segunda-feira, dezembro 10, 2012

HISTORIA: O CANTO DO UIRAPURU


O Uirapuru Patrimônio da Amazônia
O Uirapuru é uma ave conhecida por seu canto, também é lhe adjudicado o título de “Músico ou Corneta” devido ao altivo volume do seu lied.

É conhecido por vários nomes nas diversas regiões do Brasil: arapuru, rendeira, tangará ou virapuru. Seu nome emana do linguajar “Tupi-guarani” (Wirupu’ru). É afamado por seu aliciar, ocasionando grande deslumbramento, existem muitas lendas referentes ao seu canto, há quem diga que quando o Uirapuru canta todos os pássaros da floresta permanecem em silêncio. 
Possui uma pluma corriqueira, de cor pardo-avermelhada acompanhada de minudências branca e de cor sombria. Nativo da América do Sul, principalmente nos países que fazem fronteiras com o norte do país: Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Bolívia e Peru, e em alguma parte da Amazônia brasileira.

Sua alimentação é baseada na fisga de insetos e frutas, os pesquisadores assoalharam que o Uirapuru alimenta-se mais nas estações chuvosas, vivi em grupo com outros ornitópteros. Na realidade o Uirapuru somente atrai outros pássaros em busca de alimentação.

Seu canto semelha-se a uma flauta, flautim ou clarinete, inspirando poetas, o compositor Villa Lobos em 1917 compôs o poema “Uirapuru” baseado no folclore sobre esse pássaro.

Quando o Uirapuru toa ameno e forte ele pretende explanar seu domínio no território; se o canto for longo e melodioso evidencia atração sexual. O tempo de duração do canto é entre dez á quinze minutos, sempre ao amanhecer e ao anoitecer, na época da construção do seu ninho, durante o ano canta somente uns quinze dias.

 É insólito observar o uirapuru, no entanto seu canto pode ser escutado.

 Algumas lendas são aprazadas pelos nossos ascendentes em reverência ao canto do uirapuru: Quem ouvir o canto e fizer qualquer pedido realizarão. A mulher que conseguir um pedaço do ninho terá a pessoa apaixonada pelo resto da vida.

Outra lenda e relacionada ao folclore indígena que conta o desejo de uma Índia: Duas índias gostam do cacique, o mesmo na dúvida sobre qual escolher prometeu casa-se com aquela que tivesse melhor pontaria. Seria essa a casar-se com o cacique.

A índia que perdeu ficou bastante triste e pediu ao deus “Tupã” que a transformasse em um pássaro para vê-lo o cacique mesmo distante, e foi transformada em um Uirapuru. Também a uma lenda que diz qualquer homem que conseguir uma pena terá sorte nos negócios e com as mulheres.

Infelizmente este ornitóptero está desaparecendo aos pouco do território brasileiro, devido o valor que são pagos pela vendas destes pássaros. O território amazônico é bastante denso dificultando o trabalho dos guardas florestais na apreensão destes caçadores gananciosos.

Mais uma ave que tende a desaparecer, a extinção deste pássaro é mais uma amostra de que nos estamos caminhando em breve na construção de um museu, onde nossos futuros descendentes visitaram estes locais para conhecer o rico acervo que tínhamos e não demos o devido valor.

O que restou para essa geração?
Um mapa onde localizaram determinadas espécies!

Autor: Profº. Plínio Farias

Estas fotos foram extraídas da internet.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário