sexta-feira, julho 08, 2011

HISTÓRIA: JOVEM GUARDA


No começo da década de 1950, o mundo principia novos denodos, foi com o aparecimento de novos processos tecnológicos, principalmente no tocante a área das comunicações. Nasce uma nova geração de profissionais conhecida por apresentadores, locutores, e ao mesmo tempo, uma geração de cantores e artistas, contracenando as telenovelas, cantores, filmes, relacionados aquele período que marcou uma geração e até hoje fazem sucessos não só no Brasil também em vários países do mundo.
Novos tempos começam a surgir no cenário artístico e cultural brasileiro, devido à popularização e a aquiescência destes novos meios de propagação, é registrada uma nova biografia na sociedade brasileira. Há juventude aceita e assume este novo tentame cultural. 
Nasce um novo ritmo musical que se tornou popular em todo o mundo, conhecido por “Rock Roll”, Criado por um púbere norte-americano conhecido por Elvis Presley.  Outros grupos musicais e cantores internacionais surgiram, destacamos a banda inglesa conhecida mundialmente pela alcunha de Beatles. Com seu estilo próprio de cantar e com ritmos diferentes influenciaram aos longos dos anos uma geração de jovens. Conforme o passar do tempo essas baladas transformaram-se em asseveração versus a Ditadura Militar instalada da década de 1964, desvirtuando muitos artistas a abandonarem o Brasil.
Foi nesses embalos que surgiu um movimento musical com canções românticas, com novos ritmos acompanhados aos sons de guitarras, com letras pueris mais que discorriam sobre o amor, ternura, e também a respeito do cotidiano de uma juventude que contrastavam por uma nação melhor.
 Cenários harmoniosos, canções descontraídas, a euforia de um beijo, o encontro marcado no cinema, sonhos idealizados por uma juventude que determinou uma inovação na maneira de agir, pensar, e também no consumo de novas tecnologias, adotando novos padrões de vida. Esse processo e princípios de mutações de ritmos ficaram conhecidos por “Jovem Guarda”. Recebeu este epíteto devido ao fluxograma criado em 1965, pela rede de televisão Record. Porém devido ao empecilho dos clubes de futebol, que vetaram as transmissões de seus jogos via rede de televisão. Isso fez com que as redes de TVs, focalizassem os seus programas nos jovens talentos, com isso favoreceu o novo movimento musical conhecido por Jovem Guarda.
Nesta ocasião apareceram diversos cantores que até hoje continuam no cenário artístico nacional, enfatizamos entre eles: Jair Rodrigues, Sérgio Reis, Ronnie Von, Jerry Adriani, Erasmo Carlos, os Vips e principalmente o cantor Roberto Carlos que ao transcorrer dos anos foi variando seu estilo de cantar.
Portanto quem vivenciou essa era efervescente no panorama cultural brasileiro teve o deleite de testemunhar e tomar parte de um dos momentos mais admirável da nossa história musical. Movimento cultural que ficou conhecido por Jovem Guarda nos idos dos anos de 1950 até o período que perdurou a Jovem Guarda.
Fontes consultadas:
www.brasilescola.com/historiab/jovem-guarda.htm                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário