sábado, março 26, 2016

As primeiras cidades

Os primeiros seres humanos, para abrigarem-se dos perigos da natureza, animais, frio, etc., ergueram abrigos que eram feitos de pedras e ossos e pedaços de paus. Alguns habitavam em cavernas, em grutas ou em céu aberto. Esses refúgios constituíram às primeiras habitações dos seres humanos.

Desde o começo do período colonial no Brasil a questão referente à moradia está relacionada a imensas desigualdades sociais existentes neste país.

Com o ingresso das bandeiras ou expedições no interior do Brasil, principalmente com a descoberta das minas de ouro foram construídos perto dessas minas de ouro alguns cabanas e casebres, algumas desses locais cresceram e se transformaram em vilas, algumas vilas transformaram em cidades, devido ao estágio de desenvolvimento que iam apresentando.

Essas vilas cresceram sem nenhum plano urbano. Realidade presente nos dias atuais. Onde casas, prédios, ruas, loteamentos que surgem sem qualquer projeto urbanístico causando consequências para os moradores e, sobretudo, para os governantes resolverem.

Os primeiros seres humanos habitavam moradias simples, feitas de folhas, ossos e peles de animais. Com o passar dos tempos os seres humanos começaram a utilizar outros recursos mais adequados para se abrigarem das tempestades, dos animais e do frio, etc.

A partir daí começaram a surgir vários tipos de moradias que variavam de acordo com o ambiente em que viviam e do material encontrado.
As primeiras casas surgiram na Ásia, numa região conhecida por Mesopotâmia. Mesopotâmia é uma palavra de origem grega que significaentre rios”. Nessa região foi construída a cidade da Babilônia que se transformou em um dos maiores impérios do passado.

A região da Mesopotâmia era habitada por vários povos. Um dos principais povos que habitaram essa região foram os sumérios. Além de criaram a escrita, os sumérios construíram as primeiras urbes do mundo: Ur, Uruk. Eridu e Nipur foram às primeiras cidades do planeta.

Outros povos se estabeleceram às margens dos rios, formandos cidades. Essas civilizações ficaram conhecidas como civilizações fluviais.
No Egito, ás margens do rio Nilo foram fundadas várias cidades, outras surgiram no vale dos rios Hoang-Ho (Rio Amarelo) e Yang-Tsé (Rio Azul) na China, país que está localizado no continente asiático.

No Brasil em algumas regiões os primeiros habitantes moravam em cavernas ou em grutas. Construíam simples moradias que eram cobertas de palhas, usavam troncos de arvores como coluna.

Em vários lugares do Brasil principalmente na zona rural os mesmos métodos utilizados nos tempos antigos para erguer moradias são empregados nos dias atuais.
Os povos indígenas que habitam nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil mantêm os mesmos costumes e tradições dos seus antepassados. Suas habitações são construídas conforme a arquitetura que seus antepassados usavam.
As primeiras casas, igrejas, edificadas em solo brasileiro algumas sofreram influência portuguesas no período colonial.

As habitações feitas de taipa ou pau a pique eram bastante utilizadas. É uma técnica construtiva antiga que ainda hoje é empregada na construção de casas na zona rural. A estrutura e feita de paus, varas e bambus que se entrelaçavam, os espaços vazios são preenchidos com barro molhado e amassado que abarrota os espaços deixados para formação das paredes.

Com o passar dos tempos novas técnicas foram desenvolvidas, atualmente são empregados blocos que são feitos de cimento misturado com areia e água, blocos de gesso, etc. Há variedade no mercado de telhas, algumas são feitas de amianto outras de barro queimado, etc.
Nossos antepassados jamais ponderaram que algum dia fosse construído edifícios com mais de dez, cinquenta, cem e até duzentos andares, conhecidos como arranha céus.

As cidades passaram e estão em constante processo de urbanização com aproveitamento dos espaços e a utilização tecnológica. Todas as transformações sobrevindas desde a colonização, principalmente no século XIX colaboraram para o aumento da população. Cidades passaram a existir sem infraestrutura e sem saneamento básico.

A partir do século XX, deu-se inicio ao processo de industrialização do Brasil, esse acontecimento foi responsável pela migração do homem do campo para os centros urbanos, migravam da zona rural em busca de ofício que lhes oferecessem condições de vida mais digna e humana.

Todavia com toda disponibilidade tecnológica, industrialização, elevados impostos, dinheiro nas mãos de políticos desonestos, aplicação dos recursos em prol da sociedade faz com que os serviços necessários não cheguem a toda à população.

Outro fator que contribui para os agravos urbanos é o êxodo rural, o êxodo das regiões mais pobres para as áreas industrializadas. Contudo estas cidades não estão organizadas para receberem novos residentes. Passam com isso a enfrentar problemas de diversas naturezas, como habitação, falta de lazer, saúde pública, criminalidade, transporte, educação e emprego, etc.

Autor: Professor Plínio Farias  

domingo, março 20, 2016

População brasileira

População brasileira

O Brasil está situado no continente americano, exatamente na América Latina, sua capital é a cidade de Brasília, foi construída para ser a nova capital do Brasil.

O Brasil já teve três capitais, a primeira capital foi à cidade de Salvador e a segunda a cidade Rio de Janeiro, Brasília e a atual capital federal.

A população brasileira é uma das maiores do mundo, o IBGE é a instituição responsável pelo Censo, ou seja, é responsável pela contagem da população brasileira. Atualmente a população abrange cerca de 218.000.000 milhões de habitantes.

Contudo o território brasileiro é muito extenso há algumas regiões pouco habitadas, principalmente as regiões norte e centro-oeste do Brasil.

Calcula-se a população relativa de um país, dividindo o número de habitantes pela extensão territorial. Daí tem se o número de habitantes por quilometro quadrado (hab./km2), deste modo, com o censo do ano de 2010 tem-se o seguinte resultado.
Brasil: densidade demográfica – 2010
População                      190. 732.694 hab.               
-------------------------- =   --------------------------- =  22,4 hab./km2           
Extensão territorial           8.514.876 km2

A riqueza concentrada nas mãos de uma minoria da população, desigualdades econômicas aliadas principalmente à má distribuição de renda, fazem com que milhares de pessoas migrem para as regiões Sudeste e Sul do País.

São essas realidades regionais que algumas regiões contam com altos índices de densidade demográfica, e muitos habitantes de diversas partes do Brasil tendem a migrarem em busca de novas oportunidades de trabalhos e melhores condições de vida.

As regiões Sudeste a Sul são as mais ricas, nestas regiões estão situados os maiores parque industrial da América Latina e as maiores indústrias, assim como, hospitais, universidades e comercio etc.

A região Norte e Centro-Oeste possuem as menores taxas populacionais  e extensas áreas para seres povoadas.

A floresta Amazônica e o Rio Amazonas estão localizados na região Norte do Brasil.  Outros rios de grande porte são afluentes do Rio Amazonas. Alguns rios conhecidos:  rio Negro, rio Tocantins, rio Tapajós, etc.

A região Nordeste sofre com a falta de chuva constantemente, algumas cidades vivem do turismo, há algumas indústrias de pequeno e grande porte.

Autor: Plínio Farias