quinta-feira, julho 24, 2014

A GUERRA CONTRA O PARAGUAI

guerra Contra o Paraguai

Até o século XIX, os limites territoriais do Sul da América Latina não estavam inteiramente definidos. Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai após tornaram-se independentes não haviam delimitado suas fronteiras.

Estas nações eram administradas e dominadas pelas metrópoles europeias: Portugal e Espanha.

Assim como o Brasil e demais países que se desvincularam das metrópoles europeias, temiam os governantes que um único país controlasse além de suas fronteiras, a náutica dos rios Paraná e Paraguai e o estuário do rio da Prata.

Era esse o único meio de transporte para adentrar e continuar com o monopólio do referido Estado. O Brasil e  demais países usavam essa via fluvial como principal meio de transporte,  para exportarem e importarem seus produtos. No entanto, o Estado do Mato Grosso localizado na região centro oeste, precisava basicamente dessa via fluvial para exploração e condução de seus produtos. 

O impedimento de navegar nesses rios deixou o Estado do Mato Grosso isolado. Outro fato que induziria ao primeiro conflito sul americano entre as recém-criadas nações era a intervenção nos assuntos internos que o Brasil e Argentina adotaram perante a República Uruguaia país situado na parte sul do Brasil.

Devido algumas contradições políticas no ano de 1864, tropas brasileiras invadiram o Uruguai, com objetivo de derrubar o governo Uruguaio. A intervenção brasileira nos assuntos internos do Uruguai levou o governo do Paraguai a romper os laços bilaterais com o Brasil.

Em 1864, no rio Paraná um navio Brasileiro foi prendido pelo governo do Paraguai, em dezembro do ano corrente o governo do Paraguai declarou guerra ao Brasil, em seguida as tropas paraguaias invadiram o Estado do Mato Grosso.

Em 1865, o governo da Argentina não permitiu que as tropas do Paraguai cruzassem seu território e marchasse até o Uruguai, à recusa ao pedido induziu o governo do Paraguai a declarar guerra aos argentinos.

Com objetivo de estabelecer a ordem, proteger e recuperar os seu patrimônio e expulsarem as tropas invasora, o Brasil, Argentina e o novo governo Uruguaio, firmaram um acordo de cooperação, que ficou conhecido por Tratado da Tríplice Aliança.

A guerra do Paraguai ocorreu entre 1864 e 1870, a politica expansionista adotada pelo Presidente do Paraguai Francisco Solano Lopez, gerou mal estar aos interesses políticos e expansionistas do governo inglês.

Os resultados deixados por esse embate afetaram todos os envolvidos, principalmente o Paraguai que teve sua população drasticamente reduzida, a indústria paraguaia foi praticamente afetada e extinguida, a maioria dos sobreviventes eram mulheres e crianças.

Em nove de janeiro de 1872, o governo brasileiro assinou um tratado de paz, as fronteiras que eram reivindicadas foram estabelecidas, devido às despesas o Brasil passou por uma crise financeira, pois as despesas geradas com a guerra representavam o dobro dos gastos do Império.

Muitos dos combatentes eram escravos.  Para sustentar a guerra o Brasil precisou do apoio da Inglaterra, a dívida com a Inglaterra levou o Brasil a tomar empréstimos para sanar compromissos deixados pela guerra principalmente com a Inglaterra, pais que apoio a tríplice aliança.

Esses países geraram grandes dívidas com os ingleses e para sanar a crise econômica que foi gerada com a guerra, os defensores do sistema republicano tinham o exército como um grande aliado, no ano de 1889 é estabelecido o regime republicando no Brasil.

Autor: Prof. Plínio Farias
Referencias: Azevedo, Gislene Campos- Reinaldo, Seriacopi. Da pré-história á antiguidade (Projeto Teláris) Ed. Ática – Estado. SP - 2012.