sábado, julho 18, 2015

A arte e a história

As obras de arte fazem parte da história dos seres humanos, é uma criação ou representação humana com objetivo simbólico ou determinado. As pinturas, esculturas, música, poemas, etc.
São fontes de pesquisas e fazem parte também da história e determinado período. Enfatizado o momento vivenciado pelo autor.
Auxilia o pesquisador a um olhar critico na história não só em relação ao passado. As diversas representações artistas são formas de expressões, ideias, emoções que o artista vislumbra do mundo. Ou seja, elas representam os aspectos políticos e culturais e a formação de determinado povo e suas belezas naturais.
A imagem anexa representa a formação da identidade da nação brasileira.
No século XVI, alguns artistas se deslocaram da Europa para o Brasil colonial com objetivo de retrataram os diferentes momentos da realidade do povo brasileiro.
Em 1554-1619 o frade português Belchior Paulo foi um dos primeiro a transpor para a tela os valores e costumes do povo brasileiro.
Atualmente a uma grande difusão e preservação do legado artístico deixando pelos nossos descendentes ao longo da história. No século XX, foram criadas instituições, museus, galerias, etc. muitas dessas exposições são destinadas ao publico em geral.
O avanço tecnológico principalmente com a criação da mídia foi primordial para a difusão da arte. Atualmente ocorrem eventos internacionais, alguns bastantes conhecidos, como as bienais de Veneza, na Itália, na cidade de São Paulo no Brasil.
Algumas instituições como a UNESCO apoia a conservação dos monumentos mundiais, através da criação de listas de Patrimônio mundiais.  
As primeiras representações em forma de arte apareceram na Idade da Pedra, uma dessas expressões eram as figuras rupestres desenhadas nas paredes das cavernas.
Portanto a arte pode ser representada através da: Músicas, danças, costumes, pinturas, arquitetura e outras diversas formas.
As produções artistas colaboram no aprendizado de determinado período, oferecendo subsídios para o estudo dos valores particulares de determinado povo.
Estes valores artísticos devem ser levados para as salas de aulas, pois fazem com que os alunos entendam a evolução humana.
Autor: Prof. Plínio P. Farias.
Imagem site: http://www.eloizanetti.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/04/mesti%C3%A7os.png 
Referências: Acki, Virgina – EJA Moderna – Educação de Jovens e Adultos – 9º ano - pags. 304 a 305Outras Ref. pag. 428 - Obra coletiva ed. Moderna – 1.ed – São Paulo – 2013