segunda-feira, outubro 21, 2013

HISTÓRIA: PROCEDÊNCIA DA BANDEIRA NACIONAL

Procedência da Bandeira Nacional. Após a proclamação da república, os grupos políticos reuniram-se para a elaboração do novo protótipo da bandeira brasileira. Foi decretada como bandeira do Império entre 1822 a 1889.Criada em 18 de setembro de 1822, por Jean Baptiste Debret e José Bonifácio de Andrada e Silva.

 A bandeira republicana foi criada provisoriamente em substituição à bandeira Imperial.
 
Prevaleceu entre 15 a 19 de novembro de 1889. Imitava a bandeira norte-americana.
 
Teve vida curta, apenas quatro dias, representava os interesses dos grandes proprietários de terras, especialmente os cafeicultores. Os mesmo desejavam um modelo de governo semelhante aos dos Estados Unidos.
Assim surgiu em 1891 o nome da confederação: “República Federativa dos Estados Unidos do Brasil”. Anos depois recebeu o nome oficial: República Federativa do Brasil.
Contudo esta bandeira não foi aprovada, os positivistas defendiam um regime centralizado diferente do sistema norte-americano.

Benjamin Constat, idealizou um modelo semelhante à bandeira monárquica.
 
Propôs uma citação com inspiração iluminista. “Ordem e progresso”, sendo oficializada como a nova bandeira do Brasil. A bandeira Nacional foi oficializada no dia 19 de novembro de 1889.Foi projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, desenho de Décio Vilares, a frase “Ordem e Progresso” é um lema positivista do século XIX. Em 19 de novembro comemora o dia da bandeira.
Autor: Plinio Farias
Referência: História-Contemporânea-1º edição- 8º Série-pg.184- Ed.ática-São Paulo-2013
Azevedo, Gislane Campos e Seriacopi Reinaldo 
 

quarta-feira, outubro 16, 2013

HISTÓRIA: INTERNET

Internet

No ano de 1969, foi criada pelos norte-americanos a mais nova ferramenta de comunicação conhecida por “Internet” ou rede mundial de computadores. 

Desenvolvida com finalidades bélicas, o “Departamento de Defesa Ianque” não ideava que estava nascendo a mais nova tecnologia de comunicações. 

No início interligava os laboratórios de pesquisas conhecida por ARPAnet (Agência de Projetos Avançados de Defesa). Uma parte da equipe era destinada as pesquisas cibernéticas, esse sistema nasceu com o intuito de proteger áreas de Defesa norte-americano. 

Em 1990, as autoridades governamentais liberaram esse novo sistema de comunicação para uso comercial, pesquisas acadêmicas e principalmente para a população em geral, tornando acessível para a população. Em pouco tempo tornou-se um leque de novas oportunidades comerciais, de pesquisas, informações, etc. 

A primeira mensagem foi enviada em 29 de outubro 1969, pelo professor Leonard Kleinrock, funcionário da Universidade da Califórnia em Los Angeles. A palavra “Login” foi enviada para o computador do “Stanford Research Institute” somente a letra “o” apareceu no computador, o sistema parou de funcionar. 

O cientista Tim Berners-Lee criou a World Wide Web 1992. A Netscape empresa americana lançou o protocolo HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure). 

A internet nasceu com objetivos de resguardar bases americanas, e ao mesmo tempo na iminência de ataque as bases americanas os sistemas de comunicações continuasse a funcionar. Assim foi desenvolvida pois não há um comando central. Desta forma se um sistema deixa de funcionar outra continua operando. 

No Brasil as primeiras ligações de rede surgiram em 1988, neste mesmo ano o “Ibase” lança o Altex, serviço brasileiro de internet não acadêmica e não governamental. 

Existe também um órgão para registro de domínios o FAPESP (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo).

Alguns domínios bastante usados:

¨ art _ artes, musica, etc;

¨ esp _ esportes em geral;

¨ ind _ provedores de informações;

¨ psi _ provedores de serviço Internet;

Antes so existia dois domínios com uso geral:

¨org _ instituições não governamentais;

¨ gov _ uso instituições governamentais.

Atualmente existem milhares de redes espalhadas pelo mundo. O que permite que haja comunicação entre transmissões é o protocolo TCP/IP Transmission Control Protocol/Internet Protocol. 

O mundo em suas mãos, um privilégio da vida moderna, nenhuma invenção atingiu em tão pouco tempo tantos usuários. Em apenas quatro anos alcançou cinquenta milhões de usuários no mundo.

Considerada como uma das maiores invenção do mundo, atualmente faz parte do nosso dia-a-dia, tanto na vida profissional e pessoal, a facilidade de comunicação e rapidez tornou o mundo numa aldeia global. 

Porém o acesso sem autoridade transforma esse orbe virtual num ambiente sem direção, quando os pais perdem o controle perante os filhos, podemos equiparar-se a uma cidade onde o perigo é constante. 

Autor: Profº. Plínio Farias 

Referencias: 

www.dcc.ufmg.br/~mlbc/cursos/internet/historia/Brasil.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet