domingo, janeiro 25, 2015

NACIONALISMO

Nacionalismo

Nas cerimônias de entregas de medalhas nacionais ou internacionais, ao entregar a premiação é tocado o hino nacional do país que o atleta está representando.

Neste momento toda nação é representada pelo atleta. Seus patrícios estão torcendo para ele ocupar uma posição no pódio. Desta forma o nome do país será elevado entre os vencedores.

O conceito de nação é definido pelos aspectos culturais de um povo. Esses aspectos caracterizam dos demais povos e formam as tradições, as memórias, os costumes, a língua, crenças, culinária, vestimenta, música e outras exterioridades.

A esse sentimento que ceva os nativos de uma determinada região chamamos de nacionalismo. Este pertencimento contribui para a autoestima da nação e desenvolve nos seus habitantes a vontade de melhorar e construir a pátria mais igualitária, instituindo benefícios e igualdade entre todos.

Contudo esse sentimento exacerbado torna-se perigoso, uma vez que pode resultar em xenofobia. A xenofobia ocasiona obstinação aos eventos e pessoas de fora do país, transformando às vezes em racismo.

O carnaval e o samba são marcas de identidade do povo brasileiro, assim como o forró, o choro. No esporte destaca o futebol, também a culinária, o acarajé, etc.. A língua e seus sotaques garantem a identidade do povo brasileiro.

Valorizar a cultura nacional não significa recusar as expressões culturais de outras nações. Ao conhecermos outras culturas e suas peculiaridades, percebemos a importância do nacionalismo na formação da identidade de uma nação.

Autor: Prof. Plínio de Farias

Referências: Azevedo, Gislene Campos- Reinaldo, Seriacopi. Da pré-história á antiguidade (Projeto Teláris) Título da obra: Mundo Contemporâneo - 8º ano. Ensino Fundamental, Ed. Ática – Estado. SP - 2012.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário