sábado, setembro 29, 2012

HISTÓRIA: VOCÊ É MUITO IMPORTANTE


Você é Importante: 

Desperte inda na alvorada;
E aprecie o dia luzir;
Aproveite e borbote seus fitos;
Emane vê o brilho da alva;
Agradeça a Deus por essa contemplação;
Esse show  é gratuito não paga para observar;
Hoje é dessemelhante não é igual a ontem;

As vezes sim!
Algumas vezes não!
E será sempre assim;

Mimoseie sua vida sempre com disposição e gracejo;
Jamais renuncie aos enlevos dos seus sonhos;
Peleje, confronte-se, diga a você mesma que tudo é transitório;
Posso lhes asseverar;
Euenfrentei tempestades e noites brunas;
gracejei quando precisava prantear;

Porém!

deplorei da vida, quando era cabível sorrir;
No entanto digo-lhes para o seu nome está no fastígio;
depende de você
As montanhas é você que idealizas até onde irá acutilar;

tomei determinações com temor de errar;
Que conduziram-me a tristes pensamentos;
Descobri que faz parte da nossa existência;          

Todavia a vidaproporcionou-me felícias;
E fizeram eu cometer;
Perguntas que não obtive respostas;
Mais não deixei de acreditar;
Na ternura e desvelo das pessoas;
Já passei noites acordado sem sono;
Pensei que eram intermináveis, senti-me sozinho;
Mais, percebi que o amanhã é diferente;
Pode chover ou calorar;

Sempre acreditei na vida, no futuro, mesmo com os vendavais;
Quando percebi que estava distanciando-me da realidade; 
E não via mais a minha própria sombra, me procurei;
Confesso que chorei, gritei, abrigo procurei;
Não foi por acaso que te encontrei. 

Autor: Profº. Plínio Farias 


segunda-feira, setembro 24, 2012

HISTÓRIA: CONSTANTINO IMPERADOR ROMANO


Roma: O Império de Constantino

Nascido no ano 274 e perecendo no dia 22 de maio do ano 337, d.C. Constantino Magno tornou-se Imperador de Roma no ano 306 a 337, governou o Império Romano durante 31 anos. 
Sua mãe era uma cristã fervorosa, anos mais adiante foi intitulada "Santa Helena" pelo Papa. O Imperador Constantino matrimoniou-se com Faustina, que era filha de Maximilliano Hércules um general comandante do exército.
Seu nome Flavius valerius Constantinus, era chamado pelo nome de  Constantino, no dia 25 de julho foi proclamado pelo exército romano Imperador de Roma, com o título de Augusto.
Durante as guerras citadinas que existiram, perante o seu mandado, sobrepujou os Imperadores Magêncio e Licínio. Obtendo êxito na pendência pelo poder. E venceu também os francos e alamanos, os visigodos e os sármatas.
Constantino colocou em ordem a construção de um novo palácio,  num pequeno vilarejo, que era conhecido pelo nome de Bizâncio, a nova cidade recebeu o cognome de “A Nova Roma”. Porém em tributo ao Imperador  a cidade foi cristianizada com o nome de Constantinopla,  anos depois tornou-se a capital do Império Romano do Oriente. Atualmente a cidade recebeu outro nome, conhecida por “Istambul”.
Constantino a princípio encontrava-se enfraquecido politicamente, principalmente por perseguir os Cristãos, ao perceber que o Cristianismo aviltava-se, conjeturou a oportunidade de manter-se no poder, revertendo as perseguições, ou seja, começou a proteger os cristãos.
Apoiou os adeptos dessa doutrina e o surgimento da Igreja Católica, com  a criação do Catolicismo. Que foi auferida com o título de “Igreja Romana Católica”, tornando-se o sustentáculo do Império Romano.
Constantino não abriu mão da condição de sumo-sacerdote ao culto pagão, ao “Sol Invictus”, não conhecia a verdadeira razão do cristianismo, porém utilizou politicamente a religião para manter-se no poder.
O Imperador Constantino observou a bravura dos cristãos durante as perseguições determinadas por Diocleciano, no ano 303. d.C. Constantino sabia que somente 10% da população adotavam o cristianismo, e estavam concentrados em territórios opostos.
Essa doutrina azotava seu governo devido o crescimento dos cristãos em toda Roma. O que era impossível até aquele momento tornou-se realidade. O Imperador Constantino conseguiu oficializar o Cristianismo,  como Religião Oficial do Império Romano. Dando aos cristãos  proteção.
No ano 325, Constantino era soberano singular do Império Romano, formou o Concílio de Nicéia. Na realidade Constantino tinha como objetivo adotar uma doutrina padrão, devido ameaças constantes de insurreição entre os curadores da doutrina Católica.
Essas ocorrências ameaçavam a autoridade  e o domínio do Império. Era cogente, deste modo estabelecer novos padrões e reestruturar os mandamentos, principalmente entre o poder político e a Religião Católica.
Constantino obteve o domínio de todo o Império, e apoio dos cristãos. Mas o que caracterizou Constantino dos outros imperadores?
Referente a religiosidade é o fato de o mesmo não empregar feridade contra os cristãos.
Outra ocorrência importante, não podemos asseverarmos que Constantino apresentava essa efervescência religiosa, declarada por alguns cristãos. Mais também não podemos denegar a pela Religião estabelecida. Historiadores acharam documentos que evidenciam o seu batismo por um padre ariano.
No entanto podemos compendiarmos que os cristãos não foram perseguidos, eram aventados com afabilidade. O Cristianismo deixou de ser uma religião coibida. Constantino estabeleceu liberdade ao culto cristão.
primeiro Imperador batizado pelo Catolicismo foi Constantino, outro fato importante é a preocupação do Estado com os interesses da Igreja.
A muitos enigmas que abrange a vida de Constantino em relação ao Cristianismo, entretanto ele conseguiu demudar e afirmar a religiosidade e os preceitos da Cristandade no que se refere os dogmas da Igreja Católica. Constantino foi o primeiro Imperador cristão.
Autor: Profº. Plínio Farias
Referências:

quinta-feira, setembro 20, 2012

HISTÓRIA: ESPANHA UM REINO EM DIVISÃ0


ESPANHA UM REINO EM DIVISÃO:

A Espanha é um país situado na Europa Meridional, precisamente na Península Ibérica. Faz divisa ao Sul e Leste com o Mar Mediterrâneo, uma pequena extensão territorial baliza com o Território Britânico Ultramarino, e com o estreito de Gibraltar.  Ao Norte limita-se com a França e o condado de Andorra e pelo Golfo da Biscaia, ao Noroeste e Oeste pelo Oceano Atlântico e Portugal.

A vida política da Espanha está dividida em comunidades autônomas, isto é, suas províncias possuem ordenamento próprio, competências executivas e são autônomas, fundamentada na Constituição de 1978.

Estas disposições garantem segundo a Constituição a unidade da nação Espanhola, recebendo o hipocorístico oficial de: Reino da Espanha.

Estas decisões juntamente com outras ajudaram a manter as províncias vinculadas ao Reino, embora as mesmas usufrutuem de autonomia própria, estas foram algumas das soluções encontradas para sustentar o Reino da Espanha unidos num poder central.

Representado por um Rei, mais é governado por um ministro, esse escolhe os componentes para compor o gabinete administrativo. Entretanto suas províncias possuem autonomia própria, mais com limitações perante o governo Central instalado em Madri capital do País.

O Reino da Espanha está dividido em dezessete províncias autônomas, a região de Ceuta e Melilla são cidades autônomas.

A Espanha é um país com uma enorme pluralidade cultural e linguística, outro fato que chama atenção é a localização do território espanhol, que recebeu influências externas. A Espanha foi uma importante fonte de influências para outras regiões, principalmente durante a Era Moderna, mais adiante se tornou um Império Mundial, a Espanha deixou um legado de mais 400 milhões de habitantes falando o dialeto espanhol.
A base administrativa é conduzida por um governo parlamentar democrático, embora ainda preserve o regime monarquista. Porém nos últimos anos e recentemente em diversas Províncias, manifestantes foram às ruas em diversas Capitais das Comarcas solicitando o desligamento de algumas dessas regiões da administração Central.
Organizações patrióticas, bases partidárias, e sindicatos têm organizadas consecutivas ações de insatisfação contra as medidas de severidade que o governo tenta implantar para recuperar a economia do país.
Recentemente em algumas regiões da Espanha, principalmente na cidade de Barcelona houve manifestações públicas exigindo a independência dessa Província.
Os governantes da Catalunha manifestaram que esteia as asseverações a favor da independência do novo Estado da Europa.
Os dirigentes dessas províncias declaram que o Governo Central têm praticado austeridades ao repassarem as verbas destinadas para melhoria da vida da população.
Os protestos estão largueando-se rapidamente em todas as esferas institucionais. Porém o momento de colapso que os países europeus estão enfrentando demanda em medidas drásticas que vai de encontro à população, que padecem com essas resoluções.
Autor: Plínio Farias
Referências:
 sol.sapo.pt/inicio/internacional/interior.aspx?content_id58777

quinta-feira, setembro 13, 2012

HISTÓRIA: É BOM VOCÊ SABER

 
Curiosidades:
O cartão de crédito foi idealizado em 1920, nos Estados Unidos, em 1950, tornou-se conhecido e expandiu-se pelo mundo. Frank Mac Namara, após esquecer o dinheiro em casa, percebeu  que não tinha dinheiro no bolso para pagar as contas no restaurante, então  teve a ideia de criar um cartão para compras com os dados do cliente.
O disco compacto digital o (CD) foi inventado nos anos de 1960 por James T. Russel.
A primeira novela colorida exposta em uma  Rede de TV. No Brasil foi a novela Bem Amado.
A primeira emissora de Televisão fundada no Brasil foi a RedeTupi, em 18 de setembro de 1950 a 14 de julho de 1980.
A primeira novela exibida no Brasil foi “Sua Vida me Pertence” em 21 de dezembro de 1951.
A primeira partida de futebol transmitida pela Tv brasileira foi entre Santos e o Palmeiras, no dia 18 de setembro 1955.
A calculadora foi inventada em 1642 pelo francês Blaise Pascal.
Os cinco países mais populosos do mundo são: China, India, Estados Unidos, Indonésia e Brasil.
O Sheffield Football é o Clube de futebol mais antigo do mundo, foi fundado em 1857 na cidade de South Yorkshire, na Inglaterra.
O concurso público foi criado na China.
O submarino foi inventado no ano de 1898 pelo americano Simon Lake que viveu entre 1866  e 1945.
A cidade de Alexandria fica situada no norte do Egito, a maior biblioteca que o mundo teve foi construída nesta cidade.
Alexandria foi fundada no ano 331 a.C. por Alexandre , o Grande.
A coca-cola foi inventado pelo Farmacêutico John Stith Pemberton, nascido nos Estados Unidos.
Eva mulher de Adão foi a única esposa que não teve sogra.
A maior usina hidrelétrica do mundo está situada entre dois países Latino Americano, Paraguai e Brasil.
A lâmpada incandescente foi inventada por Thomas Edison em 1879.
Autor: Plinio farias
Referência:
 

sexta-feira, setembro 07, 2012

HISTÓRIA: O ENCONTRO DOS EUROPEUS COM OS AFRICANOS


O ENCONTRO ENTRE  EUROPEUS E AFRICANOS

A partir do século XV com o incremento mercantil ocorrido na Europa. Houve acúmulos essenciais de riquezas nas grandes metróplores, gerando capital efetivo para o financiamento de novas rotas comerciais ainda não desvendadas.

Vários países alargaram novos procedimentos naúticos em busca de riquezas em terras incógnitas.
As primeiras nações a aventurarem nesses intentos foram os países que apresentavam alguns conhecimentos naúticos. Destacamos: Portugal, Espanha, Inglaterra, Holanda e a França. A superioridade militar  dos europeus era notávellevavam grandes quantidades de munições bélicas e usando novas técnicas de navegações e combates, juntamente com o acúmulo de riquezas, cotizaram  caminhos para novas rotas comerciais.
Todas essas ostentações foram suficientes para o custeamento  das expedições colonialistas europeia em todo mundo.
No século XV, essas expedições chegaram ao continente africano, aliado com incremento de novas técnicas de navegações, juntamente com o alargamento comercial que garantiu a várias nações a lançarem-se mar-além em buscas de novas rotas comerciais, e conhecendo outra povos.
Portugal foi o primeiro Estado a aventurar-se em busca de novas rotas comerciais em relação as outra nações. Os europeus ao entrarem em contato com outros povos, perceberam as fragilidades de coordenação governamental dessas civilizações, e estabeleceram domínio e sujeição a esses povos. Usando de graça a força de trabalho de forma bárbara.
Através dessas explorações conseguiram susterem as metrópoles e viverem em magnificência. Esses métodos praticados pelas metrópoles elevaram a balança comercial e cotizou grandes lucratividades para as metrópoles. 
Começaram então a explorarem o continente africano, onde prevaleceu a superioridade tanto cultural, religiosa, econômica e política.
Ao perceberem que os conquistados não apresentavam qualquer poder centralizado e hegemônico, dominaram e tornaram esses seres humanos escravos, usufruído do trabalho sem nenhuma remuneração. Espantados e preocupados ficaram os conquistadores europeus ao entrarem em contato com recém desconhecidos, de tonalidades escuras.
Entretanto os nativos também ficaram surpreendidos com homens de cor branca, conhecidos por europeus. Os ocidentais pensaram que era tinta de cor preta sobre aqueles corpos, ao depararem com homens seminus, pintados, com adereços e flechas nas mãos e olhares cautelosos.

Imperou a superioridade dos europeus perante 
aqueles povos que eles chamaram de incivilizados, sem visão do mundo, ignorantes, bárbaros, selvagens, sem expectativa, a qual o europeu chamou de o “outro”.
Foram humilhados, trancafiados e jogados nos porões das caravelas como se fossem qualquer mercancia, constituíram mão-de-obra ancila para as diversas colônias. O homem contemporâneo era visto como civilizado, contemplativo, religioso e viviam em sociedade. É comerciante e proletariado, e sonhador.

Sendo conquistador deixa sua terra natal para descobrir novas rotas comerciais. As expedições eram financiadas pelos Reis. Ao encontrarem com civilizações desconhecidas e pressentiram superiores aos habitantes do continente africano, o chamaram de oOutro”.
Foram submetidos ao etnocentrismo e ao eurocentrismo, predominando na cultura européia.
A repercussão deste contato para os europeus perante aos africanos foi de um povo primitivo, sem princípios, arcaico e ante-social, de cor alheia e selvagens, apáticos e atrasados, sem cultura e administração. Segundo Vieira (2006, p,3).

A suposta superioridade da cultura ocidental é uma ideologia internalizada pelos próprios colonizadores, sobretudo as elites dominantes nacionais. Dentro desta visão a elite dominante representa o estágio mais avançados do desenvolvimento humano.
É nesse contexto que as culturas dos povos dominados são retratadas como arcaicas. Os índios americanos ganharam o cognome de nobre selvagens, os asiáticos a fama do sabermorto, porém a cultura africana foi considerada a mais primitiva.

Não devemos esquecer que cada civilização têm suas pluraridades culturais de modo distinto, e essa acaba quando a dominação de uma predomina sobre a outra. O continente africano é considerado como origem da humanidade.
A África já era colonizada pelos muçulmanos. Especialmente a parte norte que é o Egito. Muitas vezes no nosso imaginar esses países não se localizam no continente africano. A civilização africana foi suprimida pelo etnocentrismo europeu, prevaleceu a “cultura” européia, onde os valores morais, rituais, religiosos e políticos dos africanos jamais fizeram parte dos currículos escolares.
Imaginar que era um povo sem comando, sem cultura, e sem concepção do mundo é renegar esse povo ao mero esquecimentoEsboços realizados provam que a cultura africana é muito forte.

Exemplo temos no nosso país, Brasil, que recebeu influências marcantes da cultura africana, exemplo: O samba, a capoeira as tradições religiosas as tranças nos cabelos, o gingado, a música, o acarajé e o berimbau.
São influências culturais que trouxeram com eles, mesmo sendo obrigados a aprender a cultura portuguesa, foram fortes, e muitas vezes ás escondidas realizavam e praticavam seus costumes ocultados sem seus senhores perceberem.
Povos de costumas diferentes, cada tribo com suas pecualidades, caçavam, pescavam, tinham combatentes, governos e constituíam famílias e viviam em sociedades.

REFERÊNCIAS:
PILETTI, Claudino,PILETTI,Nelson. Historia e vida. ed.14ª - Ed. Ática,1998 São Paulo-SPGOMES, Nilma Lino.Cultura Negra E Educação. Rev.Bras.Educação- 2003Disponível em http//www.scielo.br/pgf/rbedu – www.unoparvirtual.com.br
Castelo, Patrícia Branco - Universidade Norte do Paraná – Formação do Estado e Colonialismo - Historia da África - Módulo III Londrina: UNOPAR. 2008
Ferraz, Francisco Alves César - Universidade Norte do Paraná – Formação do Estado e Colonialismo - Historia Moderna I - Módulo III Londrina: UNOPAR. 2008

VIERA, Francisco Santos Silveira. Do eurocentrismo ao Afropessimismo. 2006 Disponível:htpp//www.maxwuell.lamdba.ele.puc-rio.br/cgibin www.unoparvirtual.co

m.br