segunda-feira, dezembro 31, 2012

HISTÓRIA: A INDÚSTRIA DE AVIÕES NO BRASIL


A Indústria de Aviões no Brasil        

O primeiro ser humano que conseguiu fazer com que um aparelho elevasse-se do solo, foi o brasileiro Alberto S. Dumont era natural do Estado de Minas Gerais, Brasil. Esse intento foi observado na França, país situado no Continente Europeu.

A Embraer é uma empresa brasileira que fabrica aviões que são vendidos no Brasil e no exterior. O Brasil ocupa a terceira posição na produção de aeronaves comerciais do mundo. Seus aviões são comercializados atualmente para sessenta países. A Embraer é uma empresa brasileira que possui alto processo tecnológico, processo esse que fez a empresa sobressair entre as maiores exportadoras de aviões do mundo.

Os primeiros aviões comerciados no Brasil, assim como no exterior, foram os: Bandeirantes, Xingú e o Turbo-hélices. Esses aviões conquistaram o mercado brasileiro e ampliou as vendas no mercado externo.
 

No ano de 1999, a Embraer juntamente com algumas empresas internacionais estabelecidas no Continente Europeu, fizeram um uno mercantil. Essa aliança estabeleceu a venda de 20% das ações da Embraer.
 
Algumas empresas locadas  no exterior détem um acordo mercantil na produção de novas aeronaves. A participação estrangeira aumentou as vendas da Embraer no mercado internacional.

A Embraer pertencia à esfera governamental, portanto era uma companhia Estatal. Necessitado de expandir-se, a saída encontrada pelo governo foi privatizá-la.

O primeiro avião produzido foi o Brasília BEM-120, em seguida o ERJ-135 (este foi o primeiro jato fabricado no Brasil para 37 passageiros). Atualmente a novas versões de aviões maiores: O ERJ-140 capacidade para 140 passageiros BEM-170/175, o ERJ-190/200, o BEM-195 capacidade para 118 passageiros.

A Embraer capta 45% do tráfico internacional de jatos de transporte regionais. Destacamos também a aviação militar brasileira, o exército brasileiro possui presentemente cerca de 50% dos modelos fabricados pela Embraer. Vários países têm em suas esferas militares aviões fabricados no Brasil.

A sede da Embraer esta localizada na cidade de São José dos Campos, Estado de São Paulo. mais três fábricas no mesmo Estado, e uma na cidade de Harbin, na China, construída em síntese com a AVIC II, empresa chinesa de aviação.

A Embraer mantém alguns centros de serviços de reposições de peças no Brasil e em vários países. Em 2009 o exemplar BEM-190 recebeu certificação ISA+39ºC para volitar em elevada temperatura. Este controle facilitou a comercialização para países do Oriente médio e Asia e outros continentes, especialmente para a China, Índia, México e Austrália, e alguns regiões da África.

A força Aérea Brasileira, juntamente com a aviação aérea Azul, são os maiores clientes da Embraer. A Embraer permanece apenas atrás da Boeing (Empresa Americana) e da Airbus (Empresa franca Alemã).

A Embraer tem quase 15 mil fâmulos. No entanto, o primeiro adejo oficial no Brasil ocorreu no dia 22 de outubro de 1911. Esse acontecimento foi concretizado por Edmond Plauchut. Edmond, além de ser mecânico e piloto, ele trabalhou com Alberto Santos Dumont em Paris.

O avião decolou da Praça Mauá, voou sobre a Avenida Central e caiu no Mar, numa altura de 80 metros, perto da Ilha do Governador.

A aviação comercial no Brasil iníciou em 1927. A empresa Condor Syndikat foi à pioneira no transporte de passageiros. O voo aconteceu entre a cidade do Rio de Janeiro com destino a cidade de Florianópolis. A primeira linha efetivamente comercial foi chamada de “Linha da Lagoa”, entre Porto Alegre, Pelotas e até a cidade de Rio Grande, Estado do Rio Grande.

Em 1927, foi criada a Viação Aérea Rio-Grandense (VARIG), o avião foi batizado com o nome de “Atlântico”. No mesmo ano era inaugurada a primeira linha entre os países da América do Sul, a multinacional francesa Aeropostale foi quem inaugurou o primeiro voo internacional entre o Brasil e países Americanos.

Presentemente a procura por viagens via aérea tem aumentado bastante, taxas de crescimento de passageiros causaram transtornos nos aeroportos brasileiros. As companhias aéreas estão aos pouco restaurando suas frotas. O número de pedidos de aviões para a Embraer produzir e entregar tem correspondido às expectativas do mercado brasileiro. Embraer uma empresa brasileira decolando em direção ao desenvolvimento.

Autor Profº: Plínio Farias
 
Referências:
Fotos extrídas do google
 http://www.portalbrasil.net/aviacao_histbrasil.htm 
www.portalbrasil.net/embraer.htm
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário