quinta-feira, fevereiro 28, 2013

HISTÓRIA: OS BENEFÍCIOS DA FRUTA NONI

Noni a Fruta e Seus Minerais
Noni é uma fruta proveniente de alguns países do continente asiático, e de algumas Ilhas do Oceano Pacífico. Esta fruta bastante popular nesses países, principalmente pela quantidade de minerais e poder curativo.
Seu olor é bizarro, seu gosto é exótico, atribuem-lhes vários pejorativos: Em alguns lugares recebe a designação de fruta de queijo ou fruta de vomição, devido o aroma e do sabor.
Em vários países da Ásia extraem a seiva deste fruto e mistura-se com outras substâncias,  tornando-se um complemento alimentar. Suas sementes são assadas e transformadas em farinha.  As folhas servem como chá, os extratos são transformados em cápsulas, também é degustado cru ou com sal.

Foi encontrada nesta fruta o ômega seis e o óxido nítrico, estes nutrientes enriquece a oxigenação e atua na memória.
Alguns estudos realizados indicaram ser rica em vitamina  (C e A). Possuem “acubina” importante nutriente na formação de anti-bióticos e anti-inflamatórios.
Esta planta adapta-se em florestas tropicais, em terrenos arenosos, é encontrada em vários habitats, principalmente em terrenos vulcânicos.  Atinge quase nove metros de altura, durante todo transcorrer do ano nascem flores e frutos. As flores são pequenas e brancas, quando colhida dissemina um forte odor.
Apesar do seu aroma desagradável, em alguns países da Ásia as pessoas alimentam-se deste fruto: Seja cozido ou com sal, suas sementes são ingeridas depois de assadas.
 
As formigas–tecelãs ou tecedeiras são atraídas por essa planta, fazem ninhos nas folhas, elas protegem essa planta de alguns incetos parasitas, o cheiro atrai o “morcego-da-fruta” ajudando na disseminação das sementes.

A comunidade científica ainda não pronunciou-se oficialmente sobre os benefícios desta planta, entretanto pesquisas têm sido feitas e algumas divulgadas, porém não oficializadas.

Em diversas culturas é usada como tratamento medicinais e terapêuticos. O uso é bastante secular. Na China, Japão e Tahiti, as follhas, flores, os frutos e o tronco servem para combater a febre e no tratamento dos olhos e da pele.

Do tronco extraem-se cera castanha-púrpura que recebe o nome de “Cera-batik”, é aplicada na tintura de tecidos.

Na Comunidade Europeia os países são proibidos de comercializarem qualquer outro produto feito a partir do fruto desta planta. Estabelece que é ilegal reivindicar efeito médico ou terapêutico, visto que os estudos realizados referente ao uso medicinal ainda não foram aprovados pelas autoridades competentes.
No ano de 2005, duas publicações relataram incidentes de hepatite, causadas por uma preparação a base de (Noni), várias agências reguladoras iniciaram investigações no intuito de solucionarem este episódio.
Porém os orgão responsáveis pelas pesquisas não encontraram qualquer indício de toxinas que causassem hepatite.  Mas descobriram a substâcia antraquinona na raiz desta planta. (Antraquinona: Composto derivado do antraceno,  usado na preparação de corantes).
Em 2006 a revista científica World Journal of Gastroenterology, não constatou nenhum efeito tôxico. No Brasil estudos ainda não foram realizados, não há nenhum resultado comprobatório em relação aos danos e benefícios que o fruto desta planta pode provocar, principalmente hepatite. Contudo a ANVISA proibiu a comercialização para fins medicinais.
 
Para ser usado como suplemento dietético, deve receber a classificação como remédio dos orgãos responsáveis, indicando a segurança e eficácia no tratamento de doenças.

Após pesquisas os cientistas isolam os princípios ativos para o tratamento de patologias. Atualmente vários laboratórios realizam pesquisas com o fruto desta planta.  Para comprovar a eficácia no tratamento de patologias, para os quais o suco do Noni está sendo recomendado. 

Pesquisas foram feitas em comundongos, e indicam que os componentes investigados nesta fruta são úteis no tratamentos de diversas doenças. Entretanto ainda não podem ser tranpostos para o uso clínico.

Desta forma isso não elimina a necessidade de acompanhamento médico caso seja prescritas, em alguns pacientes.

Atenção!!! No Brasil, está fruta vêem sendo pesquisadas, contudo, bastante cuidado ao fazê-lo uso. Os orgãos competentes ainda não tem um parecer oficial das reações referente ao consumo desta fruta.

Procure o médico antes de degustar.

Todas as informações foram extraídas da internet do site:

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Noni

Autor: Profº. Plínio Farias
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    

quarta-feira, fevereiro 20, 2013

HISTÓRIA: IRMÃOS E INIMIGOS

Coréias Irmãos e Inimigos                                                            
Após o término da Segunda Guerra Mundial em 1945. Os Estados Unidos e a União Soviética tornaram-se as principais potências do mundo. Esses dois países seguiram ideologias diferentes. Não obstante esses conceitos tornaram frequentes. Esses sistemas de ideias criou uma disputa sócio-político-econômica.
No ano de 1950 a Coréia do Norte recebeu apoio militar da União Soviética,  a Coréia do Norte cumpriu com as ameaças e bombardeou alvos militares da Coréia do Sul. Os Estado Unidos enviou tropas para defender a Coréia do Sul. A partir desse instante começaram uma disputa sócio-politica. Tropas americanas foram enviadas a Coréia do Sul. Enquanto os Soviéticos e Chineses apoiaram a Coréia do Norte
Esses países aferiram suas forças alguns anos depois em 1950, no conflito armado entre a Coréia do Sul e Coréia do Norte. As duas Coréias situam-se no continente asiático. Uma apoiada pelos americanos e outra pelos soviéticos. Esse acontecimento foi o estopim para essas duas nações medirem seus compeles.
Os Estados Unidos apoiaram os partidários que defendiam o sistema democrático, enquanto a União Soviética acobertou o bloco distinto, referente ao sistema comunista. A parte norte recebeu o nome de "República Popular da Coréia do Norte" a parte sul " República da Coréia do Sul". 
Em 25 de junho de 1950, o exército da Coréia do Norte bombardeou a Coréia do Sul. O presidente dos Estados Unidos, Harry S. Truman enviou soldados para Coréia do Sul com objetivo de expulsarem os norte-coreanos.
 
As tropas
da Coréia do Norte apoiada pela China e União Soviética avançaram rapidamente e conseguiu o controle da cidade de Seul, capital Sul-Coreana. Porém dias depois o exército comunista foi derrotado, as tropas americanas reouveram a cidade de Taejon. 
Os chineses declararam ao comando das Nações Unidas, que defenderiam os Coreanos do Norte em uma eventual invertia em território norte coreano. Esse episódio incidiu dias depois, quando o general americano Mac Arthur ignorou o ultimato e invadiu a Coréia do Norte. 
Os chineses cumprindo com a advertência, declararam guerra à Coréia do Sul. Em janeiro de 1951, as tropas chinesas conquistaram Seul, capital da Coréia do Sul. Alguns meses depois as tropas americanos juntamente com militares de algumas nações e coreanos retomaram novamente os território tomados pelos chineses. 
No dia 27 de julho de 1953, foi assinado o armistício que pós-fim ao conflito que quase levou a Terceira Guerra Mundial.
Apos este prélio os americanos e soviéticos começaram a trocarem intimidações, esse embate ficou conhecido por “Guerra Fria”. 
Em dois anos de guerra, mais de um milhão de seres humanos foram chacinados. O armistício firmado em 1953 instituiu uma zona desmilitarizada entre as duas Coréias. 
Com o nascimento dos dois novos Estados a região sul auferiu a designação de República da Coréia do Sul.  
Apesar de todos os problemas enfrentados, o novo país ficou sobre a tutela do general Park. A Coréia do Sul foi favorecida com instalações de fábricas de vários segimentos. O general Park foi eleito o primeiro presidente da Coréia do Sul. 
O sistema político implantado na Coréia do Norte foi o sistema comunista, o governo desapropriou terras para assentamentos de famílias. A economia, o sistema bancário, as indústrias, os transportes e as comunicações passaram passaram ser controladas pelo Estado. 
 Autor: Profº. Plínio Farias 
Referência:
http://www.colegioweb.com.br/historia/guerra-da-coreia.html

domingo, fevereiro 03, 2013

HISTÓRIA: A ARTE DA GUERRA


A Arte da Guerra 

O livro “A arte da guerra” foi escrito quinhentos anos a,C. no século IV.  O autor era um jovem militar, que utilizava de estratégias e astúcias para vencer os oponentes. O autor deste Best-sellé foi um jovem militar chinês.
Era especialista em combates bélicos, seu nome é Sun Tzu. Foram achados manuscritos em pedaços de bambus (Bambu espécie de planta com vários proveitos, nasce nas margens dos rios, serve no fabrico de papel ofício) relatando suas táticas, conhecimentos e experiências na arte da guerra. Os escritos descrevem o modo que qualquer comandante deve atuar diante do inimigo, e como fazer seu exército bem-sucedido.
Mesmo sucedidos tantos anos, os princípios do articulista em relação aos tentames nos revelam como agirmos ante aos tiranos.
Sun Tzu vivenciou pessoalmente o ardor de encarar a realidade de pugnar em nome da paz, também em couto da sociedade e de si próprio. Contudo precisou da participação e cooperação dos cidadãos que faziam parte da coletividade em que estava sendo ameaçada.
Ao justar contra ameaças de invasões externas por exércitos contrários. Sun Tzu editou em seus manuscritos estratégias de incidas e defesas, também atém pareceres de domínio e respeito perante o comandante e seus subordinados.
Aplicando táticas de guerrilhas e conhecimentos militares, Sun Tzu obteve diversas vitórias, muitas vezes com um número menor de soldados que o opositor, porém usando de táticasconhecendo a fraqueza do o inimigo conseguiu várias vitórias. Apenas com trinta mil soldados, pelejou contra uma armada dez vezes mais. O mesmo valeu-se de táticas e investidas isolados após ofuscar os opositores e alcançar esplêndidas vitórias.
O manuscrito expõe estratégias não de defesa no campo político militar, mais transmite preceitos de planejamentos e gerenciamentos, esses princípios são aplicados por distintas empresas no desenvolvimento de seus colaboradores, e crescimento da empresa.
Um grande guerreiro jamais pensa na derrota. Essa é uma das formas para manter-se confiante e vencedor. A experiência vivida por Sun Tzu é adotada por diversos generais de guerra, aqueles que adotaram foram bem-sucedidos.
Assim como qualquer empresa que está sempre aperfeiçoando, estimando e avaliando sua equipe de colaboradores. O general que é falaz imprime audácia, confiança, procura conhecer o oponente, em seguida consegue envolve-lo em suas estratégias, o comandante que adotar esse caminho constituíra um exército bem-sucedido.
Equipes bem ministradas estabelecem metas, são organizadas, suplanta os reptos, desenvolvem. Seus componentes superarem as metas instituídas.
Da mesma forma que as empresa precisa de atitudes, estratégicas, equipes treinadas para aviltarem. Qualquer exército que almejar ser vencedor terá como princípios básicos os ensinamentos descritos por Sun Tzu.
Autor Profº. P. Farias
Referências:

 
Este vídeo foi extraído do youtube, apresenta algumas táticas incididas pelo técnico para lograr os jogadores e o goleiro do time adversário.
 
                                             Este vídeo foi extraído do youtube: