quarta-feira, setembro 14, 2011

HISTÓRIA: ARIADNE E TESEU E O MINOTAURO

 Fábulas gregas


     Conforme a mitologia helênica ou ateniense, nos delineia o apólogo de uma jovem conhecida pelo epíteto de Ariadne ou Ariadna, a própria auxiliou o púbere Teseu a vencer um animalesco, que tinha como caracteristícas físicas, metade do seu corpo homem e meado touro. Conhecido por Minotauro, cujo nome certo era Astérion.
      Teseu era filho do Rei Egeu com Etra reis de Atenas. O jovem decidido por fim aos tributos que o Rei Minos curador da cidade de Creta fixou as outras cidades. Minos decretou que Atenas e outras urbes tinham obrigações de pagarem impostos ao seu mandado. Minos aproveitou da influência que a cidade de Creta apresentava e manipulava com intimidações outras reis.
    Os tributos eram pagos na forma de: Sete rapazes e sete moças, em seguida eram esparzidos num labirinto, onde ali habitava um animal versado pelo cognome de Minotauro. Esse animal saciava seu apetite com carne de seres humanos.
    Ariadne era filha do Rei Minos com Pasífae. Ariadne teve segundo a mitologia grega um meio irmão anômalo, conhecido por Minotauro, meio homem e metade touro, o mesmo habitava no palácio Cnossos. O arquiteto Daedelus (Dédalo) foi quem projetou o castelo a mando do Rei Minos. O próprio Daedelus pereceu dentro do castelo por não achar a saída, no interior do castelo foi construído um labirinto para o Minotauro viver.
    O jovem Teseu solicitou que fosse incluído entre os jovens que seriam enviados como tributos a cidade de Creta. Sabendo eles que ao chegarem em Creta seriam lançados num labirinto onde vivia o Minotauro. Assim que chegou em Creta Teseu conheceu a jovem Ariadne que era filha do Rei Minos com Pasífae.
     Ao tomar conhecimento dos planos de Teseu, Ariadne fez um acordo com Teseu, propondo que lhes auxiliaria se o jovem a levassem ela com ele e casassem-se em Atenas.
     Teseu acatou o alvitre, e logo depois adentrou no labirinto com um carretel de lã que Ariadne lhes ofertou.Isso auxiliaria a sair do labirinto, pois os recintos seriam demarcados. Teseu pelejou com o Minotauro e saiu indene do labirinto.
     Ao regressar a Atenas o seu Pai ao vê-lo o barco com as velas acesas com tonalidades escuras, que expressavam aflição seu pai jogou-se ao mar onde veio a perecer.Teseu ostentou o comando de Atenas substituindo seu pai, adotou o uso da moeda, atrelou várias tribos, e deu ínicio a base da democracia.
    Conforme a mitologia ateniense após breve residência na cidade de Atenas Ariadne e Teseu foram residir na ilha de Nexos. No entanto o afeto que Ariadne mantinha por Teseu não era tão quanto o mesmo nutria por ela. Isso fez com que os dois seguissem caminhos distintos.
    Teseu após batalhar com as amazonas e derrotá-las casou-se com a rainha dessa tribo, a Etiope. Porém por motivos políticos separou-se de Etiope, e conjuga-se com a rainha Fedra. Fedra ao vê-lo Hipólito que era filho de Teseu com Etiope, repudia Teseu e vai conviver com Hipólito. Teseu juntamente com seu amigo Piritoo raptou a jovem Helena da cidade de Esparta. A mesma foi resgatada por seus irmãos.
     Os infortúnios de Ariadne ou Ariadna principiaram quando conheceu Teseu e ajudou a vencer o Minotauro, que habitava num labirinto no interior do Castelo Cnossos em Creta.
      O destino da jovem é bastante controvertido, a muitas variantes. Alguns dizem que ela suicidou-se na Ilha de Nexos. Outra suposição é que ela pereceu ao dar a luz a uma criança na ilha de Chipre.
     No entanto a mais disseminada e que Afrodite a Deusa do amor sentiu compaixão da jovem que fora abandonada por Teseu. E deu-lhes como cônjuge o Deus do Vinho, Dionisio. Dessa união teriam nascidos dois filhos.
     A procedência sobre a lenda de Ariadne pode ter surgido na cidade de Creta Minoíca, onde Ariadne era considerada a Deusa da vegetação. Título que recebeu de Afrodite a Deusa do amor.
     Outra versão é que Ariadne pereceu em consequência da intervenção de outra Deusa conhecida por Diana. Segundo algumas narrações com a intromissão do próprio Dionisio.
   A lenda do Minotauro dos períodos clássicos até o renascimento e descritas de várias formas. O autor romano Ovídio descreve sobre uma criatura que vivia num labirinto que era metade touro e meio homem. Já na idade média ilustrações feitas mostram uma cabeça de homem com o corpo de animal.
   As lendas ou fábulas gregas eram contadas de formas orais e atravessaram gerações. Histórias que até hoje são lembradas e incitam nossos pensamentos ao encontro de investigações mais concretas.
     Contos como esses de uma jovem conhecida por Ariadne que ideava eternamente viver um amor perene ao lado do jovem Teseu. Fazem partem das fábulas da mitologia grega. Nos evidência que nem tudo o que queremos e refletimos que é certo para nossa felicidade e concretização pessoal nem tudo estará ao nosso alcance.
Fontes de referências
http://pt.wikipedia.org/wiki/minotauro


http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mitologia-grega/ariadne.php


ESTE VÍDEO FOI EXTRAÍDO DO YOUTUBE.



Nenhum comentário:

Postar um comentário