domingo, abril 06, 2014

HISTÓRIA: MUDANÇAS NA EUROPA

Mudanças na Europa

No século XVII, o mundo passou por mudanças econômicas e sociais, a Inglaterra, país situado no continente europeu, foi o precursor nesse desenvolvimento acompanhado por outras nações.
No século XIX, o mundo passa por um surto tecnológico, esse procedimento forneceu subsídios suficientes na acumulação de riquezas na balança comercial de vários países, e liderança de alguns países perante outras nações que não se industrializaram.
Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha, França e Itália, foram os primeiros países que ocorreram essas revoluções econômicas, sociais e tecnológicas.
A invenção do telégrafo, telefone, a utilização do petróleo e da eletricidade nas fábricas para moverem as indústrias, o Trem, o sistema de navegação de barcos a vapor, técnicas para produzir aço e a criação do automóvel. Essas invenções deram incrementos e colaborou para os embates entre várias nações.
Surgiram empreendimentos, empresas e sociedades gigantescas, que passaram a controlar o mercado consumidor, espalhando filiais por outros países, esses filiais receberam o nome de multinacionais.
Alguns empresários sabendo das potencialidades comerciais que essas novas tecnologias propiciavam, procuraram ampliarem o comercio com outros países e colônias.
Usado novas tecnologias na transformação da matéria-prima em bens de consumo, as fábricas passaram a produzirem em grandes escalas as manufaturas, os artigos ficavam mais baratos em relação aos concorrentes.
As colônias forneciam matéria-prima, como carvão, petróleo e aço, e outros incrementos utilizados na fabricação das manufaturas dessas fábricas.
Antes desse período as pessoas viviam nos campos e pequenos vilarejos. Essas mudanças acelerou o crescimento das cidades em função das indústrias e da grande massa de trabalhadores.
Essas mudanças recebeu o nome de Revolução Industrial, consolidou o capitalismo em vários países. Os países que se industrializaram precisavam da matéria-prima para transformação em manufaturas, a principal consequência de tudo isso foi o imperialismo.
Outro fator importante foi às invenções, e o uso da energia elétrica e do petróleo.
Professor: Plínio Farias
Referências: Azevedo, Gislane Campos- Reinaldo, Seriacopi. Pag.134 a 134- Da pré-história á antiguidade (Projeto Taláris) Ed.Ática-SP - 2012
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário