domingo, fevereiro 26, 2012

HISTÓRIA: SOMÁLIA UM PAÍS DA ÁFRICA, PENSE E REFLITA


SOMÁLIA: GUERRA E FOME
Somália é um país situado no continente Africano na parte Nordeste, faz baliza com os seguintes países: Djibuti a noroeste, Quênia no sudeste, Golfo de Aden, Iémen ao Norte. Oceano Índico a leste e com a Etiópia ao Oeste. A Somália é considerada uma república democrática.
Segundo alguns pesquisadores a Somália era um importante centro comercial na Antiguidade. Estabelecendo como grande exportador de especiarias para os povos Fenícios, Micênicos e Babilônios. Comerciavam Incenso, mirra e outras especiarias. Esses  artigos eram apreciados e valiosos para as sociedades antigas.
A Religião islâmica passou a existir devido os comerciantes estarem em constantes convivência com os árabes convertidos ao Islã. A cidade de Mogadíscio chegou a ser considerada a Cidade do Islão, controlou o comércio de ouro durante vários séculos.
Na Idade Média o General Ahmed Gurey, foi o primeiro comandante africano a obter e usar Canhões de Guerras na África. No entanto a Somália jamais sofreu alguma colonização. O governo de Dervixe guerreou com sucesso contra os britânicos por quatros vezes coagindo os mesmos a ir-se embora. Somente em 1920 o Reino Unido conseguiu derrotá-los quando pela primeira vez utilizou aviões, que bombardearam a capital da Somália, cujo nome é Taleex. Em 1960 a Somália tornou-se independente e auferiu o nome de República Democrática Somali.
Em 1974 a Somália foi aceita como membro da Liga Árabe. Também faz parte da União Africana e defendeu a ANC na África do Sul, contra o regime do Apartheid. Hoje a Somália é um país muçulmano, é um dos fundadores da Organização da Conferência Islâmica, membro da ONU e MNA.
Porém este país é assinalado por constantes Guerras Civis e instabilidades políticas. Os confrontos civis tem deixado a nação abatida politicamente, e ao mesmo tempo atrasando o incremento agrícola. Referente a distribuição de mantimentos para os somalis no Sul do país a insegurança e ainda maior. A falta de comidas é uma das maiores causas de mortalidades. Em em 1992 as Nações Unidas solicitaram que alguns países elaborassem um plano para interferi na Somália, foi usado material bélico porém sem muito êxito.
A fereza contínua e o flagelo ainda fazem parte do cotidiano da Somália. Os Estados Unidos juntamente com outros países fizeram uma coalizão militar com propósito de realizar operações humanitárias, conhecida por “UNITAF”. Foi realizada em dezembro de 1992 recebeu o nome de  Operação “Restore Hope” sendo bem incidida, amenizou um pouco a ordem e muitas pessoas receberam cestas básicas aliviando um pouco a fome.

Em maio de 1993, o exército E.U.A se retirou da “ UNITAF”  sendo substituída pelas tropas das Nações Unidas na Somália. Em 03 de março de 1995 a ONU retirou-se da Somália, devido a vários ataques sofridos pela tropas humanitárias


Desde 1990, os somalis vêm praticando piratagens constantes no largo ao Nordeste da África, sequestrando navios petroleiros. Em troca de resgate, tornando essa região uma ameaça internacional. Essas ações tem elevados os custos dos fretes e impedindo a entrega de mantimentos as populações famintas.


Em 07 de outubro de 2008 a ONU convocou os países que usam esta passagem para combater os piratas somalis, devido o alto índices de sequestros de navios. Os piratas são ex-pescadores, militares ligados aos Clãs dos senhores da guerra.


A Somália tem uma área de 637.657km², igual a soma do Estado de Minas Gerais e Espírito Santo. Situado na costa Leste africana entre o Golfo de Aden e o Oceano Índico. O ponto mais elevado do país e o Shimbiris com 2.450 metros. É banhado pelos rios Juba e Shabele que nasce na Etiópia.


Sua população estimada é de quase dez milhões de pessoas, 85% é constituída de etnia somali. A taxa de natalidade é uma das mais elevadas do mundo. Muitos habitantes deixaram sua Terra natal na Guerra Civil em 1990 havendo uma diáspora muito intensa.


Quase não existe urbanização devido os confrontos entre as guerrilhas, mesmo assim estimam que é de 5% e 8% ao ano,  37% da população vivem nas urbes. A Somália é um país com seus contrastes, existem muitas minas de diamantes e riquezas a serem exploradas.


Autor: Professor: Plínio Farias




Este vídeo foi extraído do youtube:             

Essas imagens foram extraídas do google:


Pense, e reflita agradeça a Deus por tudo, muitos dariam tudo para estarem em seu lugar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário