quinta-feira, fevereiro 28, 2013

HISTÓRIA: OS BENEFÍCIOS DA FRUTA NONI

Noni a Fruta e Seus Minerais
Noni é uma fruta proveniente de alguns países do continente asiático, e de algumas Ilhas do Oceano Pacífico. Esta fruta bastante popular nesses países, principalmente pela quantidade de minerais e poder curativo.
Seu olor é bizarro, seu gosto é exótico, atribuem-lhes vários pejorativos: Em alguns lugares recebe a designação de fruta de queijo ou fruta de vomição, devido o aroma e do sabor.
Em vários países da Ásia extraem a seiva deste fruto e mistura-se com outras substâncias,  tornando-se um complemento alimentar. Suas sementes são assadas e transformadas em farinha.  As folhas servem como chá, os extratos são transformados em cápsulas, também é degustado cru ou com sal.

Foi encontrada nesta fruta o ômega seis e o óxido nítrico, estes nutrientes enriquece a oxigenação e atua na memória.
Alguns estudos realizados indicaram ser rica em vitamina  (C e A). Possuem “acubina” importante nutriente na formação de anti-bióticos e anti-inflamatórios.
Esta planta adapta-se em florestas tropicais, em terrenos arenosos, é encontrada em vários habitats, principalmente em terrenos vulcânicos.  Atinge quase nove metros de altura, durante todo transcorrer do ano nascem flores e frutos. As flores são pequenas e brancas, quando colhida dissemina um forte odor.
Apesar do seu aroma desagradável, em alguns países da Ásia as pessoas alimentam-se deste fruto: Seja cozido ou com sal, suas sementes são ingeridas depois de assadas.
 
As formigas–tecelãs ou tecedeiras são atraídas por essa planta, fazem ninhos nas folhas, elas protegem essa planta de alguns incetos parasitas, o cheiro atrai o “morcego-da-fruta” ajudando na disseminação das sementes.

A comunidade científica ainda não pronunciou-se oficialmente sobre os benefícios desta planta, entretanto pesquisas têm sido feitas e algumas divulgadas, porém não oficializadas.

Em diversas culturas é usada como tratamento medicinais e terapêuticos. O uso é bastante secular. Na China, Japão e Tahiti, as follhas, flores, os frutos e o tronco servem para combater a febre e no tratamento dos olhos e da pele.

Do tronco extraem-se cera castanha-púrpura que recebe o nome de “Cera-batik”, é aplicada na tintura de tecidos.

Na Comunidade Europeia os países são proibidos de comercializarem qualquer outro produto feito a partir do fruto desta planta. Estabelece que é ilegal reivindicar efeito médico ou terapêutico, visto que os estudos realizados referente ao uso medicinal ainda não foram aprovados pelas autoridades competentes.
No ano de 2005, duas publicações relataram incidentes de hepatite, causadas por uma preparação a base de (Noni), várias agências reguladoras iniciaram investigações no intuito de solucionarem este episódio.
Porém os orgão responsáveis pelas pesquisas não encontraram qualquer indício de toxinas que causassem hepatite.  Mas descobriram a substâcia antraquinona na raiz desta planta. (Antraquinona: Composto derivado do antraceno,  usado na preparação de corantes).
Em 2006 a revista científica World Journal of Gastroenterology, não constatou nenhum efeito tôxico. No Brasil estudos ainda não foram realizados, não há nenhum resultado comprobatório em relação aos danos e benefícios que o fruto desta planta pode provocar, principalmente hepatite. Contudo a ANVISA proibiu a comercialização para fins medicinais.
 
Para ser usado como suplemento dietético, deve receber a classificação como remédio dos orgãos responsáveis, indicando a segurança e eficácia no tratamento de doenças.

Após pesquisas os cientistas isolam os princípios ativos para o tratamento de patologias. Atualmente vários laboratórios realizam pesquisas com o fruto desta planta.  Para comprovar a eficácia no tratamento de patologias, para os quais o suco do Noni está sendo recomendado. 

Pesquisas foram feitas em comundongos, e indicam que os componentes investigados nesta fruta são úteis no tratamentos de diversas doenças. Entretanto ainda não podem ser tranpostos para o uso clínico.

Desta forma isso não elimina a necessidade de acompanhamento médico caso seja prescritas, em alguns pacientes.

Atenção!!! No Brasil, está fruta vêem sendo pesquisadas, contudo, bastante cuidado ao fazê-lo uso. Os orgãos competentes ainda não tem um parecer oficial das reações referente ao consumo desta fruta.

Procure o médico antes de degustar.

Todas as informações foram extraídas da internet do site:

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Noni

Autor: Profº. Plínio Farias
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário