domingo, junho 24, 2012

HISTÓRIA: USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU

Usina de Itaipu:
Uma das maiores construções do mundo está localizada no sul do Brasil, no Estado do Paraná, este Estado faz perímetro com outro país Latino, cujo nome é Paraguai. Nome Indígena, pertencente do dialeto Tupi-Guarani, cuja definição é  (Mar Imenso ou Pedra que Canta). Por fazer divisa entre os dois países a Usina de Itaipu, recebe o hipocorístico de Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu.
Sua extensão total estende-se desde a Foz do Iguaçu, no Brasil, até a Ciudad del Este, no Paraguai, até Guaíra cidade situada no Brasil, e Salto del Guaíra no Paraguai.
A potência originada é de 14.000 MW (megawatts). A Usina de Itaipu fornece energia satisfatória para fornir o Paraguai. Porém o vizinho país não precisa usar toda a energia que tem direito. Baseado nesse superávit foi firmado um contrato entre os dois países, onde estabeleceu que o excedente não usado pelo Paraguai, a  primazia na compra era do governo brasileiro.
A Usina de Itaipu é a maior hidrelétrica do mundo em potência instalada. em capacidade de geração é considerada a mais importante, devido o regime hidrológico do Rio Paraná que apresenta maior fluxo de água que o Rio Yangtzé, localizado na China.
A Usina de Itaipu é considera uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, publicação feita pela revista Norte-AmericanaMechanics”.

Em 1973 foi assinado o tratado para construção da Usina de Itaipu. Tudo começou em 1966. A incubência ficou por conta do então Ministro Juracy Magalhaes,  encarregado de realizar o acordo  para  a efetivação do contrato bilateral entre Brasil e Paraguai para a construção da Usina.

A concordata expira em 2023, esse acordo tem ocasionado insatisfação por parte do Governo do Paraguai. Alguns setores governamentais do Paraguaimanifestaram-se em rever o tratado e refazer um novo ajuste, devido a desvalorização do preço da energia hoje no mercado.

No ano de 1970 as empresas PNC e ELC  Electroconsult da Itália, foram as vencedoras para a concretização da viabilização do projeto da mega Usina. A edificação teve início no ano de 1971,  as obras eram conduzidas pela construtora Mendes Júnior.

Foram usadas na construção deste mega empreendimento 12.570,000 metros cúbicos de concreto (análogo a construção de 210 estádios de futebol), a quantidade de ferro equivale a 380 Torre  Eiffel. Foram contratados 40.000 trabalhadores.
Confrontando com a construção do Eurotúnel que faz ligação entre  a França e a Inglaterra sob o canal da Mancha. Na construção de Itaipu foram empregados 15 vezes o total a mais de concreto, o tamanho das escavações são 8,5 vezes maior.
O curso do Rio Paraná, é o sétimo do mundo, as abscisões abrangeram quase 50 milhões de terra e rocha..
A extensão total é de 7.919 metros. São quatro barragens juntas, sua vazão é cerca de (62,2) mil metros cúbicos por segundos. Ou seja, é quase quarenta vezes o escoamento das cataratas do Iguaçu.
Outro dado interessante é que duas turbinas de Itaipu corresponde a toda vazão média das cataratas (1.500 metros cúbicos por segundo).
Seria preciso o Brasil esbrasear 536 mil barris de petróleo por dia para gerar a quantidade de energia que a Usina de Itaipu origina para o consumo nacional.
A principal barragem tem 196 metros de altura, conferido a altura de um prédio de 65 andares.
Uma grande operação envolveu vários ambientalistas durante a formação do reservatório, percorreram toda a área da represa em busca dos animais que seriam mortos se não tivesse feito esse resgate.
Porém no ano de 1978 precisamente no dia 14 de outubro foi feito o desvio do Rio Paraná, o trecho do leito secou só assim começaram o termino da construção da maior barragem até aquele momento conhecida.
Entretanto nos ramalhetes de flores tembémespinhos, o outro lado negativo foi a desapropriação de quase 42.444 moradores que viviam e comerciavam no campo.

Essa desdita  suscitou inúmeros problemas sociais. Boa parte destes labutadores e suas famílias habitavam às margens do Rio Paraná, foram desalojados. Para implementar a construção da Usina de Itaipu.
Muitos abrigaram-se nas cidades mais próximas, principalmente perto de rios, especialmente os que fazem afluências com os Rios Iguaçu e Paraná. Outro fato que chama atenção foi o pouco-caso do governo com esses trabalhadores, onde muitos tornaram-se membros do “ Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
Referências:
Esta foto foi extraída do site anexo:

Esta foto foi extraída do site anexo:

  
Este vídeo foi extraído do youtube:

Um comentário:

  1. Anônimo5.11.13

    muito obrigado me ajudou bastante na minha pesquisa :)

    ResponderExcluir