terça-feira, julho 26, 2016

O Fim da União Soviética

O fim da União Soviética no inicio dos anos 1990, desencadeou numa serie de transformações política, econômica e social. Passando por uma crise econômica e sobre pressão externa o líder soviético Mikhail Gorbatchev, implantou algumas reformas em vários setores, principalmente abertura ao mercado externo.

Em 1991, alguns comunistas insatisfeitos com o rumo que a URSS estava adotando, efetuaram um golpe de Estado. Mikhail Gorbatchev foi deposto por três dias. Liderada por Boris Leltsin e pela população os golpistas foram depostos, retornando ao comando o líder Mikhail Gorbatchev. Porém em dezembro de 1991 Mikhail renunciou à presidência da URSS.

A crise levou a desagregação da URSS várias repúblicas tornaram independentes, rompendo com Rússia.  O fim do partido comunista estava decretado.

Os resultados gerados pela burocratização foram ficando difícil de controlar principalmente a situação econômica, social e política. No entanto não foi somente esses embates que levaram a URSS desfazer-se do bloco comunista. Outros acontecimentos originaram lesões ao regime comunista Soviético.

A guerra fria entre a URSS e os EUA exigia de cada país investimentos em armamentos bélicos.  Há URSS em 1950 e início dos anos 1960 passou por um período próspero. A população presenciou algumas melhorias e ofertas de moradias e empregos. Foi o primeiro país a se lançar na frente na corrida espacial, com o lançamento da primeira nave não tripulada (Sputinik) depois veio o lançamento do primeiro cosmonauta Yuri Gagarin.

Entretanto o que abalou as estruturas do regime soviético foi o fechamento do país as nações-não socialistas. Isso levou a União Soviética a passar por um período de atraso econômico e levaram as indústrias soviéticas ao caos. Sem falar nos gastos gerados pela corrida armamentista contra os americanos na conhecida Guerra Fria. 

                                 SEGUNDO PASTORE (2008)
No ano de 1985, o estadista Mikhail Gorbatchev assumiu o controle do Partido Comunista Soviético com ideais inovadoras. Entre suas maiores metas governamental Gorbatchev empreendeu duas medidas: a Perestróica (reestruturação) e a glasnost (transparência). A primeira visava modernizar a economia russa com a adoção de medidas que diminuía a participação do Estado na economia. A glasnost tinha como objetivo abrandar o poder de intromissão do governo nas questões civis. A ação renovadora de Mikhail Gorbatchev criou uma cisão política no interior da União Soviética. Alas ligadas à burocracia estatal e militar faziam forte oposição à abertura política e econômica do Estado.
As medidas adotadas pelo presidente Mikhail Gorbatchev para diminuir a participação do Estado na economia tinha como objetivo da liberdade aos empresários justamente na economia da nação.

                   SEGUNDO PASTORE (2008)

Em esfera internacional, a União Soviética buscou dar sinais para o fim da Guerra Fria. As tropas russas que ocupavam o Afeganistão se retiraram do país e novos acordos econômicos foram firmados junto aos Estados Unidos. Logo em seguida, as autoridades soviéticas pediram auxílio para que outras nações capitalistas fornecessem apoio financeiro para que a nação soviética superasse suas dificuldades internas.

Essas transformações tanto no contexto econômico, social e politico ficaram conhecidas por neoliberalismo.  Os setores empresariais e financeiros tomavam as decisões. Uma política internacional onde o governo só tomasse alguma decisão quando o setor financeiro estivesse estagnado.

As tomadas de decisões por parte de Mikhail Gorbatchev criou uma cisão política no partido soviético. Entretanto um grupo de liberais liderados por Boris Leltsin defendia as mudanças que estavam acontecendo eles defendiam a privatização do setor industrial, abertura para o mercado externo.

Em 1992 Boris Leltsin, assume o governo. Algumas reformas são perpetradas. Porém enfrentou uma crise econômica, levando o mesmo a renunciar. Assume o seu lugar Vladimir Putin.

Com dificuldade em se manter, a queda do regime soviético era iminente. Devido a esses acontecimentos e outros tantos.

Na cidade de Alma Ata, capital do Cazaquistão, os lideres das repúblicas recém-independentes reuniram-se para oficializar a criação da Comunidade de Estados independente (CEI) e o fim da União Soviética.

Relação dos países que faziam parte da URSS:
  País                                              Capital

Rússia                    
Moscou          
Estônia                   
Tallinn
Lituânia                 
Vilnius
Ucrânia                  
Kiev
Letônia                    
Riga
Moldávia                
Kishinev
Geórgia                  
Tbilisi
Armênia                 
Erevan
Cazaquistão            
Alma-Ata
Azerbaijão              
Baku
Bielorrússia             
Minsk
Tadjiquistão            
Dushanbe
Quirguistão            
Frunze
Uzbequistão            
Tashkent
Turcomenistão
Ashkhabad























Conclusão
Disponível: www.grupoescolar.com/.../o_fim_da_uniao_sovietica.html
Disponível: PASTORE Natacha Bordin
Fonte: http://natachapastore.blogspot.com/2008_06_01_archive.html
wikipedia.org/wiki/Dissolução_da_União_Soviética