sábado, fevereiro 11, 2012

HISTÓRIA: O LÁPIS: COMO SURGIU?

O Lápis

Talvez o mais ecumênico de todos os banjos de trabalhos seja o Lápis, mesmo com os avanços tecnológicos e com o surgimento do uso da internet, continuam sendo produzidos milhões todos os dias.

É imprescindível não lembrar desse banjo, pois em qualquer recinto de afazeres o Lápis é fâmulo. O Lápis tolera mutações climáticas, e pode ser usado até debaixo d’água constituindo um instrumento tão mutável.

Entretanto no Império Romano, as pessoas utilizavam barras redondas de chumbo para traçar linhas. Contudo após alguns anos os primeiros modelos tem como precursor segundo alguns pesquisadores o Romano Stylus, ele empregava um pedaço de metal fino e era utilizado para escrever nos papiros, era o material que utilizavam para glosar as palavras.

Plínio o velho ano 70 d.C. Morava na cidade de Roma, faz menção dos discos de chumbo, não eram utilizados para escrever ou desenhar, simplismente para traçar linhas.

Porém no século XII começou a ser produzido os primeiros Lápis. Todavia  muito diferente dos feitos nos dias atuais. Eram fabricados com a mistura de dois metais: Prata e Estanho. Contudo em (1452 – 1519) o artista Leonardo da Vinci, autor do quadro “Mona Lisa” começou usá-la nas pinturas de suas artes.

Em 1564 perto de Borrowdale, Cumbria, na Inglaterra foi achado uma mina de grafite, os moradores desse lugar desvendaram que era útil para marcar as ovelhas. Aquela descoberta era o início da origem do tão conhecido material utilizado mundialmente que titulamos de Lápis. O grafite era encaixado e colado em pequenas ripas de gravetos, sendo bastante parecidos com os que usamos atualmente.

Em 1644 foi registrado na Alemanha, pela primeira vez o uso oficial do Lápis, por um soldado da artilharia. Em 1659 é citado em documento oficial pela primeira vez, num contrato de casamento com o uso do Lápis na cidade de Nuremberg.

Hoje o Lápis também é produzido da extração de árvores, que levam dezoito anos para ser talhadas, para a mutação da fabricação dos Lápis. Em 1761, na cidade de Stein, uma urbe perto de Nuremberg, na Alemanha, o empresário Lothar Von Faber, bisneto de Kaspar Faber, ele começou a fabricação dos primeiros Lápis. Já em 1839 o Lápis tornou-se aperfeiçoado com a mistura do grafite com argila.

Nem mesmo os meios de comunicações que hoje usamos, fez com que este pequeno objeto tão útil deixassem de exstiir. E continuará por muitos tempo nos servindo.

Autor: Professor Plinio Farias

Referências:www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/história-do-lapis


Este vídeo foi extraído do google no youtube:
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário