domingo, outubro 28, 2012

HISTÓRIA: O COLISEU ROMANO



O COLISEU

O Coliseu mundialmente conhecido como Anfiteatro Fláviano ou Flávio, foi edificado no período do Império Romano. Recebeu essa denominação devido a aproximidade da estátua do Imperador Romano Nero, localizada no centro do Império Romano, destaca-se pela sua excepção e explendor  arquitetônico.
 
O Coliseu foi edificado para receber quase cinquenta mil teventes, tinha 48 metros de elevação, foi construído para apresentações de grandes espetáculos para iludir o público devido a situação que o Império Romano atravessava, e era um maio dos Imperadores passarem o tempo.

Foi edificado na parte leste do Forum Romano. A construção prolongou-se cerca de oito a dez anos. Significou o símbolo do Império Romano por quase quinhentos anos. Porém no ano 476 d.C. já na Idade Média  o Coliseu deixou de ser palco de espetáculos.

Atualmente é um cartão postal universal, seus restos representam um período áureo Romano, também a existência  de uma civilização que nos deixaram grandes conhecimentos e uma pluralidade arquitetural que até nos dias atuais são lembradas.

Embora estejas em ruínas, sempre representou o símbolo do Império Romano.  Concebe até hoje como aspecto de poder e riqueza e desenvolvimento que o Império Romano possuía perante outras nações. Hoje representa uma das principais atrações turísticas da Itália.

Em 2007 foi nomeada pela “Unesco” uma dasSete Maravilhas do Mundo Moderno” A uma forte ligação com a igreja católica, principalmente ao liderar a procissão da Via Sacra até o Coliseu nas Sextas-Feiras Santas da Igreja Católica.

Em 2011 precisamente em dezembro começaram a ruirem fragmentos da construção que forá símbolo de uma era onde os governantes administravam com mão de ferro. O Coliseu foi construído durante o Império Romano,  pelos Imperadores Vespasiano e Domiiano, entre os anos 70 e 80 d.C.

Era empregado como arena de lutas de gladiadores, na sua construção foram empregados mármore, ladrilho, tufo e pedra travertina. Sua capacidade era de noventa mil espectadores.
 
No século V, um forte terremoto danificou o Coliseu. Contudo, logo depois foi restaurado, no século XIII, foi usado como fortaleza militar. Apesar dos séculos XV e XVI ter sofrido vários saques, onde usurparam boa parte dos materiais.

O Coliseu de Roma é considerado patrimônio da humanidade, é acatado como um dos pontos turísticos mais visitados da Itália. Entretanto nem sempre constituiu essa estrutura, no início só tinha três níveis. Porém durante o reinado de Alexandre foi construído o quarto andar, onde foi adicionado mais quarenta mil assentos adicionados aos cinquenta mil já existente, incluindo dessa forma capacidade para noventa mil espectadores.

As arquibancadas eram divididas em classes sociais, haviam três repartições que correspondiam ao poder social que cada família preenchia dentro da sociedade.
 
O Podium eram determinadas para as classes elevadas;
A segunda categoria eram destinado à classe média;
A tribuna era exclusividade Imperial, tinha-se o privilégio de sentares nela o Imperador, e os Senadores.

Autor: Profº.  Plínio Farias
Referências:
http://historiadaarte.pbworks.com/f/1204567572/Coliseu.jpg



Nenhum comentário:

Postar um comentário