domingo, janeiro 17, 2021

 


 Urbanização e seus problemas

   O rápido crescimento populacional das grandes cidades devido a vários fatores, resulta em diversos problemas estruturais, sociais e urbanos.

   O êxodo da zona rural e das pequenas cidades, que imigraram para grandes centros urbanos em busca de empregos e melhores condições de vida, provocaram vários problemas sociais. Uma vez que esses centros urbanos não estavam preparados para recebê-los.

  A industrialização impulsionou o desenvolvimento e crescimento urbano desde o século XVIII. Também contribui para o rápido crescimento das cidades. Algumas cidades oferecem condições melhores a seus habitantes. Contudo, ainda enfrentam vários são as cidades que enfrentam problemas urbanos.  Dificuldades que ainda persistem no nosso cotidiano em vários países do mundo.

Alguns problemas que afetam as cidades:

. aumento das favelas;

. falta de infraestrutura;

. diversas formas de violência;

. falta de empregos;

. impacto no meio ambiente,

. falta de hospitais et,. 

  Morros, áreas de preservação, construções irregulares, deslizamento de encostas, desmatamento, pouco lugares para o escoamento das enchentes, lugares ocupados sem nenhuma possibilidade de moradia, oferecem grandes riscos à vida dos moradores que ocupam esses lugares.  

    O estado de São Paulo é o maior estado do Brasil em termos populacional e industrial, sua capital é a maior do Brasil. Possui o maior parque industrial da América do Sul. O estado de São Paulo concentra o maior número de imigrantes de todas as regiões do Brasil.

   Os problemas enfrentados pelos gestores, quando as enchentes acontecem são bastante decorrentes, devido à infraestrutura e o crescimento desordenado.

   O desenvolvimento econômico acelerado do estado de São Paulo trouxeram diversas consequências sociais urbanas aos governos que administram.

   Com a participação da população na elaboração dos investimentos na infraestrutura social e urbana, na segurança pública e com a implementação de indústrias no interior do Brasil, os moradores das cidades do interior se deslocaram menos para os grandes centros urbanos.

Autor: Plínio Farias

Ref:. Fronteiras da globalização - Almeida, Lucia Marina Alves de, Tércio Barbosa Rigolin / 3º ed. São Paulo. Ed. Atica, 2016 - Unidade: 03 Ocupação do território brasileiro população e população

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário