sábado, fevereiro 22, 2014

HISTÓRIA: AS CONSEQUÊNCIAS DA NOVA CULTURA, A LAVOURA DE CAFÉ.

As Consequências da Nova Cultura, a Lavoura de Café.
Desde o começo do advento dos lusitanos em solo latino americano, e após apropriarem-se dessas terras, que hoje e o Brasil. Os portugueses encontraram uma espécie de árvore conhecida por pau-brasil, essa espécie era bastante valorizada na Europa devido sua cor avermelhada. Do “pau-brasil, os europeus extraiam uma substância corada para o tingi mento dos tecidos”, deste modo este foi o primeiro artigo exportado do Brasil.
No século XIX, dar início a uma nova cultura agrícola, conhecida por café. As plantações dos cafezais se expandiram em algumas regiões do Brasil, os proprietários de terras ordenaram a derrubadas das matas nativas. A floresta atlântica foi totalmente devastada para a plantação dessa lavoura.
 Em meados do século XIX, a safra de café tornou-se o produto de maior exportação da balança comercial do Brasil colonial. Representando 50% de tudo que o Brasil exportava. O açúcar era o segundo artigo de exportação bancando 10% das exportações.
Muitas vilas surgiram próximas as grandes fazendas e outras cresceram devido ao incremento da cafeicultura. Novos tempos abrolharam, transformando a sociedade e dando impulso a economia brasileira.
No inicio o trabalho era feito por mão de obra ancila, após a independência os afazeres foram substituídos por imigrantes, emanados do continente europeu e asiático.
As primeiras plantações de café eram concentradas no litoral. Nos meados do século XIX, as plantações expandiram-se para o interior paulista e sul de Minas Gerais.
Com a expansão dos cafezais para o interior e encontrar-se distantes do litoral, o transporte era realizado por animais e levava alguns dias para chegar ao destino final.

 Este tipo de condução era muito vagaroso e encarecia o produto. Políticos e fazendeiros trocaram a força animal por ferrovias, desta maneira boa parte do escoamento da produção cafeeira era transportada por “trem”. 
A primeira estrada de ferro foi instalada no ano de 1854, no Estado do Rio de Janeiro, ligava a baia da Guanabara ao sopé da serra de Petrópolis.
Com a construção de ferrovias, inicia-se o período de modernização do Brasil, principalmente na transformação do espaço urbano. A cidade do Rio de Janeiro, capital do Império brasileiro, passou por diversas reformas: 
Iluminação nas ruas a gás;
Calçamento das vias mais importantes;
Construções de canais de esgoto;
Novas avenidas foram construídas e coleta de lixo foi estabelecida.
 Porém essas reformas não favorecia toda a população, enquanto os bairros mais ricos eram beneficiados, as classes mais pobres não usufruíam destas benfeitorias.
Autor: Profº. Plinio Farias
Referências: Azevedo, Gislane Campos- Reinaldo, Seriacopi. Pag.134 a 134- Da pré-história á antiguidade (Projeto Taláris) Ed.Ática-SP - 2012 

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