sexta-feira, abril 01, 2016

O Mundo Mudou

O surgimento do capitalismo industrial se deve em grande parte ao desenvolvimento tecnológico e a invenção da máquina a vapor na Inglaterra. O Capitalismo Industrial é uma fase da história dos acontecimentos ocorridos anos anteriores principalmente na década de 1780 a 1870. A população era dividida em classes sociais: existiam os trabalhadores assalariados, proprietários de terra arrendada e a burguesia.

A primeira máquina industrial transformou o mundo e a vida de cada ser humano, ou seja, alterou o jeito das pessoas viverem.  Antes o trabalho precisava da força braçal. Em 1768 na Inglaterra um comerciante e um relojoeiro auto de data, idealizaram e inventaram a primeira máquina de tecer fios. Conseguiu transformar o algodão cru em fios. A partir daí nasceu um novo modelo de produção que ficou conhecida como Revolução Industrial. A matéria-prima passa por um processo de industrialização. Nasce a sociedade de consumo.

Máquinas de diversos modelos para determinados fins foram planejadas e feitas para operarem por várias horas.  Essas máquinas transformam e produzem em grandes quantidades a matéria-prima em manufaturas (produto para o consumo final).

Essas invenções fizeram com que os artigos produzidos fossem comercializados por valores mais baratos. Passou haver produto excedente no mercado. Os proprietários das fábricas buscaram novos rotas comerciais para venderem a produção excedente.

Grandes plantações passaram a existir para abastecer as fábricas. O minério e retirado da terra para movimentar e fabricar equipamentos. O trem de ferro foi inventado. Esse tipo de transporte consiste num ou vários veículos (vagões ou carruagens) ligados um ao outro. Transporta várias pessoas e mercadorias ao mesmo tempo em curto período.

Esse excedente gerou riquezas e criou novas rotas comerciais mudando a rotina da humanidade.

Porém nem todas as pessoas tinham condições de comprar esses artigos. Havia muitos desempregados, o salário não supria todas as necessidades. O êxodo rural inchou as grandes cidades. Em cinquenta anos a cidade de Londres, capital da Inglaterra triplicou o número de habitantes e outras surgiram devido à expansão do comércio.

As cidades não estavam preparadas para o novo ritmo de desenvolvimento, doenças, fome, morte, esgotos a céu aberto, poluição sonora, desmatamento, os rios começaram a receber dejetos, poluição no ar, saques, etc. Vários tipos de enfermidades apareceram e outras sequelas.

Surgiram os centros comerciais, grandes lojas, Shoppings Center, divisão do trabalho, criação dos sindicatos, as Leis, etc. A indústria não produziu apenas bens e consumo, mas também produziu equipamentos para guerra: armas, munições, bombas, submarino, aviões e carro tanques, algumas dessas invenções foram criadas para facilitar a vida da humanidade. Infelizmente muitas dessas invenções são empregadas para o extermínio da natureza e do próprio ser humano.


Professor: Plínio Farias