domingo, setembro 18, 2016

O DESERTO

Há um vácuo,
Um silêncio
Preenchendo
Os meus espaços.

Caminhos,
Inabitados.
Atravessando,
Procurando,
Saindo,
Vivendo,
Oásis,
Encontrado.

É preciso seguir!
Sem demora.                                                     
Esperança
Vitória.

Amanhece!
O sol aparece.
O dia!
À noite!
Agora!
Seguirei
Promessas
Concretizarei.


O que fiz?
O que não pratiquei!
Sinto sede
A sede que senti
A água que procurei.
Vida,
Oásis que encontrei.

Oh!
Felicidade.
Não mim aprazes!
Neste momento
Em que encontro paz.

Seguirei
Posso errar
Mas é preciso encontrar.
O meu eu, assim posso recomeçar.


Autor: Plinio Farias.

sábado, setembro 17, 2016

O Continente Europeu

Situa-se entre três hemisférios: o setentrional, o ocidental e oriental. Suas fronteiras fazem divisas a oeste com a Ásia, ao norte África, a leste Oceano Atlântico e ao sul Oceano Glacial Ártico. Os países mais desenvolvidos e com maior renda per capta do mundo estão localizados no continente europeu.

A Europa é considerada como o centro do mundo, os habitantes desse continente foram os responsáveis pela colonização de outros continentes, impondo suas culturas, costumes e tradições. Seu território ocupa o quarto lugar, com 10.498.000 km².

Cinquenta países fazem parte do continente europeu. Rússia e a Turquia estão situadas tanto no território europeu como no território asiático

Em 1 de janeiro de 1999 o Euro foi adotado como moeda única, (símbolo €; código :EUR)  circulando em 16 países. Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal. Recentemente a Inglaterra se-desvinculou da União Europeia.

Os países mais desenvolvidos e ricos estão situados na Europa: Alemanha, Itália, Inglaterra, França, Espanha, Holanda, Finlândia, Suíça.  O nome Europa tem sua origem na mitologia grega, era o nome duma princesa e uma mulher que segundo a mitologia grega Zeus se apaixonou.

A maioria dos países desenvolvidos faz parte da União Europeia (UE),foi criado para abolir  as barreiras ao comércio e o trânsito nas fronteiras
.
Algumas instituições supranacionais foram criadas para fortalecer o comércio e salvaguardar os interesses dos membros: UE (União Europeia), EFTA (Associação Europeia de Livre Comércio), CECA (Comunidade Europeia de Carvão e Aço), CE (Comunidade Europeia) e EEE (Espaço Econômico Europeu) essas instituições representam os interesses do grupo em geral.

O continente europeu é banhado por diversos rios os mais importantes são rios Reno, Douro, Tejo, Sena, Danúbio, Volga, Tibre, Elba, Tamisa, e Ebro.

Vários acontecimentos marcaram a Europa transformando a vida de todo o planeta. A Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial e a Revolução Industrial foram alguns dos acontecimentos que mudaram o planeta.

A fauna é bem diversificada, os animais mais comuns são: rena, cavalo, urso, lontra, raposa, porco-espinho, ouriço, falcão, javali, lebre, lince, perdizes.
.
Línguas mais faladas: russo, francês, alemão inglês, italiano.

Luxemburgo tem a maior renda per capita da Europa. O vaticano e Mônaco são os menores países da Europa. O vaticano localiza dentro do território italiano. A Europa é o continente mais influente da história moderna, em vários lugares do mundo os costumes, as tradições e a cultura europeia influencia diversos povos.


Autor: Plínio Farias