quarta-feira, agosto 28, 2013

HISTÓRIA: ILHA DE MARAJÓ

 
Ilha de Marajó

Está localizada na região norte do Brasil, fica na foz do rio Amazonas, faz parte do Estado do Pará, sua capital é a cidade de Belém.

O arquipélago é formado por diversas ínsulas, a maior recebe o mesmo apodo do arquipélago “Marajó”  é a maior ilha fluvial_marítimo existente da terra.

A maior ilha do arquipélago é conhecida por “o Marajó”. A ilha de Marajó foi povoada pelos índios marajoaras, seus traços artísticos são encontrados nas cerâmicas enlaçados por esboços.

Com extensão de 40 100 Km². A Ilha Marajó abriga diversas espécies de animais silvestres, belas praias, fauna, vegetações e paisagens exuberantes. Esses panoramas faz com que Marajó impila turistas para conhecer suas belezas e impulsionar sua economia.

Os nativos chamavam pelo nome de Marinatambal, “os portugueses” colocaram o nome de “Ilha de Joannes”.

Marajó possui o maior rebanho de búfalos do Brasil, é frequentadas por bastantes turistas. Conhecida em todo Brasil a popular  dança carimbó e lundu fazem parte da cultura marajoara.  No artesanato a cerâmica marajoara é conhecida em todo mundo. Possui praias fluviais conhecidas por “praia de água doce” e paisagens exuberantes.

Foi instituída como área de proteção ambiental. É formada por quinze municípios. A paisagem é constituída por campinas, matas virgens, lagos, praias e rios, a fauna e bastante diversificada. 

A economia é baseada na criação de búfalos, destacando também o artesanato, a culinária e o turismo, etc. 

Algumas cidades localizadas em Marajó: Afuá, Santa Cruz, Breves, São Sebastião de Boa Vista, Arari, Soure e Salvaterra. O percurso entre Marajó até a capital Belém é de três horas de barco.

Devido às chuvas fortes dos meses de janeiro e maio, a interligação entre as cidades é feita por vias fluviais. Nos meses de chuvas densas ocorre o fenômeno conhecidos por pororoca. É o encontro das águas dos rios. 

Os municípios mais próximos da capital são: Soure e Salvaterra, sendo também os mais desenvolvidos. 

Os relatos de suas tradições estão no Museu de Marajó, são obras relacionadas á arte, folclore e os costumes locais, etc.

Um país continental com suas peculiaridades, cada região com suas tradições, e encantos, fauna, climas diferentes e um só dialeto com diversos regionalismos. A Ilha de Marajó faz parte do imenso Brasil, a maior Ilha marítimo_fluvial do mundo é eldorado para ser descoberto.

Autor: Plínio Farias
 
Referências:
 
 
http://www.portalcapanema.net/index2. php?pg=noticia&id=4080