quinta-feira, setembro 05, 2013

HISTÓRIA: RIQUEZAS DO BRASIL, ILHA DO BANANAL

Ilha do Bananal
 
A maior Ilha fluvial da terra está situada no Estado do Tocantins, é cercada por dois importantes rios, o rio Araguaia e Jevaés.
Outros rios que singram a Ilha: Rio riozinho, Randi_Toró, Vinte e Três, Mururé, Urubu, Barreiro.
 
Lembrando que a “Ilha de Marajó” é uma Ilha flúvio_marítma, ao sul está à foz do rio Amazonas e ao norte o oceano atlântico.
 
Foi localiza pelo sertanista José Pinto Fonseca, em 26 de julho de 1773, recebeu o nome de Ilha “Santana”, em homenagem ao sertanista. Posteriomente, alguns anos depois foi adotado o nome “Ilha do Bananal”  devido a existência de bananais silvestres.
Com extensão de 20.000 km² a Ilha do Bananal tem a mesma dimensão do Estado de Israel.
Em 1959, com intuito de proteger as riquezas e o meio ambiente foi criado o “Parque Nacional do Araguaia”, o Decreto Presidencial nº 2.370 de 1959 permitiu a União Federal o controle dessas terras, garantindo assim a preservação. No ano de 1993 foi decretada como Reserva Biosfera pela UNESCO.
A população impetra quase 14.000 mil habitantes, a também comunidades indígenas que recebem amparo da Funai. A Funai substituiu o “SPI”  instituição Federal criada no ano de 1910 para garantir proteção ao indígena.

São quase quinze aldeias indígenas as principais são: Carajás, Javaés, Avá_canoeiros, Tapirapés e os Tuxás, etc.
Alguns índios da tribo dos avá_canoeiro vivem isolados sem nenhum contato com outros povos.
As estradas mais importantes são: Rodovia-242, a Transbananal e a transaraguaia.
Na fauna encontramos: Onça_pintadas, ariranhas, botos, preguiças, etc.
São várias espécies de aves: Araraúnas, uirapurus e tuiuiús, etc.
Animais como: Jacarés_tinga, tartarugas_da_amazonas e outras espécies de animais são abundantes, na época das cheias 50% das terras são alagados.
Ainda hoje essas terras são motivos de distorções, tanto por parte dos pecuaristas, poceiros, índios e comerciante de peixes.
Um dos santuários ecológico mais importante do Brasil localiza-se na faixa de transição entre a Floresta Amazonas e o cerrado, o clima é tropical quente semiúmido, é de grande importância para o Brasil, sua conservação é essencial para o equilibro ecológico e principalmente para as futuras gerações.
Autor: Prof. Plínio Farias
Referências:
http://www.ferias.tur.br/informacoes/10386/ilha-do-bananal-to.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário