quinta-feira, abril 28, 2011

ITABUNA: HISTÓRIA E MEMÓRIA DO ANO 1967


      ITABUNA: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA ENCHENTE DO ANO 1967



   Praça Olinto Leone,  Av. Beira Rio, com destaque para o prédio da Prefeitura Municipal.



Av. do cinquentenário vista do alto da Av. Juracy Magalhães.



ESQUINA DA CINQÜENTENÁRIO COM A ADOLFO MARON,ONDE HOJE FUNCIONA O BRADESCO

                                  FOTOS EXTRAÍDO DO WWW.ITABUNA-BA.COM.BR

     O fotógrafo Emerson, que ainda atua no seu estúdio na Av. cinquentário foi quem tirou essas fotos. 


Nome da imagem;
Enchentes de 1967

Autoria da Imagem;
Fotógrafo Emerson

Meio de divulgação da imagem;
Fotografias e jornais

Ano de produção da imagem.
DATA; 1967


                                  
                           A cidade de Itabuna no ano de 1967, sobreveio uma enorme inundação deixando milhares de pessoas desabrigadas. A conseqüência dessa catástrofe foi extremamente de muitos prejuízos e avaria por pessoas que vivenciaram o episódio e para alguns habitantes esta enchente foi à pior de todas. Pois originou medo, imprimido em cada semblante e o depauperamento que aceirou muitos indivíduos, com danos e instabilidade. Todo aconteceu rápido e deixou a população sem alternativa devido o município não está preparado para tal circunstância. Sem computar que centenas de animais entre entre eles: Bois, cavalos e leitões, que desciam rio abaixo impelidos pela fúria da correnteza.

                          As águas começaram a sair pelas bocas de lobo e de repente as alamedas e domicílios já estavam tomadas pela águas daquela torrente. Não deu tempo nem de tirar os móveis", descreveu a ex-lavadeira Carmelita Silvéria de Jesus, 63 anos.

                      Ela relata que nem choveu tanto no período da enchente. "Foi uma chuva normal”, durante dois ou três dias. Não foi uma enchente de enxurrada como a que costumávamos assistir. Mais choveu bastante os três dias sem pará. Com isso o rio cachoeira que rega a cidade não agüentou a acumulação de água que fluviava rio abaixo. Isso transformou-se num drama e tomou conta de toda a cidade".

                            A aposentada Maria das Neves Barreto, 62 anos, conta que na ocasião da enchente tinha dois filhos pequenos e estava gestante de oito meses
                           Saiu de casa, na Rua Ana Nery, Bairro da Mangabinha, com a água atingindo a cintura e, como tantas outras famílias, só levou a roupa do corpo. Confessa ela "Nunca presenciei tanta água chegar assim de um momento para outro, e invadir tudo tão de repente. Foram três dias de chuva e muito desespero"

                                     
O fotógrafo Emerson foi quem produziu essas admiráveis imagens onde registra este período histórico vivido pelos moradores de Itabuna. 

                            Esta imagem foi produzida em um contexto histórico em que a cidade era administrada pelo prefeito José de Almeida Alcântara.

                            A cidade de Itabuna é a terra natal do escritor Jorge Amado que a descreve em algumas de suas obras. Ex. O romance da jovem Gabriela, Cravo e Canela e Terras dos sem fim e tantas outras obras do autor.

                           Itabuna era um centro regional de comércio e de serviços, juntamente com Ilhéus.  Sua importância econômica desenvolveu naquela época no Brasil que teve como parámetro a conhecida áurea do cultivo de cacau, que por ser compatível com o terra da região levaram-na ao 2º lugar em produção do cacau no país, exportando para os EUA e Europa. 
                           As imagens em análise da década de 1967 foram fotografadas pelo fotógrafo Emerson que ainda atua em seu estúdio na Av do Cinqüentenário.
                           Com a finalidade de fazer o registro daquele terrível acontecimento da época. As fotos não foram encomendadas por nenhum organismo público, no entanto, foi aproveitada pela população e em geral por diversos políticos também, para mostrar  a fragilidade de alguns pontos do município em relação as enchentes do rio cachoeira, exigindo deste modo obras de infra estrutura na cidade.

                           Na época as fotos foi amplamente divulgada para identificar alguns pontos de fragilidades na cidade e a necessidade de efetivação de obras públicas no sentido de impedir novas ocorrências sofrida pelos moradores da cidade.

                           Tal imagem difunde a memória de um dos episódios mais trágicos já acontecido na cidade de Itabuna, que presentemente é lembrado, causando admiração e perplexidade em todos
                           Os grupos sociais presentes em tais imagens são os moradores da cidade, os comerciantes, pessoas derivadas de outras urbes vizinhas, autoridades do município e profissionais liberais em geral. 




                                                       REFERÊNCIA


ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BAHIA
www.al.ba.gov.br/v2/biografia.cfm?varCodigo=400


HISTÓRIA DE ITABUNA
Disponivel: historiadeitabuna.blogspot.com


ITABUNA - A CAPITAL DO CACAU
Disponível: www.itabuna-ba.com.br/arquivo.htm


MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, história visual: balanço provisório, propostas cautelares. Rev. Bras. Hist. [online]. 2003, vol.23, n.45, pp. 11- 36. ISSN 0102-0188.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário