quarta-feira, janeiro 29, 2014

HISTÓRIA MITOLOGIA HÊLENICA, GRÉCIA

Mitologia Helênica
Os gregos possuíam e acreditavam em várias divindades, cada divindade possuía uma incumbência exclusiva. Havia o protetor dos mares, amor, vegetação, etc.
Tinham sentimentos, raiva, ciúme, inveja, piedade, etc.
Por acreditarem nas ingerências dos deuses na transcorrência dos dias de suas vidas e na natureza, os gregos proporcionavam sacrifícios a essas divindades e cultos.
Essas divindades viviam no Monte mais alto da Grécia Monte Olímpo. Existiam doze deuses principais. Zeus considerado deus do trovão, era conjugado com “Hera” apreciada como protetora do casamento e das mulheres.
Outros deuses importantes eram Posêidon, irmão de Zeus; Apolo deus da música; Hefesto, do fogo; Atena, da sabedoria; Ares, da guerra; Afrodite, do amor; Héstia, dos lares, etc.
Havia os semideuses, eram os filhos dos deuses com humanos, segundo mitologias helênicas embora fossem mortais esses divos possuíam poderes sobre-humanos. Exemplo Héracles (ou Hércules) filho de Zeus com Alcmena, detentora da coragem.
Esses mitos eram partes das crenças gregas, os nomes dados aos planetas do sistema solar são derivados da mitologia grega.

Essas crenças são exemplificadas como: Mitologia conjunto de crenças fictício e imaginados. Enquanto a religião cria ritual e práticas com base e prova estabelecendo vínculos com a espiritualidade.

Os gregos eram politeístas, acreditavam em várias divindades, distinguida como “mitologia grega”, acreditavam que esses ídolos eram reais.
Autor: Prof. Plínio Farias
Referências: Azevedo, Gislane Campos- Reinaldo, Seriacopi. Da pré-história á antiguidade (Projeto Taláris) Ed.Ática-SP - 2012