quinta-feira, julho 21, 2011

HISTÓRIA: REFORMA PROTESTANTE

No ano de 1483 nasceu na Germânia, atual Alemanha, na cidade de Eisleben o prenunciador da reforma protestante o Clérigo Martinho Lutero que fazia parte da hierarquia dos agostinianos, mas devido as suas idéias antagônicas as preleções da Igreja Católica. Lutero foi abolido dos princípios da doutrina Católica.
Devido as suas pregações ressaltadas de que o ser humano adquiria sua salvação perante sua fé em Deus. Isso induziu a Igreja católica a adotar medidas versus suas idéias. Ainda assim seus julgamentos não ficaram imêmores. Pelo contrário a partir daquele instante o povo Germânico aprovou o novo conceito de alcançar a salvação através da fé e do amor em Cristo. Conseqüentemente a partir do século XVI, Lutero recebeu apoio dos líderes da Germânia, e foi aí que surgiram as primeiras instituições denominadas de igrejas Luteranas.      
Foi fatal o embate entre a Igreja Católica e os dogmas divulgados por Lutero, principalmente depois da dimensão que recebeu as 95 Teses. Foi a partir daí que apareceram as primeiras Bíblias escritas totalmente em alemão, isso levou o povo teutônico a conhecer melhor a palavra de Deus. Pois a Igreja Católica conservava a Bíblia para os laicos não ter conhecimento da veracidade.
 Sua grafia era escrita em Latim para dificultar a leitura da Bíblia. Lutero contrariou a alegação de que a liberdade da punição de Deus poderia ser comprada por meio de indulgencias estabelecido pelo Papa Leão X em 1520, com conluio do Imperador Carlos V. Entretanto no ano de 1521, Martinho Lutero foi excomungado do catolicismo como um fora da Lei pelas autoridades eclesiásticas. 
Foi a partir daquele momento que as escrituras sagradas alcançaram um grande número de leitores, havendo uma divisão radical na Igreja Católica, aumentando o número de protestantes.
Lutero precisou ser abrigado durante aproximadamente 25 anos, na Saxônia. Casou-se mais tarde com a Monja Katharina e teve seis filhos.
Autor das primeiras traduções da Bíblia para alemão, sem consentimento da autorização eclesiástica. Contudo, não foi o primeiro tradutor da Bíblia para o alemão, pois já havia várias traduções mais antigas.    
Todavia a tradução que Lutero fez, superou as anteriores devido a forma unificada do Hochdeutsch dialetos alemães falado na região central e sul.Também a amplitude da divulgação por meio da imprensa que foi desenvolvida nesta mesma época, Tendo Gutenberg como o inventor da imprensa em 1453.                                 
Fontes consultadas:
http://www.suapesquisa.com/biografias/lutero/


Nenhum comentário:

Postar um comentário