descoberta o Rio São Francisco tem constituído-se em uma via alternativa para os habitantes que vivem adjunto das suas margens. O descobrimento é conferido ao navegador Américo Vespúcio, no ano de 1501.

Recebeu esse nome em homenagem a São Francisco de Assis. Os índios chamavam de Opará, cujo significado é “Rio Mar” No início era frequentado apenas na nascente, a floresta e a caatinga eram prolixas. Existiam as tribos indígenas selvagens, que impediam os novos habitantes recentemente chegados de prosseguirem rumo ao desconhecido, aos poucos foram  ganhando espaços e conquistando novas áreas.

Atualmente a imprensa tem divulgado o polêmico projeto da transposição das águas do Rio São Francisco. Tendo como base o sloganProjeto de Integração do Rio São Francisco e Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional”. O projeto faz parte de um grande empreendimento para levar água aos ambientes mais desprovido.

A previsão é de construir dois canais, totalizando 700 quilômetros de extensão. Essa construção favorecerá a região do semi-árido do Nordeste.

uma contestação por parte de alguns setores: Tanto político e não governamentais em referência a transposição do Rio São Francisco. Segundo alguns setores irá favorecer somente os grandes latifundiários nordestinos. Consistem em expor que grande parte dessa construção só sucederá por grandes fazendas pertencentes aos latifundiários.

Seus afluentes vazam em quase toda extensão do Velho Chico. Totalizando 168 tributários, sendo 90 na margem direita e 78 na margem esquerda. O mesmo é de essencial importância para o desenvolvimento da região por onde ele incisa.

Não é navegável em toda sua extensão, mais é bastante aproveitado os trechos navegáveis, onde são usados para o transporte de cargas de: Cimento, sal, açúcar, soja, gipsita abrangendo o transporte de turistas e moradores circo vizinhos.

O projeto da transposição e defendido pela situação como viável para solucionar a carência de água no semi-árido do Nordeste.

O Nordeste é uma das regiões mais açudada do mundo, com 70 mil  açudes. Esperamos que essas resoluções tragam esperanças de um novo alvorecer para os habitantes próximos do Rio São Francisco, e que o amanhã seja uma nova história com grandes realidades e a permanência de seus residentes nos locais de origens, transformando o panorama e a esperança de que o futuro tera uma nova história.

Referência:
http://www.brasilescola.com/brasil/rio-sao-francisco.htm

   Este vídeo foi extraído do youtube:


 

terça-feira, maio 22, 2012

HISTÓRIA: ACONTECEU


Aconteceu:
Tão de repente aconteceu;
Encontrar alguém assim como eu;
Olhares, sem imaginar, instantes memoráveis, felizes, praziveis; 
Sem dita, sem idear onde chegar, vagamos sem ponderar! 
Acordamos há beira-mar! Ida alvorada, assistimos o sol nascer; 
Observo o horizonte, o sol majestoso, agora em fim eu e você; 
Noites calmas, claras, juras de amor, promessas, ideias;
Vidas feitas de surpresas! Oh felicidade de me apartastes!
Disseste-me adeus! Um vazio tomou-me, restou promissões;
Estamos impassíveis, distantes, a espera de outra chance;
Pensamentos que me angustiam, que me levam até você;
Pressinto sua distância, não deixe faltar apeteces; 
Devolva-me o meu sono, a paz, os seus encantos;
Estamos sós, sem rancores precisamos nos perdoar;
Ainda temos afetos, anseios, lembre os nossos momentos;
As primaveras, belas tardes, crianças correndo no parque;
Eternos beijos, longos abraços, olhares contudentes, existentes;
Grafamos nossos nomes numa árvore, cacei e encontrei;
Estou a espera de um reinicio, não vamos falar do que passou; 
Refazer-se, é acreditar, transformar, ansiar sonhos a dois;
Conto as estrelas, e não encontro aquela que te ofertei;
Cadê você? Sofro em não te vê;
 Devolva-me meus sonhos,  junte os seus aos meus.
Autor: Plínio Farias                                    
Este vídeo foi extraído do youtube:

domingo, maio 13, 2012

HISTÓRIA: MITRA A MITOLOGIA E A VERDADE


Quem era Mitra na Mitologia Grega?
Na mitologia grega existem uma multiplicidade de mitos criados que eram transformados em divindades. Dentre eles podemos mencionar o culto a divindadeMitra.” Era venerado pelos Persas e Indianos, Greco-Romanos, como o deusSol”. Representava o bem e a libertação da matéria e a reverência ao sol. Ficou conhecido também com  a designação de o deus Vencedor.

No entanto também em época de festas principalmente em Roma era cultuado com orgias e cultos pagãos.
Os indícios da existência de “Mitra” segundo os pesquisadores data do ano de 1400 a.C. E era venerado como deus  de Mitanni.
Na antiquidade na Pérsia, Mitra era considerado como deus do Bem, cujo nome era Aúra-Masda. Segundo os persas Mitra foi concebida perto de uma fonte sagrada, debaixo de uma árvore sagrada, a partir de uma rocha (a petra generatrix) talvez seja por isso batizado de “Petra Natus”.

Para Heródoto Mitra era considerado a deusa Afrodite Urânia, os assírios trouxeram para Síria e batizaram com o título de “Mylitta” e os árabes intitularam por “Alitta”. A veneração a “Mitra” não empregavam imagens, templos e altares, alguns devotos desenhavam nas carvernas sua aparência. Eles acreditavam que os deuses tinham uma caráter distinto dos seres humanos.

O douto a Mitra foi introduzido na Europa e se manteve até o século III a.C,. Era cultuado por alguns imperadores, e nomearam como Protetor do Império Romano.

Mitra era representado por um Touro, que também eram usados nos sacrifícios à dividade. O touro representava a Lua. O culto a Mitra espalhou-se pelo Mundo Helênico e Romano por meio dos soldados que voltavam das guerras. Algumas imagens de culto eram desenhados nas paredes, e a figura de Mitra era expressa no tapume matando um touro para o sacrifício a Mitra.
Vários cultos foram acrescidos ao mitraísmo e agregado a outras religiões. Havia rituais de purificação com água sagrada, o uso de incenso era comum. Havia ainda a prática da clemência.  A prática do preceito  era transmitida de gêneses para gerações. Havia provas físicas onde os iniciantes deveriam ultrapassarem todas as dificuldades deparadas.
O contexto era que o novo convertido ao culto mitrico, purificassem a vida física com essas provas. Era o primeiro teste posterior a morte. Esperavam que após a mortealma precisaria ultrapassar os sete domínios planetários da mão de Mitra, só assim obteriam a vida eterna.
Segundo os pesquisadores o nascimento de Mitra é celebrado no dia 25 de dezembro. Essa mesma data foi escolhida pelo Imperador Constantino para festejar o nascimento de Jesus Cristo.

Salvo-conduto que o mesmo converteu-se ao catolicismo e engranzou várias formas de cultuar a Jesus Cristo do misticismo a Mitra. Indo de encontro aos preceitos sagrados que Deus o Salvador de toda terra nos transmitiu.

O culto ao mitraísmo começou a declinar quando Constantino governante de Roma, estabeleceu o Catolicismo como religião oficial do Império Romano. Uma das características para o declínio do mitraísmo em ralação ao Catolicismo baseia–se na reverência ao culto ecumênico, sendo os adeptos católicos romanos mais centrados.

Outra ocorrência que chama atenção é que o douto a Mitra só era lícito aos homens. Quando um pagão convertia-se a seita Mitrica era iniciado um ritual. Que consistia em levar o neófito (novo convertido) até ao altar dedicado a Mitra. Era amarrdo e vendado os olhos, ofereciam a ele a coroa que representa o mundo e sobre a sua cabeça postavam uma coroa. O neófito deveria  responder: “Mitra é a única que merece essa coroa.

Com a vitória de Alexandre, o Grande, sobre os Persas, o culto a Mitra, espalhou-se pelo Mundo Helenístico. O culto a Mitra tinha raízes no Dualismo Zoroástrico (aversão entre o bem e mal, espírito e matéria) no culto helenístico Mitra passou a ser um deus do bem.

Existem muitas contestações que conferem a Mitra a versão da criação do Natal e “Papai Noel”, devido o mesmo ter nascido no dia 25 de dezembro. Também é celebrado nesse dia o nascimento de (Hórus, Osíris, Dionísio, etc).

Não conhecemos a data certa do nascimento de Jesus Cristo. Entretanto a Igreja Católica aproveitou a farsa pagã que era exaltado ao dia do deus sol que eles chamavam de Mitra. E os adaptou ao culto a “Mitra,” tornando o 25 de dezembro data oficial do nascimento de Jesus, também criaram o Natal, como o dia em que Jesus Cristo nasceu.

Nesta época os cultos a Mitra eram celebrados nas casas ou nas carvernas, enfeitavam e ornamentavam com adereços as portas das casas. Geralmente estas festas eram regadas a bebidas, sempre acompanhadas por orgias. Práticas que prevaleceu ainda no Império Romano.

Porém o Imperador Constantino converteu-se ao catolicismo e estabeleceu as práticas católicas como religião oficial do Império Romano. E a inserção das mulheres aos cultos católicos. Com esses comedimentos,  a partir do século IV o Império Romano adotou uma única religião,  foi apoiada também por Teodósio (379-395). Em 391 d.C. o mitraísmo foi abolido.

muitas lendas, mitos, e fábulas ao acatamento de várias seitas e falsas religiões. Porém as escrituras sagradas nos delineia no livro santo que é a Bíblia, que o Altíssimo do Universo, Deus, enviaria e enviou seu filho Jesus Cristo, para doutrinarmos, e aprendermos a viver em harmonia, como amar o próximo e perdoá-los. Jesus curou leprosos, cegos e paralíticos, etc.


Infelizmente seus ensinamentos não foram acatados e os condenaram e crucificaram. Morreu por todos nós. Já era descrito pelos profetas de Deus a sua vinda, há muitos séculos atrás.

Diferentes dos povos da antiquidade que instituíam seus deuses e ao mesmo tempo desfaziam os deuses que eles nomeavam.

No entanto Jesus Cristo, filho do Deus vivo. Criador do Universo, e de tudo que existe na face na terra, era predito a séculos.  Se verificarmos as escrituras sagradas, notaremos que todas as alianças e ditos feitos por Jesus Cristo o filho do Deus eterno, estão cumprindo-se.

Autor Professor: Plínio Farias

Referências:

pt.wikipedia.org/wiki/Mitraísmo
Pt.wikipedia.org./wiki/Mitra_(mitologia)


quarta-feira, maio 02, 2012

HISTÓRIA: OS INOCENTES

Os Inocentes
Como sempre todo mundo inocente, nem começa a (CPI) e tem inocentes. A música é sempre a mesma (É coisa da oposição).
O Mensalão, Dinheiro na Cueca. Os Patrimônios dos próprios acusados eles conseguem duplicarem em poucos dias.  E não esclarescem de que forma obtêm tamanha proeza. E nem passa as informações para a população brasileira como duplicar seus bens tão rápido, o povão precisa saber para afastar-se das amarguras de tantos sofrimentos.
O viável seria  apoiar esses cidadãos para algum cargo voltado para ajudar na Presidência, salvo-conduto que eles sabem frutificar seus seletos bens.
Quantos dos Mensalões da vida estão nos Cárceres? Pelo contrário muitos reelegeram-se com o voto da própria população! Esses que gostam de sofrerem, que muitas vezes comercializam seus votos e depois ficam há rezingar.
Solutos para definir o apreço com a nação brasileira.
- Diminuir os números de Deputados;
- Que sejam julgados pela justiça como qualquer pessoa normal, visto que eles possuem o instinto de aquinhoar os bens e a parcimônia da nação com eles mesmos;
- O voto deixar de ser imperativo. Afinal soberania popular consiste na preferência pessoal. Você é o amo de seu Livre-arbítrio. Jamais alguma pessoa pode impor e ameaçar seu Alvedrio;
- Eles são optados para administrar a Nação, e são os emissários do povo. Porém ao atravessarem pela Porta do Congresso começam a padecerem de uma doença conhecida por amnésia. Os constituintes ateiam suas perspectivas, digitando  alguns números nas urnas eletrônicas, na fiúza de que seus nomeados consigam abrandarem os índices de inópia e revolvam  numa Nação mais social;
- Onde os indicadores de inferioridades distingam índices satisfatórios para a transformação de uma Nação mais digna. Porém esses representantes são quase todos iguais menos na idade. Democracia é livre-arbítrio, parece que eles não entendem o que é isso;
- Extinguir o Senado para diminuir o orçamento, não irá fazer falta; só eles pressentirão;
- Que a Justiça faça presença  e que sejam autuados aqueles que cometessem dolo (falcatruas), que a sentença para esses usurpardores da Nação sejam estabelecidas. E que sejam despachados para um Presídio longe da urbanização.
- A alternativa mais viável será despacharem esses imaculados, se possível para uma ILHA, circundada de cobras, das mais venenosas e rodeada por todos os lados;
- E instalar uma pequena FÁBRICA de CINTURÕES e na ponta um metal, e na hora de testá-los eles serão os cobaias;
10º- Que  a pena seja duplicada;
11º- Uma opção seria (CONSTRUIR HOMENS ROBÔS PARA GOVERNAR),  corrupção zero com certeza;
12º- O alarmante disso tudo é que esses que irão estar a frente da (CPI), Quem sabe amanhã faça parte da mesma novela, que todos nos conhecemos;
13º- Nome da novela (OS ESCÂNDALOS) Convidados Especiais:  TUMULTO, MENTIRA, CONFUSÕES, DEUS-NOS-ACUDA, FICHA SUJA e INOCENTE;
14º- Participações especiais no que pulsa no papel que irá determinar o voto final: (PIZZA), bancando o posto de  Necas de Pitibiribas”,ou seja (nada acontecerá todos inocentes).
15ª- Apresentando como elenco principal e indicados pelo Comando dos Politícos Inocentes:
Sr.º- Sou Inocente, com vários mandatos;
Srº.- Não sei, Representante da ala “Esqueci” representa a ala irei lembrar;
Srº- Esqueci, Com vários mandatos, primo do eleito, Srº Não Sei: Com vários processos.
Um país que um homem chamado Pero Vaz descreveu numa missiva que encontrou um novo eldorado e que tudo que plantasse brotava, este homem nem se quer conhecia as terras que eles acabaram de conhecerem já pregoava as frases.
Até quando teremos que suportar essas ocorrências, relacionadas a corrupções que impetra essa Nação e retarda o desenvolvimento do País.
Um País onde os seus emissários não levam a sério o voto depositado pelos eleitores e apossam-se do erário pagos através dos impostos saldados pelos eleitores, e a Lei muitas vezes não se faz presente não é um País que ama seus filhos.
Entretanto continuaremos assistindo sempre a mesma NovelaOS ESCANDALOS  e termina uma e logo começa outra com os mesmos conteúdos.
Autor professor: Plínio Farias
Este vídeo foi extraído do youtube: