quarta-feira, fevereiro 22, 2012

HISTÓRIA: ALBERTO SANTOS DUMONT

O PAI DA AVIAÇÃO                                                                                       

Nascido no dia 20 de julho de 1873, no sítio Cabangu, no município de Palmira, no Estado de Minas Gerais. Alberto Santos Dumont era filho de Henrique Dumont e de Francisca Santos Dumont. Sua mãe pertencia a uma família portuguesa e seu pai era de ascendência francesa. Seu pai era engenheiro de obras públicas.
Ainda criança sua família foi residir em Valença, hoje o município é conhecido por “Rio das Flores” tornando uma cidade próspera com o cultivo do café. Mais adiante seu pai comprou a fazenda Andreúva cerca de 20km de Riberão Preto, interior de São Paulo.
Seu pai percebeu o fascínio de Alberto Santos Dumont pelas máquinas da fazenda e direcionou o jovem para estudar numa escola de tecnologia na área que envolve este tipo de mecânica, física, química e eletricidade, pois essas áreas fascinavam o jovem idealizador.
Em 1891, Alberto Santos Dumont, agora com 18 anos, foi enviado pelo seu pai para prosseguir seus estudos na França. Visto que seu Pai percebeu o interesse do jovem por máquinas, e enviou para a Europa.  Alberto Santos Dumont deslumbrou-se com as recentes desvendas dos motores a combustão, que começaram a ser desenvolvidos. Com essa descoberta os primeiros automóveis passaram a serem produzidos.  Alberto Santos Dumont comprou um desses automovéis. Chegando a compartilhar de algumas catadupas automobilísticas em Paris.
Quando era criança amava apreciar os pássaros adejando, incidia horas e horas encantado, com o voejar dos ornitópteros, e perguntava a se próprio como um objeto mais pesado que o ar conseguia se sustentar na atmosfera?  Alberto Santos Dumont sempre teve enlevo com alturas e sabia ele que poderia fabricar uma artifício mais pesado que o ar e que voejassem além do chão.
Porém no dia 20 de setembro de 1898, Alberto Santos Dumont, concretizou o primeiro vôo num balão com propulsão própria. O sucesso foi tão festejado que em 1900 o milionário Henry Deutsch de la Muerte. O próprio proporcionou um prêmio no valor de cem mil francos, se alguém conseguissem voar de Saint Cloud, e circulassem a Torre Eiffel e retornassem ao alvo de partida em 30 minutos.
Em 19 de outubro 1901 Alberto Santos Dumont contornou a Torre Eiffel, devido a um atraso de 29 segundos, suscitou determinada contestação, todavia em 04 de novembro do mesmo ano o Aeroclube da França declarou  como vitorioso. Em 1902 o príncipe de Mônico, Alberto 1º, tornou-se amigo de Alberto Dumont, e lhes ofereceu um local para o mesmo podessem prosseguir com suas experiências. No ano de 1902, fez uma viagem ao Estados Unidos, e encontrou-se com o Presidente Theodore Roosevelt, foi  também recebido por Thomas Edeson.
No dia 23 de outubro de 1906, Alberto Santos do Dumont, mostrou ao mundo pela primeira vez no Campo de Bagatelle na França. Seu pequeno avião aquelas pessoas que estavam presentes ao evento. O avião recebeu o hipocorístico de 14-bis, o mesmo voou cerca de 60 metros, e três metros de altura, foi dessa proeza que Alberto Santos Dumont conquistou o prêmio  A Tarça Archdeacon”. Sendo assistida por várias pessoas, os jornais fizeram mensão ao fato histórico. O dinheiro do prêmio foi dividido com os operários e com os menos favorecidos de Paris.
Alberto Santos Dumont não patenteava seus inventos, Outros cientistas  aperfeiçoavam e patenteavam. Leon, Delagrange, Blériot e Flarman eram alguns deles. Em 1909 ocorreu o primeiro encontro aeronáutico do mundo, cujo desafio era  atravessar o Canal da Mancha. Nesse ano Alberto Santos Dumont obteve a habilitação de aviador. Em 25 de julho Blériot atravessor o Canal da Mancha.
Seu último vôo foi realizado em 18 de setembro de 1909, extenuado e com a saúde anelada, isolou-se da convivência social. No mês de agosto de 1914, os teutônicos bombardearam a França. Época em que a humanidade passa por momentos trágicos, distinguida como A Primeira Guerra Mundial. Com o uso dos artífices dos Aeroplanos, aborrecido, observa sua invenção sendo usado para alvos militares.
Com problemas de depressão, passou a morar em Petrópolis. Em 1922 foi convidado para a condecoração de Anésia Pinheiro Machado, por ter sido a primeira mulher a fazer o percurso Rio de Janeiro-São Paulo. Em 1926 solicitou a liga da Nações para que o avião não fosse usado como arma de guerra.
No mesmo ano foi internado no sanatorio Valmot-Sur-Territrtna Suíça. Já recuperado passou alguns anos em Glion, na Suíça, retornando à França anos depois. No ano de 1928 voltou ao Brasil. A cidade do Rio de Janeiro preparou uma recepção para recebê-lo. Ao retornar à França recebeu o título de Grande Oficial da Legião de Honra da França. Em 1931, voltou a ser internado em Biarritz, e em Ortez no Sul da França.
O prefeito do Rio de Janeiro em visita a França encontrou Alberto Dumont, doente, e entrou em contato com seus sobrinho para ir buscá-lo e trazer para o Brasil. No Brasil hospedou-se no Hotel La Plage, em maio de 1932. Porém com a Revolução constitucionalista, ocorrida em São Paulo, incomodou Alberto Dumont, o mesmo lançou um apelo para que seu invento não fosse usado na guerra civil.
O maior e o mais conhecido brasileiro de todos os tempos, seu invento diminuiu abscissa, mais também trouxe angústia, destruições, hoje é a principal arma usada nas guerras. No dia 23 de julho, angústiado e depressivo, Alberto Santos Dumont, suicidou-se aos 59 anos de idade, não deixou descendentes, ou seja, filhos. Mais deixou sua história para aqueles que acreditam que com fé tudo pode alcançar é só acreditar e persistir e confiar em Deus.
Autor: Professor: Plínio Farias
Este vídeo foi extraído do youtube:

Nenhum comentário:

Postar um comentário