terça-feira, novembro 11, 2014

HISTÓRIA: O TEATRO GREGO

O Teatro Grego

No fim do século VI a.C., na cidade de Atenas, atualmente capital da Grécia, os helênicos(gregos) prestavam homenagens ao deus Dionísio, considerado o Deus do Vinho. As homenagens eram realizadas com encenações de peças nos festivais religiosos e cívicos. Eram os juízes que julgavam as melhores exibições e as primeiras colocadas eram laureadas.

Esses espetáculos ficaram conhecidos e formaram as primeiras peças teatrais. O local aonde era apresentado às encenações recebeu o nome de Teatro. As apresentações começavam pela manhã e iam até o entardecer.

Naquela época frequentar o teatro fazia parte da educação, os atenienses eram incentivados a assistirem os espetáculos, os governantes liberavam os trabalhadores para assistirem as exibições.

Somente os homens faziam parte das peças, as mulheres eram coibidas de compartilharem. Portanto para o papel feminino os homens utilizavam mascaras, perucas e adequavam a voz ao personagem.

Foram os gregos que criaram dois estilos teatrais consagrados: a tragédia e a comédia. Os autores gregos que se destacaram nesta época foram:

Estilo tragédia: Ésquilo, Sófocles e Eurípedes,
Estilo comedia: Aristófanes.

O tema abordado na tragédia focalizava a mudança de vida da sociedade, enquanto a comédia era baseada no humor para criticar os costumes, satirizar os políticos, principalmente as instituições governamentais.

Autor: Plínio Farias

Referências:
Boulos júnior, Alfredo
História Sociedade & Cidadania –pag. 128- 1º. Ano/ Alfredo Boulos júnior, 1ºed.-São Paulo – FTD. 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário