quinta-feira, junho 23, 2016

          Cidades Antigas da Grécia

Três cidades gregas Atenas, Corinto e Alexandria simbolizavam a grandeza política e o poder econômico no passado, elas desfrutavam de reputação entre todas as cidades do mundo civilizado.
.
Em Atenas, a Ágora (e a Acrópole destaca-se como locais de concentração política e religiosa). O prestígio de Atenas na antiguidade destaca-se pelo fundamento e solidez de suas instituições, principalmente pelo poderio militar, destacando especialmente o valor intelecto e artístico.

Cerâmico era o bairro mais procurado por ser um dos mais desenvolvido, local onde todos buscavam por animação, grandes casas de prostituição. Também era o bairro procurado por viajantes, artistas e comerciante de todos os lugares.
.
O legislador Sólon, foi escolhido como administrador era considerado o fundador da democracia ateniense. Criou impostos nos lugares de meretrícios.

Com os lucros obtidos a partir dos impostos das casas de prostituições dos escravos e das mulheres que viviam do comércio de seus corpos. Sólon construiu um templo para Afrodite Pandemos considerada a patrona do amor.

Considerado como o maior legislador, Solon redigiu leis, realizou reforma monetária, transformando Atenas em uma cidade prospera.

Corinto a cidade onde viajante do oriente e do ocidente tinham passagem obrigatória. Foi um grande centro do mundo grego clássico, pela sua situação geográfica localizada entre dois delfos. 

Possuía um grande Porto, suas atividades portuárias se sobressaem devido sua localização. A existência de um forte comércio e de indústrias contribuiu para fazer de Corinto uma cidade animada. O Luxo e a depravação eram conhecidos por todos.
.
Apesar de seu intenso comércio,  Em Corinto havia muitas casas de prostituição. Era conhecida pela fama de cidade dos prazeres fáceis, e também de traficantes de escravos,

Corinto foi uma das cidades mais profanas do mundo grego. O prazer e a luxúria que ostentavam eram naturais na cidade. Destruída pelos romanos em 146 a.C. e depois reconstruída por César, Corinto jamais perdeu sua reputação.

A cidade de Alexandria destaca-se por suas dimensões e belezas, várias construções suntuosas, grandes templos e belas residências particulares. Alexandria teve um grande desenvolvimento que muitos a consideravam como a cidade mais importante daquela época, pela sua beleza, tamanho e seus recursos e prazeres sensuais.

A cidade Alexandria surpreendeu os gregos acostumados com as plantas de suas ruelas. Apresenta modernismo e esplendor arquitetônico nas construções públicas e particulares.
            
A cidade é dividida bairros, é separada por classes sociais e origens étnicas. É no bairro Rhocotes que se concentram os imigrantes oriundos da Ásia Menor e do mediterrâneo oriental. Algumas vezes a população é mal controlada pelas autoridades, evidenciando motins, com diferentes resultados, opondo o povo alexandrino aos reis.
          
Três cidades, cada uma destacam-se por suas personalidades e originalidades. Boa parte da população está dentro do parâmetro institucional do Estado. São os cidadãos e suas respectivas famílias.

Mas também há aqueles que não estão dentro dos quadros sociais, e na antiguidade isto geralmente significava escravidão ou viver de expedientes e prostituição.
                      
A Ágora de Atenas foi um espaço público de fundamental importância na constituição do espaço urbano da Atenas clássica.

Professor: Plínio Farias


                                    Referência

           SALLES, C. Nos submundos da Antiguidade. São Paulo:  Brasiliense 1982.