domingo, agosto 03, 2014

HISTÓRIA: BUTÃO UMA NAÇÃO FELIZ

 Butão uma nação feliz


Localizado no continente asiático, ocupando uma pequena faixa de terra o Butão é um pequeno país que faz ao norte fronteira com a China e ao sul Índia.



A sede administrativa e a cidade de Thimpu,

Só existe um aeroporto em todo país e estar situado na capital.

A cidade de Thimpu está a 2 250 metros a cima do nível do mar. Algumas montanhas mais altas do mundo fazem parte da paisagem do Butão. Destacam-se as montanhas Gangkhar Puensum (7 541 metros) e a Jumolhari (7314) acima do nível do mar.

Os butaneses são considerados uma das nações mais felizes do mundo. O índice de violência é insignificante, não existem mendigos nas ruas, o índice de analfabetismo é zero, no tocante a corrupção não a registros.

Conviver em plena harmonia com o planeta é uma das primazias que os butaneses põem no dia-a-dia em prática, Essa consonância faz com que a nação butanesa seja considerada uma das mais bem-aventuradas do mundo.



É o único país do mundo a criar o Gross National Happiness (Felicidade Interna Bruta), ou seja, índice de política pública.

O Gross National Happiness está dividido em quatro pilares:

- preservação das tradições;
- preservação do maio ambiente;
- crescimento econômico;
- um bom governo.
  
Dochu La é uma pequena cidade considerada santa, muitas pessoas visitam esta cidade em busca de paz e harmonia espiritual. Os butaneses baseiam-se suas crenças nos ensinamentos budistas.

As Stupas são os lugares sagrados onde os butaneses reverenciam seu líder religioso Buda e fazem pedidos e agradecimentos.

Eles penduram nas árvores pequenas bandeiras com versos sagrados. Desta forma acreditam que quando o vento sopra a paz, a compaixão e a sabedoria espalham-se por toda a região e os pedidos são levados e atendidos por Buda.

O território é acidentado a maioria da população habita na zona rural.
Por estar localizado no coração da Cordilheira do Himalaia e possuir um clima glacial e enorme altitude, o pequeno país não sofreu tantas invasões de outros povos devido o relevo existente.




Portanto os costumes e tradições foram protegidos de outras influências culturais.

Os portugueses foram os primeiros europeus a conhecerem o Butão no século VXII.

No século XVIII, os chineses dominaram o Tibete, vinculou parte do território do Butão a sua jurisdição. No entanto no século XIX, A Inglaterra ocupou parte do território butanês e anexou à Índia.

Em 1962, o Butão começou a sair do isolamento, década seguinte, ingressou na ONU.

O Butão é conhecido por medir seus resultados econômicos através do FIB, índice de Felicidade interna Bruta, O governo declarou que nos próximos dez anos o país terá sua agricultura 100% orgânica, abolindo totalmente os produtos químicos em suas lavouras de trigo, batata e frutas.



O Butão é um país que surpreendente, proibiu o turismo em massas e instituiu recentemente o dia do pedestre.

Atualmente o Butão é uma monarquia democrática, vivem da agricultura de subsistência. Enfrentam problemas de transporte e saneamento básico.

Simples e hospitaleiros é considerada a nação mais feliz do mundo.

Autor: Professor Plínio Farias

Referências:

http://www.comunidadebancodoplaneta.com.br/profiles/blogs/butao-se-tornara-pais-100-organico


Nenhum comentário:

Postar um comentário