sábado, fevereiro 08, 2014

HISTÓRIA: O NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO

Brasil: O Nascimento de Uma Nação
Quando os portugueses aportaram em terras brasileiras, foram recebidos por povos que habitavam nesse território. Esses habitantes conviviam harmoniosamente com a natureza, viviam em comunidades e obedecia a direção do cacique que era eleito chefe a sociedade.
Os lusitanos foram recebidos de forma civilizada sem nenhuma intimidação que pusesse em risco suas vidas. Por pensarem que tinham abordados na Índia, chamaram os nativos de índios.
Os recém-chegados apossaram-se dessas terras, logo depois os naturais foram dominados de forma brutal a trabalhos sem nenhuma remuneração e de forma desumana é desleal.
Exploraram as riquezas pertencentes desses povos e devido a abundancia de uma espécie de árvore conhecida por “pau-brasil”, deram o nome de Brasil a esse território.  O pau-brasil foi o primeiro produto brasileiro exportado.
Brasil: É uma Republica Federativa Democrática, o presidente é indicado através de eleições diretas, escolhido pela população.
O Brasil já teve dois reis, após tornar-se independente de Portugal, no século XIX, foi a única nação no continente americano a adotar o sistema monárquico.
Os demais países latinos americanos após se tornarem independentes adotaram o sistema republicano.
O primeiro monarca brasileiro foi D.Pedro I, conduziu o processo de independência em 1822, em 1831 abdicou o trono.
No ano de 1840, o seu filho D. Pedro II, com apenas com 14 anos assumiu o comando do Império brasileiro, sendo o segundo imperador do Brasil.
Atualmente é o maior país da América do Sul, ocupando a quinta colocação em extensão territorial, com 47% do território da America Latina, com mais de 201 milhões de habitantes, seu idioma materno e o português, sendo o maior país lusófono do mundo.
Autor: Prof.º Plínio Farias
Referências: Azevedo, Gislane Campos- Reinaldo, Seriacopi. Da pré-história á antiguidade (Projeto Taláris) Ed.Ática-SP - 2012
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário