domingo, agosto 09, 2015

Censura e Repressão no Período Militar

No período Militar muitos artistas produziram músicas com letras contundentes que questionavam o novo sistema de governo, principalmente as medidas adotadas pelo regime vigente após o golpe de 1964. Muitos desses artistas deixaram o Brasil e foram residir em outros países, devido à coibição que os governantes militares impuseram aos brasileiros e aos artistas

 A conduta repressiva imposta pelos militares não foi acatadas por parte da população, que foi às ruas clamar por democracia.

Uma das primeiras obras censurada foi Tamandaré, composição do cantor Chico Buarque.  A música foi impedida de veicular nos meios de comunicações, uma vez que na visão dos militares, insultava e desrespeitava a memória do Patrono da Marinha do Brasil, o almirante Tamandaré, Joaquim Marques Lisboa (1807)–(1897).

Foi um momento de transformação na vida dos brasileiros, tornou-se impossível falar de democracia, liberdade e justiça social. A maioria dos artistas e outros grupos eram reprimidos violentamente, até aquele momento à ideologia era a doutrina da segurança nacional.

O governo militar tentava mostrar a população que no Brasil existia plena democracia, no entanto os movimentos e passeatas eram reprimidos, compositores eram exilados para outros países, professores presos, estudantes que se manifestassem contra o regime também eram punidos. Mas foi nessa aparência que em 1967 o regime promulgou a constituição, que vigorou até 1988 quando finalmente foi elaborada outra constituição com diversas inovações.

Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e vários outros artistas e cantores, compositores e escritores que desafiaram a ausência de liberdade e expressão foram forçados a expatriarem.

Livros, filmes, musicais, peças teatrais, novelas, seriados e outras obras foram censurados, as justificativas mais comuns eram: propagandas contra o regime em vigor, palavrões, conteúdo subversivo, atentado a moral e aos bons costumes. Foram muitas manifestações que ocorreram contra o regime militar. As músicas denunciavam a luta contra o regime, os festivais foram um meio para a oposição combater a censura estabelecida pelo vigente de 1964.

Em 1988, foi promulgada uma nova Constituição brasileira, onde foi decretado o fim da censura. Os veículos de comunicações estavam sujeito à inspeção antes de serem exibidas suas programações. Geralmente vários trechos das reportagens eram deixados em branco em forma de protestos.

Autor: Prof. Plínio Farias

Referências: Acki, Virgina – EJA Moderna – Educação de Jovens e Adultos – 9º ano - pags.  304 a 305
Outras Ref. pag. 428 - Obra coletiva ed. Moderna – 1.ed – São Paulo – 2013
www.moderna.com.br