domingo, janeiro 29, 2012

HISTÓRIA: O VATICANO

O VATICANO

O menor país do mundo está localizado no território italiano em Roma, na Itália, é uma Cidade Estado Soberana, ou cidade do Vaticano. Está situada a margem esquerda do rio Tigre. O Vaticano é considerado sede da Igreja Católica. É inteiramente murada, sua dimensão é de 44 hectares (0,44km²), sua população é de aproximadamente de 800 habitantes.

Passou a ser considerado Estado da Igreja Católica no ano de 1929. É a principal Sé Episcopal com cerca de 1,142 bilhões de Católicos Romanos (Latinos e Orientais) do mundo.

Em 1929, foi designado o Tratado de Latrão que instituiu o Estado do Vaticano. Este local ficou sendo sede da Igreja Católica. Tendo como representante maior o Papa. Este local é conhecido também como Palácio Apostólico, tendo o Papa como o único núncio. O Estado do Vaticano é um território monárquico, governado pelos bispos, e pelo Papa.

A maioria dos seus habitantes são funcionários públicos vinculados a Igreja Católica, de várias origens raciais e étnicas e de  nações distintas. Antes os Papas moravam no Palácio de Latrão, na Colina de Celio no lado oposto de Roma. Este local foi doado  pelo imperador Costantino ao Papa Milcíades em 313 d.C. Recebeu o cognome de Tratado de Latrão devido o local onde reuniram para estabelecer a nova cátedra onde o Papa iria residir.

A história do catolicismo está incutida com: Reis, guerras, artes, e alguns santos. Escândalos e articulações políticas. Porém a partir do século V até o séc. XV, em que a Igreja Católica dividiu o poder com os imperadores e Reis.

A igreja Católica considera O Apóstolo Pedro como primeiro Papa de Roma. Não existe nenhum Registro Bíblico histórico equivalente a este fato. Existe uma tese que questiona a respeito de que O Apóstolo Pedro nunca esteve na capital do Império Romano.

Na Praça de São Pedro é possível avistar a Basílica do mesmo nome juntamente com os suntuosos jardins, conhecidos pelas pulcaras flores. O Vaticano já decorreu por diversas fases seculares como: Intrigas, com decisões de inspiações divinas.

No Brasil a dois seguimentos religiosos em evidência, a Igreja Católica Romana e as Igrejas Evangélicas. O Catolicismo se estrutura em uma “Ordem Religiosa” tendo a direção de um chefe. As demais denominações segue uma só base a Bíblia Sagrada. Que tem como ordenador Jesus o filho do Deus vivo.
Nota-se que Católicos e Evangélicos crêem na Santíssima Trindade Deus o Pai, Deus o Filho e Deus o Espirito santo; Tem como doutrina que cristo é o Salvador, ensinam que há dois caminhos a seguir, e seguem os mandamentos do mesmo livro sagrado, há Bíblia como obediência a Deus. Embora os católicos desvirtuem-se em alguns pontos da Bíblia sagrada.
Devido a perseguição que os cristãos sofreram pelo Imperador Diocleciano em 303 d.C. Hoje quase não há presença de cristãos nesta região. Porém o Imperador Constantino (307-337) d.C.  estabeleceu a paz com a Igreja Católica. Em 847 d.C.
O Papa Leão IV, ordenou que construíssem uma grande muralha para proteger o Vaticano das constantes apoplexia dos povos serracenos. (Eram os Muçulmanos, Sírios, Palestinos e os Árabes) que invariavelmente investiam contra a cidade de Roma.
Com o decorrer dos tempos o Vaticano tornou-se um dos centros culturais mais visitados e importante do mundo. Também muitos clérigos foram incriminados por corrupção e pedosexualidade.
O Vaticano foi considerado Patrimônio Mundial pela Unesco. Porém podemos observar várias práticas tortuosas dentro do Catolicismo, por exemplo: A prática de realizar pedidos as pessoas que já feneceram e que a Igreja Católica considera santas. Essa prática é conhecida por politeísmo, é uma violação aos mandamentos de Deus.
Êxodo 20:3, está escrito na Bíblia, aquelas pessoas que fazem imagens e solicitam pedidos aos mortos atribuem a eles capacidade sobrenaturais, ou seja, consideram está pessoa igual a ela ou com mais discrição. Segundo a declaração de Deus, todos nós samos frutos do pecado. O convertimento desses mortos em santos,  só existem no catolisismo?
Jesus solicita que sejamos santos, é preciso entender essa via, ele está pedido que sejamos obedientes, conforme seus ensinamentos, amar o próximo como se fosse a si  mesmo, ter perseverança, e dar exemplo de viver a vida conforme ele nos ensinou.
Essa arte de adorar e fazer pedidos e ajoelhar-se perante uma estatua de um semelhante igual a você não existe no livro sagrado. Os dez mandamentos exaspera essa parte muito bem, sendo que essa pessoa já não está em nossa  convivência é uma violação dos mandamentos de Deus.
Quando Deus ordenou a Moisés que construíssem uma arca, ele não ordenou a nenhuma pessoa que adorassem aquele símbolo, foi um concerto uma aliança para o povo lembrar das suas promessas. Está escrito no livro na Bíblia, onde Deus proibiu que façamos imagens e adoremos nossos semelhantes. única autoridade que devemos nos dobrarmos de joelhos chama-se Jesus Cristo.
Esses vídeos mostram a realidade atual: O primeiro é da Igreja Universal e o segundo é de um cidadão que chama-se Marco Feliciano. Acho que é da Assembléia de Deus. Estão brincando com Jesus Cristo.
Autor: Profesor: Plíno Farias
Fontes:http://guiadelmundo.org.uy/cd/coutries/vat/history.html
http//pt.shvoong.com/humanities/1767195-biografia-vaticano

Esses vídeos foram extraídos do youtube: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário