quinta-feira, setembro 20, 2012

HISTÓRIA: ESPANHA UM REINO EM DIVISÃ0


ESPANHA UM REINO EM DIVISÃO:

A Espanha é um país situado na Europa Meridional, precisamente na Península Ibérica. Faz divisa ao Sul e Leste com o Mar Mediterrâneo, uma pequena extensão territorial baliza com o Território Britânico Ultramarino, e com o estreito de Gibraltar.  Ao Norte limita-se com a França e o condado de Andorra e pelo Golfo da Biscaia, ao Noroeste e Oeste pelo Oceano Atlântico e Portugal.

A vida política da Espanha está dividida em comunidades autônomas, isto é, suas províncias possuem ordenamento próprio, competências executivas e são autônomas, fundamentada na Constituição de 1978.

Estas disposições garantem segundo a Constituição a unidade da nação Espanhola, recebendo o hipocorístico oficial de: Reino da Espanha.

Estas decisões juntamente com outras ajudaram a manter as províncias vinculadas ao Reino, embora as mesmas usufrutuem de autonomia própria, estas foram algumas das soluções encontradas para sustentar o Reino da Espanha unidos num poder central.

Representado por um Rei, mais é governado por um ministro, esse escolhe os componentes para compor o gabinete administrativo. Entretanto suas províncias possuem autonomia própria, mais com limitações perante o governo Central instalado em Madri capital do País.

O Reino da Espanha está dividido em dezessete províncias autônomas, a região de Ceuta e Melilla são cidades autônomas.

A Espanha é um país com uma enorme pluralidade cultural e linguística, outro fato que chama atenção é a localização do território espanhol, que recebeu influências externas. A Espanha foi uma importante fonte de influências para outras regiões, principalmente durante a Era Moderna, mais adiante se tornou um Império Mundial, a Espanha deixou um legado de mais 400 milhões de habitantes falando o dialeto espanhol.
A base administrativa é conduzida por um governo parlamentar democrático, embora ainda preserve o regime monarquista. Porém nos últimos anos e recentemente em diversas Províncias, manifestantes foram às ruas em diversas Capitais das Comarcas solicitando o desligamento de algumas dessas regiões da administração Central.
Organizações patrióticas, bases partidárias, e sindicatos têm organizadas consecutivas ações de insatisfação contra as medidas de severidade que o governo tenta implantar para recuperar a economia do país.
Recentemente em algumas regiões da Espanha, principalmente na cidade de Barcelona houve manifestações públicas exigindo a independência dessa Província.
Os governantes da Catalunha manifestaram que esteia as asseverações a favor da independência do novo Estado da Europa.
Os dirigentes dessas províncias declaram que o Governo Central têm praticado austeridades ao repassarem as verbas destinadas para melhoria da vida da população.
Os protestos estão largueando-se rapidamente em todas as esferas institucionais. Porém o momento de colapso que os países europeus estão enfrentando demanda em medidas drásticas que vai de encontro à população, que padecem com essas resoluções.
Autor: Plínio Farias
Referências:
 sol.sapo.pt/inicio/internacional/interior.aspx?content_id58777

Nenhum comentário:

Postar um comentário