A disciplina de História nos permite refletir e ponderar a respeito do modo de vida e da ação que cada ser humano desenvolve no convívio entre seus semelhantes no âmbito da comunidade, compreendendo o desenvolvimento das sociedades humanas e seus aspectos remotos.
Distinguindo o ser humano como um sujeito histórico, confrontando, e abrangendo seus desígnios que constituem nos diferentes períodos e espaços de tempo, como agente construtor e transformador deste processo.
Contudo esses processos de conhecimento e desenvolvimento dos conteúdos da disciplina de história se dará mediante abordagens entre os procedimentos factuais e a produção historiografica sobre as respectivas sociedade.
A lei 11.645/08 (alterou a Lei 10.639/03), sendo vinculada na disciplina de História o estudo sobre a África. Muitos pesquisadores declaram que a África é o berço de origem da Humanidade. No Brasil os governantes do Período Militar criaram uma efígie que o país vivia uma soberania popular. Entretanto os movimentos e passeatas eram reprimidos.
Compositores eram expatriados para outros países. Professores presos, estudantes que se manifestassem contra o regime também eram punidos.
Mas foi nessa aparência que em 1967, o Regime Militar promulgou a nova constituição. Que vigorou até 1988 quando finalmente foi elaborada outra carta magna com inovações.
Os historiadores afirmam que o golpe 1964, submeteu o Brasil a uma Ditadura Militar que durou até 1985, tendo como Presidente Civil do Brasil, Tancredo Neves. Essa modificação ocorreu quando a nação brasileira, foram as ruas solicitar eleições diretas.
Durante o período Militar a nação era vigiada e foi acompanhada muitas vezes por violência e repressão e censura nas escolas e nos meios de comunicações especialmente durante a década de 1964 à 1970. Ao mesmo tempo atuavam contra qualquer pessoa que discordasse das ideologias militaristas, pois para eles estariam provocando discordância.
Entre os anos de 1964 à 1976, este período foi considerado obscuro para a educação em termos de políticas educacionais. Foi neste período que nós nos debruçamos até a abertura política.
Com isso as leis começaram a modificarem o Sistema Educacional Brasileiro desde 1960, quando foi criada a disciplina de OSPB (Organização Social e Política Brasileira) e de EMC (Educação Moral e Cívica), conseqüentemente o ensino passou só a interessar a quem estava no poder.
No âmbito nacional este período foi de maior repressão onde o temor e a apatia fazia parte da vida dos brasileiros. Com repercussões administrativas e pedagógicas negativas. Onde a subordinação por parte de vários setores educacionais eram visíveis.
Nesse período vigorou uma ideologia implantada em sala de aula que procurava controlar as mentes das pessoas, para acatarem o novo regime implantado. Esta disciplina era baseada em alguns aspectos das ideologias daquele governo.
Nesse período vigorou uma ideologia implantada em sala de aula que procurava controlar as mentes das pessoas, para acatarem o novo regime implantado. Esta disciplina era baseada em alguns aspectos das ideologias daquele governo.
Com o fim da Ditadura Militar e com a nova constituição a partir dos anos oitenta, ou seja, 1988, o ensino passou por novas propostas curriculares em todo o território federal. Com novas abordagens e métodos e redirecionamento em sua totalidade onde os meios de comunicação também fazem parte deste novo currículo.
Em 1988 a nação brasileira foi as ruas contrastar por eleições diretas e o fim da Ditadura Militar. Com esse impasse a Ditadura Militar chegava ao fim.
A partir desta data, foi legislada o fim da Ditadura Militar, houve abertura para uma nova Disciplina de História. Agora mais aberta, problemática, contextualizada, questionalizada e refletida nos acontecimentos de cada época. Sendo usadas tecnologias para investigações mais vastas.
A partir desta data, foi legislada o fim da Ditadura Militar, houve abertura para uma nova Disciplina de História. Agora mais aberta, problemática, contextualizada, questionalizada e refletida nos acontecimentos de cada época. Sendo usadas tecnologias para investigações mais vastas.
Porém pesquisar é procurar provas circunstâncias de incidências, necessita de muitas variações de ciência exata, a partir do desejo de conhecê-la passamos a explorar valores na busca de novas vias e concepções da história.
Essa modificação ocorrida na área da educação envolveu após a vitória nas eleições de diversos candidatos oposicionistas em 1982, havendo um embate onde a disciplina de história foi desvinculada da educação militarista, livres dos modelos institucionalizados positivista.
A partir daí houve uma ausência de autores americanos na Historiografia Crítico-Social dos nossos conteúdos, principalmente adotados algumas vezes pelos militares, referente ao ensino Norte-Americano.
A partir da nova constituição. O Brasil passou a ter seu modelo próprio de repassar para o aluno o conteúdo da verdadeira história e como deveria ser aplicada em sala de aula.
Autor: Professor Plinío Farias
Este vídeo foi extraído do youtube:
Foto do google referente período militar ano 1964
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