quinta-feira, novembro 24, 2011

HISTÓRIA: GANDHI A INDEPENDÊNCIA DA ÍNDIA

No ano de 1869 precisamente em 02 de outubro, na cidade de Porbandar, na região de Gujarat, na Índia Britânica, nasceu um dos maiores líderes que a humanidade já ponderou, seu hipocorístico disseminou pelo mundo a fora, devido as suas opiniões perante a independência do país em que nasceu. Mohandas Karamchand Gandhi era seu nome verdadeiro, mas conhecido por Gandhi.
Seu pai seguiu a carreira política, enquanto sua mãe professava a seita Vixnuísmo ou Vaisnavismo, uma das seitas ligado ao hinduísmo. Cujo precursor foi Vixnu. Seguindo a tradição cultural seus pais realizaram o casamento de Gandhi quando ele tinha 13 anos de idade e sua futura esposa tinha o cognome de  Kasturba Gandhi e tinha 14 anos.
Gandhi decidiu e morar na Inglaterra para estudar Direito, residiu em Londres capital da Inglaterra, onde formou-se em Bacharelado em Direito. Tornou-se vegetariano, constituindo uma associação volvida para esse estilo de vida.
 Ao retornar à Índia, em 1891, sua mãe já havia fenecido. Gandhi não obteve êxito como almejava no ofício de bacharel em Direito. No entanto conseguiu uma colocação em uma empresa na África do Sul, que era possessão da Inglaterra, por um período de um ano, representando uma companhia hindu em KwaZulu-Natal, numa ação processual.
Foi na África do Sul que Gandhi conheceu de perto o discernimento rácico, despertando naquele jovem a consciência social. Atuando como defensor fez-se notoriedade na execução frente ao ditame processual, que foi solucionar na África do Sul.
Quando preparava-se para o seu retorno a Índia, Gandhi teve informações da criação de uma lei que excluía os hindus da África do Sul de participar das eleições da colônia. Os amigos pediram para que ele ficassem e conduzissem as manifestações a favor dos compatriotas da África do Sul. Em 1894, na cidade de KwaZula-Natal realizou o primeiro congresso hindu sendo uma advertência para os líderes que exercia o poder.
Viveu vinte anos na África do Sul liderando a luta pelos direitos da minoria hindu, converteu-se ao celibato durante trinta anos de sua vida. Separou-se de sua esposa em 1908, deixando para ela criar os quatros filhos. O governo Transvaal quis realizar um censo para saber qual a população exata relacionada aos hindus da África do Sul. Após recusarem o ditame, Gandhi e outros foram presos. Gandhi chamou essa técnica de Santyagraha que significa “Força da VerdadeGandhi desenvolveu o uso do ahimsa que significa “ sem dor” que tem como tradução “não violência” o seu lema era: Embora nós possamos atacar um sistema injusto, nós temos que amar as pessoas envolvidas. Assim ahimsa conduz as pessoas a procurarem a verdade.
O retorno a Índia foi no ano de 1915, registrava ali outro grande momento que marcaria pelo resto de seus dias a liberdade de sua nação, que era Colônia Britânica. Outra vez Gandhi está a frente de um novo desafio de tornar a sua nação, em um país manumitido, lavrando suas prórias leis. Gandhi rejeita a força bruta para a Índia obter sua independência. Em 1917 combateu a exploração dos trabalhadores que trabalhavam nas fábricas de tecelagens, chegou a ser atido, mas logo perceberam que era o único que tinha o poder de controlar  as multidões. 

A primeira peleja de Gandhi contra o governo Britânico na Índia foi contra as arbitrariedades do “Rowlatt Act” em 1919. Os soldados indianos tinham pelejados durante a guerra a favor da Inglaterra, sendo que os ingleses em seguida reduziram os alvedrios civis dos indianos.

Nesse contexto Gandhi teve que conciliar a sociedade hindu e muçulmana por uma luta pacífica. Gandhi recomendou uma greve geral, alguns trabalhadores da área têxteis de Ahmedabad eram oprimidos. Foi então que ele aderiu a um jejum, que resultaria em alguns lugares revoltas contra o oponente. Alguns dias depois a comissão pro-independência implantou dois periódicos intitulado "A Índia Jovem” e o Navajivan em Gujarat.

Em 1920 abrolhou uma campanha versus o governo inglês, principiou um boicoite aos produtos originados da Inglaterra. Gandhi explanou seu programa aos indostânicos, que ele próprio titulou de os cinco ponto:

Igualdade; Nenhum uso de alcóol ou droga; Unidade hindu-muçulmana; Amizade; Igualdade para as mulheres.

O governo inglês aumentou os impostos em 22%, os indianos recusaram a pagar, e foram sobrepujados. Contudo os indianos permaneciam não violentos, alguns meses depois os ingleses anularam os impostos, libertaram os presos, e restituíram as terras confiscadas. Nesse mesmo ano o congresso indiano queria sua autonomia e considerou guerra aos ingleses. Gandhi não apoiou tal atitude, porém professou que, se a Índia não adquirisse sua emancipação política até o término do ano de 1929 seria adotadas novas estratégias. Uma das mais eficientes ações foi a Marcha do Sal, em 12 de março de 1930. Onde milhares de pessoas foram levadas até ao mar a fim de coletarem seu próprio Sal, pois os hindus pagavam uma taxa ao governo inglês para ter esse produto.

Com início da II Guerra Mundial Gandhi declarou que só apoiaria a Inglaterra se a Índia obtivesse sua independência. Após a II Guerra Mundial o governo Britânico começa a negociar a transferência de poder para os indianos, O objetivo também era a criação de um conselho para a formação de uma Assembléia Constituinte, preservando os interesses comerciais que os ingleses temiam em submergir com o novo país. Porém no dia 15 de agosto de 1947 foi declarada a independência da Índia.

Em 30 de janeiro de 1948 Gandhi foi assassinado, em Nova Déli, seu corpo foi cremado e suas cinzas jogadas no Rio Ganges. Nathuram Godse um hindu bastante radical. Godse assassinou Gandhi com vários tiros, foi julgado e condenado e enforcado.


O seu modo de viver e atuar é contemplados por muitos até nos dias atuais. É díficil de delinear o controle que Gandhi tinha perante os seus seguidores, empregando simples palavras de paz e harmonia. E a não agressão ao inimigo. Um homem simples, mais conseguiu através de atos pueris influenciar seus compatrícios no prélio ao livre-arbítrio e a independência de sua nação, empregando puramente expressões de fraternidade e afabilidade.

Fontes de referências: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mahatma_Gandhi

Fotos extraídas do http://images.google/search?q=%c3%8DNDIA



 
Bombaim - Índia

Nenhum comentário:

Postar um comentário