domingo, março 20, 2016

População brasileira

População brasileira

O Brasil está situado no continente americano, exatamente na América Latina, sua capital é a cidade de Brasília, foi construída para ser a nova capital do Brasil.

O Brasil já teve três capitais, a primeira capital foi à cidade de Salvador e a segunda a cidade Rio de Janeiro, Brasília e a atual capital federal.

A população brasileira é uma das maiores do mundo, o IBGE é a instituição responsável pelo Censo, ou seja, é responsável pela contagem da população brasileira. Atualmente a população abrange cerca de 218.000.000 milhões de habitantes.

Contudo o território brasileiro é muito extenso há algumas regiões pouco habitadas, principalmente as regiões norte e centro-oeste do Brasil.

Calcula-se a população relativa de um país, dividindo o número de habitantes pela extensão territorial. Daí tem se o número de habitantes por quilometro quadrado (hab./km2), deste modo, com o censo do ano de 2010 tem-se o seguinte resultado.
Brasil: densidade demográfica – 2010
População                      190. 732.694 hab.               
-------------------------- =   --------------------------- =  22,4 hab./km2           
Extensão territorial           8.514.876 km2

A riqueza concentrada nas mãos de uma minoria da população, desigualdades econômicas aliadas principalmente à má distribuição de renda, fazem com que milhares de pessoas migrem para as regiões Sudeste e Sul do País.

São essas realidades regionais que algumas regiões contam com altos índices de densidade demográfica, e muitos habitantes de diversas partes do Brasil tendem a migrarem em busca de novas oportunidades de trabalhos e melhores condições de vida.

As regiões Sudeste a Sul são as mais ricas, nestas regiões estão situados os maiores parque industrial da América Latina e as maiores indústrias, assim como, hospitais, universidades e comercio etc.

A região Norte e Centro-Oeste possuem as menores taxas populacionais  e extensas áreas para seres povoadas.

A floresta Amazônica e o Rio Amazonas estão localizados na região Norte do Brasil.  Outros rios de grande porte são afluentes do Rio Amazonas. Alguns rios conhecidos:  rio Negro, rio Tocantins, rio Tapajós, etc.

A região Nordeste sofre com a falta de chuva constantemente, algumas cidades vivem do turismo, há algumas indústrias de pequeno e grande porte.

Autor: Plínio Farias                                                                                     


Nenhum comentário:

Postar um comentário