domingo, maio 13, 2012

HISTÓRIA: MITRA A MITOLOGIA E A VERDADE


Quem era Mitra na Mitologia Grega?
Na mitologia grega existem uma multiplicidade de mitos criados que eram transformados em divindades. Dentre eles podemos mencionar o culto a divindadeMitra.” Era venerado pelos Persas e Indianos, Greco-Romanos, como o deusSol”. Representava o bem e a libertação da matéria e a reverência ao sol. Ficou conhecido também com  a designação de o deus Vencedor.

No entanto também em época de festas principalmente em Roma era cultuado com orgias e cultos pagãos.
Os indícios da existência de “Mitra” segundo os pesquisadores data do ano de 1400 a.C. E era venerado como deus  de Mitanni.
Na antiquidade na Pérsia, Mitra era considerado como deus do Bem, cujo nome era Aúra-Masda. Segundo os persas Mitra foi concebida perto de uma fonte sagrada, debaixo de uma árvore sagrada, a partir de uma rocha (a petra generatrix) talvez seja por isso batizado de “Petra Natus”.

Para Heródoto Mitra era considerado a deusa Afrodite Urânia, os assírios trouxeram para Síria e batizaram com o título de “Mylitta” e os árabes intitularam por “Alitta”. A veneração a “Mitra” não empregavam imagens, templos e altares, alguns devotos desenhavam nas carvernas sua aparência. Eles acreditavam que os deuses tinham uma caráter distinto dos seres humanos.

O douto a Mitra foi introduzido na Europa e se manteve até o século III a.C,. Era cultuado por alguns imperadores, e nomearam como Protetor do Império Romano.

Mitra era representado por um Touro, que também eram usados nos sacrifícios à dividade. O touro representava a Lua. O culto a Mitra espalhou-se pelo Mundo Helênico e Romano por meio dos soldados que voltavam das guerras. Algumas imagens de culto eram desenhados nas paredes, e a figura de Mitra era expressa no tapume matando um touro para o sacrifício a Mitra.
Vários cultos foram acrescidos ao mitraísmo e agregado a outras religiões. Havia rituais de purificação com água sagrada, o uso de incenso era comum. Havia ainda a prática da clemência.  A prática do preceito  era transmitida de gêneses para gerações. Havia provas físicas onde os iniciantes deveriam ultrapassarem todas as dificuldades deparadas.
O contexto era que o novo convertido ao culto mitrico, purificassem a vida física com essas provas. Era o primeiro teste posterior a morte. Esperavam que após a mortealma precisaria ultrapassar os sete domínios planetários da mão de Mitra, só assim obteriam a vida eterna.
Segundo os pesquisadores o nascimento de Mitra é celebrado no dia 25 de dezembro. Essa mesma data foi escolhida pelo Imperador Constantino para festejar o nascimento de Jesus Cristo.

Salvo-conduto que o mesmo converteu-se ao catolicismo e engranzou várias formas de cultuar a Jesus Cristo do misticismo a Mitra. Indo de encontro aos preceitos sagrados que Deus o Salvador de toda terra nos transmitiu.

O culto ao mitraísmo começou a declinar quando Constantino governante de Roma, estabeleceu o Catolicismo como religião oficial do Império Romano. Uma das características para o declínio do mitraísmo em ralação ao Catolicismo baseia–se na reverência ao culto ecumênico, sendo os adeptos católicos romanos mais centrados.

Outra ocorrência que chama atenção é que o douto a Mitra só era lícito aos homens. Quando um pagão convertia-se a seita Mitrica era iniciado um ritual. Que consistia em levar o neófito (novo convertido) até ao altar dedicado a Mitra. Era amarrdo e vendado os olhos, ofereciam a ele a coroa que representa o mundo e sobre a sua cabeça postavam uma coroa. O neófito deveria  responder: “Mitra é a única que merece essa coroa.

Com a vitória de Alexandre, o Grande, sobre os Persas, o culto a Mitra, espalhou-se pelo Mundo Helenístico. O culto a Mitra tinha raízes no Dualismo Zoroástrico (aversão entre o bem e mal, espírito e matéria) no culto helenístico Mitra passou a ser um deus do bem.

Existem muitas contestações que conferem a Mitra a versão da criação do Natal e “Papai Noel”, devido o mesmo ter nascido no dia 25 de dezembro. Também é celebrado nesse dia o nascimento de (Hórus, Osíris, Dionísio, etc).

Não conhecemos a data certa do nascimento de Jesus Cristo. Entretanto a Igreja Católica aproveitou a farsa pagã que era exaltado ao dia do deus sol que eles chamavam de Mitra. E os adaptou ao culto a “Mitra,” tornando o 25 de dezembro data oficial do nascimento de Jesus, também criaram o Natal, como o dia em que Jesus Cristo nasceu.

Nesta época os cultos a Mitra eram celebrados nas casas ou nas carvernas, enfeitavam e ornamentavam com adereços as portas das casas. Geralmente estas festas eram regadas a bebidas, sempre acompanhadas por orgias. Práticas que prevaleceu ainda no Império Romano.

Porém o Imperador Constantino converteu-se ao catolicismo e estabeleceu as práticas católicas como religião oficial do Império Romano. E a inserção das mulheres aos cultos católicos. Com esses comedimentos,  a partir do século IV o Império Romano adotou uma única religião,  foi apoiada também por Teodósio (379-395). Em 391 d.C. o mitraísmo foi abolido.

muitas lendas, mitos, e fábulas ao acatamento de várias seitas e falsas religiões. Porém as escrituras sagradas nos delineia no livro santo que é a Bíblia, que o Altíssimo do Universo, Deus, enviaria e enviou seu filho Jesus Cristo, para doutrinarmos, e aprendermos a viver em harmonia, como amar o próximo e perdoá-los. Jesus curou leprosos, cegos e paralíticos, etc.


Infelizmente seus ensinamentos não foram acatados e os condenaram e crucificaram. Morreu por todos nós. Já era descrito pelos profetas de Deus a sua vinda, há muitos séculos atrás.

Diferentes dos povos da antiquidade que instituíam seus deuses e ao mesmo tempo desfaziam os deuses que eles nomeavam.

No entanto Jesus Cristo, filho do Deus vivo. Criador do Universo, e de tudo que existe na face na terra, era predito a séculos.  Se verificarmos as escrituras sagradas, notaremos que todas as alianças e ditos feitos por Jesus Cristo o filho do Deus eterno, estão cumprindo-se.

Autor Professor: Plínio Farias

Referências:

pt.wikipedia.org/wiki/Mitraísmo
Pt.wikipedia.org./wiki/Mitra_(mitologia)


Um comentário: