quinta-feira, maio 31, 2012

HISTÓRIA: RIO SÃO FRANCISCO


Rio São Francisco

O Rio São Francisco nasce no município de Medeiros, Estado de Minas Gerais. Há alguns anos a Serra da Canastra situada no munícipio de São Roque de Minas, no Estado de Minas Gerais. Foi considerada a nascente do Rio São Francisco. Anos depois foi descoberto sua exata nascente.
O Rio São Francisco atravessa todo o Estado da Bahia, faz divisa ao norte com o Estado de Pernambuco e os Estados de Sergipe e Alagoas. E por fim deságua no Oceano Atlântico. Sua extenção abrange aproximadamente 2 830 km. O seu nome verdadeiro é de origem indígena, cujo nome é “Opará”. É também conhecido por Velho Chico.

É navegável em quase toda a sua extensão, cruza regiões com condições naturais para navegação, existem cinco Usinas Hidroelétricas.
Em alguns lugares os índices pluviométricos são bastantes densos, seu curso atravessa áreas de clima bastante seco. Cerca de 75% do escoamento é originado no Estado de Minas Gerais, abrangendo 37% da área total.

Secas, arenitos juntamente com calcários formam boa parte das drenagens e barreiras que funcionam como tapume para reterem e soltarem as águas nos meses correntes há seca.

Em Pirapora cidade localizada no Estado de Minas Gerais, juntamente com a cidade de Carinhanha centrada no Estado da Bahia. Essas cidades no mês de setembro sofre com a cadência de pluviosidade de chuvas.


O Rio São Francisco ao cruzar a região do semi-árido, mesmo existindo evaporação e baixa pluviosidade, seus afluentes situados na margem destra, tem o seu volume d’água diminuído, mesmo assim mantem-se perene.

Nessa parte as cheias acontecem nos meses de outubro a abril, sendo o mês de março o período mais chuvoso. Desde a sua descoberta o Rio São Francisco tem constituído-se em uma via alternativa para os habitantes que vivem adjunto das suas margens. O descobrimento é conferido ao navegador Américo Vespúcio, no ano de 1501.

Recebeu esse nome em homenagem a São Francisco de Assis. Os índios chamavam de Opará, cujo significado é “Rio Mar” No início era frequentado apenas na nascente, a floresta e a caatinga eram prolixas. Existiam as tribos indígenas selvagens, que impediam os novos habitantes recentemente chegados de prosseguirem rumo ao desconhecido, aos poucos foram  ganhando espaços e conquistando novas áreas.

Atualmente a imprensa tem divulgado o polêmico projeto da transposição das águas do Rio São Francisco. Tendo como base o sloganProjeto de Integração do Rio São Francisco e Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional”. O projeto faz parte de um grande empreendimento para levar água aos ambientes mais desprovido.

A previsão é de construir dois canais, totalizando 700 quilômetros de extensão. Essa construção favorecerá a região do semi-árido do Nordeste.

uma contestação por parte de alguns setores: Tanto político e não governamentais em referência a transposição do Rio São Francisco. Segundo alguns setores irá favorecer somente os grandes latifundiários nordestinos. Consistem em expor que grande parte dessa construção só sucederá por grandes fazendas pertencentes aos latifundiários.

Seus afluentes vazam em quase toda extensão do Velho Chico. Totalizando 168 tributários, sendo 90 na margem direita e 78 na margem esquerda. O mesmo é de essencial importância para o desenvolvimento da região por onde ele incisa.

Não é navegável em toda sua extensão, mais é bastante aproveitado os trechos navegáveis, onde são usados para o transporte de cargas de: Cimento, sal, açúcar, soja, gipsita abrangendo o transporte de turistas e moradores circo vizinhos.

O projeto da transposição e defendido pela situação como viável para solucionar a carência de água no semi-árido do Nordeste.

O Nordeste é uma das regiões mais açudada do mundo, com 70 mil  açudes. Esperamos que essas resoluções tragam esperanças de um novo alvorecer para os habitantes próximos do Rio São Francisco, e que o amanhã seja uma nova história com grandes realidades e a permanência de seus residentes nos locais de origens, transformando o panorama e a esperança de que o futuro tera uma nova história.

Referência:
http://www.brasilescola.com/brasil/rio-sao-francisco.htm

   Este vídeo foi extraído do youtube:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário