quinta-feira, junho 07, 2012

HISTÓRIA: A BABILÔNIA

O Império Babilônico
A Babilônia foi arquitetada por Ninrode, que era filho de Cuxe, O significado de Ninrode, em hebraico é: Rebelde ou insurreição. Ninrode confrontava a Deus em desobediência e oposição os atos de Deus.
Em 1900 a.C., Houve constantes invasões territoriais que pois fim o predomínio dos Sumérios e Acádios na região da Mesopotâmica. Os novos habitantes chamavam-se de Amoritas. Eram procedentes do sul do deserto árabe, eles fundaram uma nova civilização e uma cidade que deram o nome de Babilônia que  tornou-se a capital do Império Babilônico.
No século XVIII a.C, a Babilônia começou a auferir aspectos de Cidade Estado, e passou a ser administrada pelo Rei Hamurábi que conseguiu impetrar a paz na região e foi o precursor do Império Babilônico.
Conseguiu sob seu comando transformar a Cidade da Babilônia em uma das mais importante e prósperas de todas da antiguidade. A própria Bíblia menciona a cidade,  e faz mensão ao zigurateTorre de Babel” que foi arquitetada em obediência ao Deus Marduk. Além dessas foram erguidas diversas edificações, esculturas e outras  obras que nos deixaram de relíquias e resquícios de um Império que determinou leis, ordens e domínio.
O Rei Hamurábi unificou os condados mesopotâmicos, instituiu também o primeiro código de leis escrito no mundo.
O código de Hamurábi enfoca acerca de diversos dolos  de crimes: Tanto domésticos, comerciais, o direito de herança, falsas inculpações  e precauções das propriedades.
Entretanto esse conjunto de leis foi elaborado e baseado na antiga Lei do Talião, sendo congregado vários decretos novos que emanou no tão conhecido Código de Hamurábi. Aludimos aqui como exemplo alguns desses decretos: Olho por olho, dente por dente.  A mesma lei que era aplicada a elite Babilônica não era a mesma acolhida para os escravos e os menos favorecidos.
O Rei Hamurábi construiu um Estado bastante organizado. Após o governo de Hamurábi. Os Hititas e Cassitas assumiram o domínio após vencer o exército Babilônico. A partir deste desmoronamento o  Império Babilônico passou a ser governado por outros povos.
Nos meados dos anos 1300 e 600 a.C., Os Assírios dominaram a região onde os mesopotâmicos habitavam. Os Assírios possuíam uma poderosa e sofisticada aparelhagem bélica no ano 612 a.C,. Os  conflitos com povos dominados e a conquista da Babilônia pelos Amoritas e Caldeus, estabeleceram o fim do Império Assírio.
Os habitantes da Babilônia insurrecionaram-se de tal modo que renasceram e reconquistaram sua parcimônia, passando há existir o Segundo Império Babilônico, ou Segundo Império Neobabilônico.
Com o fenecimento do Rei Hamurábi. A Babilônia foi conquistada por diversas tribos próximas. Somente no século VI a.C, a  Babilônia retornou ao auge com a ascensão do Rei Nabucodonosor. Ostentou o comando do novo Império nos anos de 612 a 539 a.C,. Foi sobre o seu comando que os Babilônicos viveram os dias de blasona e abundâncias, O Império Babilônico alcançou seu auge no que alude-se ao desenvolvimento arquitetônico onde nenhum outra urbe vivenciou naquela época.
Esses desenvolvimentos refletem-se nas edificações, uma dessas maravilhas sãó as construções das grandes muralhas e esplêndidos palácios.
mais conhecida das construções são os célebres Jardins Suspensos da Babilônia. Aferida como uma das sete maravilhas do mundo antigo, já não existem mais.
O Rei Nabucodonosor conquistou vários territórios, o mais importante foi a região do Sul da Palestina, e também parte das fronteiras ao norte do Antigo Egito.
Após anos de domínios os Babilônicos começaram a perder aos poucos os territórios conquistado. O exército Persas comandado pelo ReiCiro” derrotaram o exército Babilônico.
A Bíblia faz mensão de que no final dos tempos a Babilônia ressurgirá e transformará em morada do antecristo. Hoje o local onde era a Babilônia está sendo erguida uma nova cidade.
A construção da cidade da Babilônia começou logo após o dilúvio, a cidade foi considerada uma ofensa do homem contra a autoridade de Deus. Deste modo a cidade da Babilônia ao ser edificada, o ser humano rebelou-se contra o poder de Deus. Descreve a Bíblia que o Senhor Deus, interveio confundindo os habitantes com idiomas diferentes, pois assim os residentes não teriam como comunicarem-se uns com outros.
O nome “Babel” foi abrolhada a cidade de Ninrode, devido a sentença de Deus sobre a inobediência contra Deus.  Babel é considerada a primeira tentativa de aliança da humanidade, para frustar os planos de Deus a favor do ser humano. Os líderes campeavam poder, e a cidade da Babilônia constituiria a sede governamental.
Os anos passaram e a Babilônia continua presente, em vários lugares, transformando milhares de seres humanos, e mudando o contexto da sociedade mundial.
Autor: Plínio Farias
Referências:
www.chamada.com.br/mensagens/babilonia_profecia.html
www.tempodofim.com/babilonia_destruida.htm

Um comentário: