terça-feira, junho 29, 2021

 O Brasil na Segunda Guerra Mundial 

         Em 1º de setembro de 1939, Adolfo Hitler ordenou que as forças nazistas invadissem a Polônia. Este episódio deu início a Segunda Guerra Mundial. No início a posição do governo brasileiro foi de neutralidade.

         O Brasil era governado por Getúlio Vargas, que durante os primeiros anos não apoiou nenhuma das partes em guerra.

        Dentre 1939 a 1945, um novo conflito militar mundial ocorreu. Envolvendo diversos países do mundo. As potências mundiais ficaram divididas em duas alianças:

       - Os Aliados - Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos.

       - O Eixo – Alemanha, Itália e Japão. 

        Em 1942, submarinos alemães afundaram navios brasileiros. O governo brasileiro rompeu relações com o eixo e declarou guerra a Alemanha.   

        O expansionismo e o militarismo da Alemanha Nazista foram as principais causas que levaram a Segunda Guerra Mundial. 

         A participação Brasileira na Segunda Guerra Mundial

        Após negociarem uma série de contratos econômicos. Os Estados Unidos e o Brasil chegaram a um acordo bilateral. O governo brasileiro declarou apoio aos Estados Unidos.

        Os americanos garantiram acesso à borracha brasileira, produto essencial para a indústria militar dos EUA.  Também obteve a permissão para o uso de bases militares no Nordeste brasileiro.

        Em contrapartida o Brasil recebeu dos americanos financiamentos para a construção da Siderúrgica de Volta Redonda, etc. Selados os acordos o governo brasileiro em 1942, declarou guerra à Alemanha. 

       Em 1944, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi enviada para Itália. O Brasil enviou quase 25 mil soldados da (FEB) e 42 pilotos e 4000 soldados da Força Aérea Brasileira. (FAB).

       Conhecidos por pracinhas os soldados brasileiros conseguiram importantes vitórias frente às tropas alemãs. As tropas germânicas foram derrotadas em Monte Castelo, Montese, Turim e em Fernovo. 

      Mesmo sem um treinamento adequado para o tipo de combate naquela região os pracinhas saíram vitoriosos 

       Em 1942 um fato histórico no futebol brasileiro foi à mudança de nome do time Palestra Itália para Palmeiras.  Essa mudança foi devido à imagem associada os adversários do Brasil na guerra. 

Autor: Plinio Farias

Ref.: Gilberto Cotrim : Historiador, 9º ano : (Ensino Fundamental - Anos finais) pag.66 - Gilberto Cotrim  / Jaime  Rodrigues .Título. Brasil na 2º Guerra Mundial  -  Gilberto Cotrim  / Jaime  Rodrigues . 3.ed. – cód da coleção 0032P20042 www.editorasaraiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário