domingo, março 18, 2012

HISTÓRIA: DIEGO MARADONA E PELÉ ELES E A BOLA

Eles perpetraram na história

No dia 30 de outubro do ano de 1960, nasceu na cidade de Lanús, na Argentina. Diego Armando Maradona ex-jogador de futebol que atuava como atacante.

Porém outro grande jogador, nascido no Estado de Minas Gerais, no Brasil, na cidade de Três corações, conhecido por Edson Arantes Nascimento apelidado por “Pelé”, auferiu o título de Rei do futebol devido sua habilidade com a bola. Os torcedores e a imprensa de várias nações do mundo aclamaram como  Rei do futebol.

Diego Maradona é Pele são vastamente acatado como os dois melhores jogadores da história do futebol mundial. Usaram a esperteza, a capacidade, e com habilidades e talentos encantaram os amantes do futebol.  Cada um tinha seu estilo particular:  Rapidez e giros extraordinários, dribles, gols, fizeram com que o público  enchessem os Campos esportivos.

Diego Maradona é venerado como uma divindade do futebol, no país em que nasceu, na Argentina. No Brasil o jogador “Pelé” é considerado o Rei do futebol pelos torcedores e a imprensa.

Na Copa do Mundo de 1986, Diego Maradona encantou os torcedores com seu estilo de jogar, vivendo um dos melhores momentos de sua carreira como jogador. Maradona jogou no exterior na equipe do Napoli, um clube italiano que estava entre os médios daquele país. Elevando o time do Napoli a viver o entusiasmo de um grande time que marcaram os momentos de sua história, na  década de 1980. Auferiu dois exclusivos títulos sendo campeão italiano, e competindo de igual para igual com os melhores times da Ítalia.

Entretanto a vivência no mundo do futebol, foi cingida de controvérsias, que não se restringiram só nos gramados. Uma das causas foi o seu envolvimentos com drogas. Ocasionando vários contratempos na sua vida profissional, induzindo a ter sérios problemas futuros. Foi internado em Havana, na Capital de Cuba. Passou por múltiplos tratamentos até recuperar-se, conseguindo superar essa batalha com ajuda dos médicos.

Fora do casamento houve um relacionamento distinto, onde teve um filho, de nacionalidade italiana. Diego Maradona de vez em quando, faz protestações versus os dirigentes da Fifa. Algumas vezes entra em fricções com imprensa.

Nos seres humanos não somos perfeitos, temos nossos  erros e acertos cabe a interpretação de cada cidadão opinar suas frases. No entanto Diego Maradona foi um grande mestre na arte de jogar e deixou um legado de admiradores dessa cultura.

O jogador brasileiro Edson Arantes do Nascimento foi contemplado com  o título de Atleta mais completo do século XX, no dia  15 de maio  de 1981, foi nobilitado pelo jornal francês L"Equipe. Em 1999 , o Comitê Olímpico internacional, numa votação universal envolvendo todos os Comitês Olímpicos, igualmente sagrou Pelé” como o "Atleta do Século". A Fifa seguiu os mesmos passos no ano 2000, elegeu "Peléatravés dos votos de grandes ex-atletas e ex-treinadores, como o Atleta do século XX.

Em sua carreira como jogador Pelé marcou no total 1.281 gols em 1363 partidas, fazendo dele o maior artilheiro de todos os tempos.

Era filho de Celeste Arantes e de João Ramos do Nascimento, seu pai era jogador de futebol no  Sul de Minas Gerais, era conhecido por Dondinho. Em 1945, sua família foi morar no interior de São Paulo, na cidade de  Bauru. O nome "Edson" foi uma homenagem ao inventor Thomas Edson.

O pai de Pelé jogava no time do São Lourenço. O nome “Pelé” foi um legado ao goleiro do São Lourenço. Quando ainda criança chamava o goleiro do São Lourenço, de “Defebde Bilé”. Porém muitas crianças amigas de Edson Arantes, não conseguiam pronunciar o nome “Bilé” e pronunciavam “Pelé” com o passar dos tempos, Edson Arantes tornou-se jogador de futebol e recebeu o apelido de “Pelé”.

Em 1974 Pelé despediu como jogador da Seleção Brasileira e do time que atuava o Santos. Em 1977 do New York Cosmos.

Autor Professor: Plínio Faris


Referências: pt.wikipedia.org/wiki/Pelé


Estes vídeos foram extraídos do youtube: 



ESTE VÍDEO FOI EXTRAÍDO DO YOUTUBE 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário