segunda-feira, outubro 21, 2013

HISTÓRIA: PROCEDÊNCIA DA BANDEIRA NACIONAL

Procedência da Bandeira Nacional. Após a proclamação da república, os grupos políticos reuniram-se para a elaboração do novo protótipo da bandeira brasileira. Foi decretada como bandeira do Império entre 1822 a 1889.Criada em 18 de setembro de 1822, por Jean Baptiste Debret e José Bonifácio de Andrada e Silva.

 A bandeira republicana foi criada provisoriamente em substituição à bandeira Imperial.
 
Prevaleceu entre 15 a 19 de novembro de 1889. Imitava a bandeira norte-americana.
 
Teve vida curta, apenas quatro dias, representava os interesses dos grandes proprietários de terras, especialmente os cafeicultores. Os mesmo desejavam um modelo de governo semelhante aos dos Estados Unidos.
Assim surgiu em 1891 o nome da confederação: “República Federativa dos Estados Unidos do Brasil”. Anos depois recebeu o nome oficial: República Federativa do Brasil.
Contudo esta bandeira não foi aprovada, os positivistas defendiam um regime centralizado diferente do sistema norte-americano.

Benjamin Constat, idealizou um modelo semelhante à bandeira monárquica.
 
Propôs uma citação com inspiração iluminista. “Ordem e progresso”, sendo oficializada como a nova bandeira do Brasil. A bandeira Nacional foi oficializada no dia 19 de novembro de 1889.Foi projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, desenho de Décio Vilares, a frase “Ordem e Progresso” é um lema positivista do século XIX. Em 19 de novembro comemora o dia da bandeira.
Autor: Plinio Farias
Referência: História-Contemporânea-1º edição- 8º Série-pg.184- Ed.ática-São Paulo-2013
Azevedo, Gislane Campos e Seriacopi Reinaldo 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário