domingo, fevereiro 05, 2012

HISTÓRIA: O ENSINO DE HISTÓRIA NO PERÍODO MILITAR

A disciplina de História nos permite refletir e ponderar a respeito do modo de vida e da ação que cada ser humano desenvolve no convívio entre seus semelhantes no âmbito da comunidade, compreendendo o desenvolvimento das sociedades humanas e seus aspectos remotos.

Distinguindo o ser humano como um sujeito histórico, confrontando, e abrangendo seus desígnios que constituem nos diferentes períodos e espaços de tempo, como agente construtor e transformador deste processo.

Contudo esses processos de conhecimento e desenvolvimento dos conteúdos da disciplina de história se dará mediante abordagens entre os procedimentos factuais e a produção historiografica sobre as respectivas sociedade.
 
A lei 11.645/08 (alterou a Lei 10.639/03), sendo vinculada na disciplina de História o estudo sobre a África. Muitos pesquisadores declaram que a África é o berço de origem da Humanidade. No Brasil os governantes do Período Militar criaram uma efígie que o país vivia uma soberania popular. Entretanto os movimentos e passeatas eram reprimidos.

Compositores eram expatriados para outros países. Professores presos, estudantes que se manifestassem contra o regime também eram punidos.


Mas foi nessa aparência que em 1967, o Regime Militar promulgou a nova constituição. Que vigorou até 1988 quando finalmente foi elaborada outra carta magna com inovações.                                                                                                                
          
Os historiadores afirmam que o golpe 1964, submeteu o Brasil a uma Ditadura Militar que durou até 1985, tendo como Presidente Civil do Brasil, Tancredo Neves. Essa modificação ocorreu quando a nação brasileira, foram as ruas solicitar eleições diretas.

                            
Durante o período Militar a nação era vigiada e foi acompanhada muitas vezes por violência e repressão e censura nas escolas e nos meios de comunicações especialmente durante a década de 1964 à 1970. Ao mesmo tempo atuavam contra qualquer pessoa que discordasse das ideologias militaristas, pois para eles estariam provocando discordância.

Entre os anos de 1964 à 1976, este período foi considerado obscuro para a educação em termos de políticas educacionais. Foi neste período que nós nos debruçamos até a abertura política.
   
Com isso as leis começaram a modificarem o Sistema Educacional Brasileiro desde 1960, quando foi criada a disciplina de OSPB (Organização Social e Política Brasileira) e de EMC (Educação Moral e Cívica), conseqüentemente o ensino passou só a interessar a quem estava no poder.
 
No âmbito nacional este período foi de maior repressão onde o temor e a apatia fazia parte da vida dos brasileiros. Com repercussões administrativas e pedagógicas negativas. Onde a subordinação por parte de vários setores educacionais eram visíveis.


Nesse período vigorou uma ideologia implantada em sala de aula que procurava controlar as mentes das pessoas, para acatarem o novo regime implantado. Esta disciplina era baseada em alguns aspectos das ideologias daquele governo.

Com o fim da Ditadura Militar e com a nova constituição a partir dos anos oitenta, ou seja, 1988, o ensino passou por novas propostas curriculares em todo o território federal. Com novas abordagens e métodos e redirecionamento em sua totalidade onde os meios de comunicação também fazem parte deste novo currículo.
 
Em 1988 a nação brasileira foi as ruas contrastar por eleições diretas e o fim da Ditadura Militar. Com esse impasse a Ditadura Militar chegava  ao fim.


A partir desta data, foi legislada o fim da Ditadura Militar, houve abertura para uma nova Disciplina de História. Agora mais aberta, problemática, contextualizada, questionalizada e refletida nos acontecimentos de cada época. Sendo usadas tecnologias para investigações mais vastas.
      
Porém pesquisar é procurar provas circunstâncias de incidências, necessita de muitas variações de ciência exata, a partir do desejo de conhecê-la passamos a explorar valores na busca de novas vias e concepções da história.
 
Essa modificação ocorrida na área da educação envolveu após a vitória nas eleições de diversos candidatos oposicionistas em 1982, havendo um embate onde a disciplina de história foi desvinculada da educação militarista, livres dos modelos institucionalizados positivista.


A partir daí houve uma ausência de autores americanos na Historiografia Crítico-Social dos nossos conteúdos, principalmente adotados algumas vezes pelos militares, referente ao ensino Norte-Americano. 
 
A partir da nova constituição. O Brasil passou a ter seu modelo próprio  de repassar para o aluno o conteúdo da verdadeira história e como deveria ser aplicada em sala de aula.

Autor: Professor Plinío Farias



Este vídeo foi extraído do youtube:
                                                                                                                                                                             

          Foto do google referente período militar ano 1964   
                                                                      
                                                                                     

           

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