segunda-feira, fevereiro 20, 2012

HISTÓRIA: CRISTÓVÃO COLOMBO

     CRISTÓVÃO COLÔMBO

Nascido em Gênova província italiana na região de Ligúria, Cristóvão Colombo foi contratado em 1451 pelos Reis da Espanha para descobrir  novas rotas mercantis. Era descendente de família abastada, formados por artesãos. Quando criança sua  frequência nas escolas era muito rara. Aos dez anos fez sua primeira experiência naútica numa viagem em um veleiro.
Em 1476,  aos 25 anos em um viagem, o navio que Cristóvão Colombo encontrava-se submergiu perto da cidade de Algarves, na costa Portuguesa. Cristóvão Colombo casou-se com uma portuguesa rica, natural da Ilha de Madeira. O mesmo pediu apoio a coroa Portuguesa, porém Cristóvão Colombo não consegui comover os Reis Portugueses para explorar novas terras.
Entretanto no ano de 1492, Cristóvão Colombo já com 41 anos de idade, concretiza seu grande intento de explorar os mares, em busca de novas terras.   com ajuda dos Reis Católicos de Aragão e Castela. Fernando II e Isabel I, eles financiaram seu empreendimento. A descoberta de novos rotas comerciais interessavam as metrópoles dos reinos europeus, principalmente Portugal e Espanha.
Seu objetivo era alcançar as Índias. “Índias” esse nome resumia todo o Oriente. Era um centro de grande importância de fornecimento de especiarias comerciais.
A Armada da primeira viagem de Colombo, foi empreendidas por duas caravelas conhecidas pelas designações de Santa Maria, tendo como Capitão Martín Alonso de Pizón. O capitão Vicente Yáñez Pinzón, conduziu a outra caravela  cujo nome era Nina. Em 1492 sairam do Porto Espanhol de Palos em 03 de agosto de 1492.
Naquele dia em 12 de outubro de 1492, os marujos juntamente com Vaso da Gama avistam uma Ilha denominada Guanahaní. No entanto já viviam outros seres humanos nestas incógnitas desconhecidas pelos europeus. Os europeus apelidaram esses habitantes de índios. Porém a Ilha foi alterada de nome, por Cristóvão Colombo, que auferiu o nome de San Salvador, o mesmo ponderou que tivesse chegado as Índias.
Rodrigo de Escobedo era o escrivão da Armada ele historiou em documento as novas regiões que acabaram de conhecer. Tornando privilégio exclusivo da   coroa espanhola. O novo continente recebeu o epíteto de América, em tributo a Américo Vespúcio que revelou ser um novo continente. No entanto o fantasmagórico de que o planeta era formado apenas por três continentes Ásia, África, e Europa estava acabrunhado.
Essa nova passagem revelada marcou uma nova era, o mundo já mais seria o mesmo a partir daquele dia as relações politicas são mais intenças, nasce uma nova maneira de comercialização, passa a existir uma nova sociedade uma nova visão para o futuro. Mais as guerras pelos monopólios dessas terras dizimaram milhões de vidas imaculadas.
Espanhóis, Poetuguêses, Ingleses e Franceses, eles usaram a mão de obra escrava, com os habitantes desses continentes e também dos africanos trazidos com selvageria a força para edificar a América, não foram recompensados por tantas vidas ceifadas, separadas de seus familiares de forma brutal, sem qualquer pagamento pelas tarefas desenvolvidas.
O novo continente foi desmembrado em três parte: América do Norte, América Central e América do Sul, sendo abluído pelo Oceano Pacífico a Leste e pelo Atlântico a oeste.
uma dispariedade parcimoniosa entre a separação dos dois blocos criados nas Américas de um fluxo os E.U.A e Canadá e do outro os remanentes, abrangendo as  América Central e a America Latina.
Os Estados Unidos e Canadá o PIB (Produto Interno Bruto) são considerados os maiores do mundo. Todavia as nações que fazem parte das Américas Central e Latina, vivem dificuldades gravíssimas e em alguns países. Os especialistas parcimoniosos chegam a explanar que existem muitas vezes dois  países inclusos num só país. Devido a repartição de renda, em alguns lugares têm regiões bem desenvolvidas e outros desprovidas.
Desde o começo da humanidade os povos sempre passaram por esses problemas, infelizmente a ganância, fez com que existissem esse isolamento. Podemos perceber que quando começaram as amplas navegações. Partindo  na cata de novas rotas comerciais. E assim que encontraram novos caminhos, e depararam com civilizações com menos poder militar.  Favoreceram-se usado o poder militar daquela época, que os navegadores detinham contra milhares de seres humanos desprotegidos. Foram aprisionados, e escravisados trabalhando sem nenhum pagamento, além do mais surgiu o capitalismo modificando a sociedade por completo.
Autor: Professor: Plínio Farias
Referências:
http//:www.infoescola.com/historia/descobrimento-da-america/  

Nenhum comentário:

Postar um comentário