sábado, maio 24, 2014

HISTÓRIA: AS PRIMEIRAS UNIVERSIDADES

AS PRIMEIRAS UNIVERSIDADES

No século XI, foram criadas na Europa as primeiras escolas de ensino superior, batizada com o nome de Universidade. Na cidade de Bolonha, na Itália, país localizado no continente europeu, foi construído a primeira instituição de ensino superior.

Os primeiros cursos oferecidos foram: Medicina, Astrologia, Direito e Teologia.
Em Salvador capital do Estado da Bahia, em 1808, foi fundada a primeira Universidade do Brasil. Logo depois foram criadas outras instituições de Ensino no Estado de São São Paulo e no Estado de Pernambuco, precisamente e na cidade de Olinda.

A igreja católica era responsável pelo ensino no Brasil. O contato entre os Lusitanos e nativos mudou expressivamente alguns costumes e tradições culturais dessas sociedades que viviam em harmonia com a natureza, principalmente em relação aos diversos dialetos, falados pelos primeiros habitantes do Brasil.

A vida acadêmica estava permeada nos alicerçares das Universidades tradicionais europeias. A primeira Universidade a oferecer cursos diversificados no Brasil foi a Universidade do Rio de Janeiro, em 1920.

Estas instituições de ensino colaboraram para os primeiros avanços do pensamento científico. As primeiras Universidades nasceram com o objetivo de substituírem as escolas cavalheirescas. Essas escolas destinavam a formação de homens guerreiros, época marcada por guerras, pestes e fome.

Este período foi conduzido pela igreja católica. A cultura, assuntos políticos e outros valores sociais eram fundamentados nos denodos da Igreja Católica, época marcada pela repressão ao saber.

Com a criação dessas instituições, novos métodos e práticas de ensino surgiram. Essas agremiações agora eram promotoras dos conhecimentos, e atraiam pessoas de varias partes em buscar do saber.

Universidades mais antigas do mundo:

Universidade de Bolonha - Pais Itália –Ano 1088
Universidade de Oxford- Pais Reino Unido –Ano 1096
Universidade de Paris- País França –Ano 1170
Universidade de Modena - País Itália–Ano 1175
Universidade de Cambridge- País Reino Unido–Ano 1209
Autor: Prof. Plinio Farias

http://.wikipedia.org/.../Anexo:Lista_das_universidades_mais_antigas_do_m...
Rocha, Manuel José Fonseca - Met. de Ensino Superior -
Centro Universitário Leonardo da Vinci - Indaial-SC. 2009.