quinta-feira, janeiro 14, 2021

 

ÍNDIOS TUPINAMBÁS

   O território que hoje forma o Brasil era chamado de Pindorama (em tupi terra das palmeiras) pelos índios. Porém em 22 de abril de 1500, quando os portugueses desembarcaram e ocuparam o território brasileiro deram-lhes o nome de ilha vera cruz.

  Os portugueses pensavam que tinham desembarcado no território indiano e apelidaram os nativos de índios.

  Para muitos a história do Brasil deu início nesse dia. Os portugueses ao chegarem a Porto Seguro deparam com habitantes que possuíam costumes, tradições, histórias e hierarquia.

  Contar tão-somente a biografia dos pioneiros europeus que ocuparam essas terras é denegar a realidade cultural dos verdadeiros habitantes do Brasil.

  Os índios que viviam na região do sul e extremo sul da Bahia eram da tribo tupinambá. Pedro Alves Cabral e os tripulantes desembarcaram nas praias de Porto Seguro e foram bem recebidos pelos habitantes daquela região.

  Referem-se aos povos Tupinambás a todos os habitantes que habitavam desde o estado Pará até o Sul do país e que falavam algum dialeto tupi.

  Destacam-se nesse contexto os potiguaras, tabajaras, tamoios, caetés e os tupinambás etc.

  Os povos Tupinambás ainda habitam a região sul do estado da Bahia, eles vivem na vila de Olivença, em Ilhéus.

  Estima se que habitavam de 2 a 4 milhões de índios no século XVI no território brasileiro. Atualmente o número de indígenas que vivem no Brasil é cerca de 800 mil.

  A gripe, o sarampo, a tuberculose, a varíola etc., são algumas doenças trazidas pelos europeus, e logo se se propagou entre os índios, levando ao extermínio de vários índios.

Em 1527 o nome Brasil foi adotado até nossos dias atuais.

Autor: Plínio Farias

Fonte de referência:

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Tupinamb%C3%A1_de_Oliven%C3%A7a

 Fotos tiradas do google. 



                                                              Praia de Olivença

Nenhum comentário:

Postar um comentário